O Que é Horizonte Vértico? Como Ele Acontece?
O solo é formado por microorganismos, matéria orgânica e terra; sem os quais não existiria a vida como conhecemos hoje. Seus produtos foram alterados por organismos e transportados pela chuva; modificados pelo calor e pelo frio; ou seja, pelo clima. Além disso, é também com o tempo e o clima, que é esculpido o relevo. No seguinte artigo, para além de sua origem e formação, iremos analisar os inúmeros tipos de solo, dentre eles os Vertissolos e/ou Horizonte Vértico. Confira abaixo!
São milhares de anos para formar o solo. A modificação da paisagem leva tempo. Mas o que muitas pessoas não sabem, é que os solos são recursos naturais não-renováveis: no caso, do solo, onde se planta. Recursos reunidos por milhões de anos pela natureza e que são vitais para a sobrevivência da vida no planeta, podem ser consumidos por gerações.
Sem o devido cuidado e estudo do solo, algumas partes do planeta já sofrem com a falta de água e desertificação, dois dos maiores problemas ambientais. Com o crescimento demográfico, cada vez mais recursos preciosos estão sendo utilizados. Por isso, sem desenvolvimento de soluções para a recuperação do solo, a vida pode acabar.
Tipos de Solo
Antes de mais nada, solos podem ser caracterizados por serem orgânicos, arenosos ou argilosos. E isso se define por sua formação, textura e coloração; resultadas da mistura de rochas desintegradas/decompostas e de matérias orgânicas ao longo dos anos. Dentre os três, podemos dizer que:
Orgânico
Formado pela decomposição de origem vegetal e animal. Contém humus (medidor de fertilidade) e vários microorganismos.
Arenoso
Bastante suave, formado de baixa argilosidade e bastante areia. Não é adequado para o cultivo, pois é muito permeável e poroso.
Argiloso
Apresenta grande quantidade de argila, umidade, ferro e alumínio. É o solo mais adequado para se cultivar quaisquer culturas. Pode ser chamado de Terra Roxa.
Horizontes do Solo
Quando a Terra estava se formando, não havia o que hoje chamamos de solo, mas sim, espécies de estruturas rochosas, nomeadas como “rocha-mãe”. Com o passar do tempo, após inúmeras mudanças, foram surgindo varias camadas, das quais foram identificadas como horizontes, dentre os quais estão:
- Horizonte O
- Horizonte A
- Horizonte B
- Horizonte C
- Horizonte R
Em relação ao Horizonte O, está a camada que nós mais conhecemos: a superfície; de onde a terra é mais escura e com o poder de drenagem maior. O horizonte A, é a camada que está após a superfície; local onde ficam os microorganismos decompositores. O horizonte B é a camada sem muita matéria orgânica, sendo que algumas longas raízes conseguem atingi-la. Horizonte C é uma camada que não apresenta tantas interferências externas, mas que existem alguns poucos minerais. Por fim, o Horizonte R é a camada mais profunda, sem nenhuma interferência, considerada a rocha mãe, a origem do solo.
Classes de Solo
De acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos, dentre todos os horizontes do solo, eles podem ser classificado entre Horizontes Superficiais (O, H e A) e Horizontes Subsuperficiais (E, B e C), de acordo com sua profundidade e seus processos pedogenéticos ao longo dos anos. Para fins de melhor análise, iremos examinar somente os classificados como subsuperficiais, que são:
Argissolos
Que predominam solos de horizonte B textural, com acumulo de argila (tanto de baixa quanto de alta atividade) e com baixa saturação de bases e de caracterização alítica.
Cambissolos
Solos com vários tipos de relevo, com fertilidade de baixa ou alta intensidade. Perfeitos para cultivo de várias culturas e/ou para reflorestamento de áreas degradadas. Solos de Horizonte B incipiente que estão em constante transformação.
Chernossolos
Possuem uma grande quantidade de argila de alta atividade; rico em matéria orgânica e com a predominância da cor negra (por isso o prefíxo “cher” que significa escuro em russo). Solos de Horizonte A chernozêmico.
Espodossolos
Solos com uma grande quantidade de materiais orgânicos (como cinzas vegetais), com a adição de alumínio e ferro. Horizonte B espódico.
Gleissolos
Devido à grande quantidade de água, a textura deste solo é um tanto pastosa (por isso o prefixo “gley”, que significa pastoso em russo). Horizonte glei, de coloração cinza e características arenosas.
Latossolos
Com a predominância de solos de Horizobte B latossólico, contêm muito intemperismo, são profundos e apresentam substâncias alteradas com elevados níveis de ferro e alumínio.
Luvissolos
Solos de horizonte B textural. São solos com muito material mineral, argila de alta atividade, com alta ou baixa drenagem e bastante bases.
Neossolos
Têm pouco desenvolvimento, por isso são rasos e sem muita drenagem. Seu solos podem ser constituídos de Horizontes A,C ou R
Nitossolos
Solos bastante nítidos e brilhantes (por isso o prefixo nitos). Apresentam solos de horizonte B nítico.
Organossolos
São os solos com maior incidência de compostos orgânicos, ou seja, ricos em carbono. Tem características de horizontes hístico (H ou O) e podem ser chamados de tiomórficos ou tufosos.
Planossolos
Apresentam diversas texturas, tem aparência prismática e com alto teor de sódio. São solos de Horizonte B plânico, por serem desenvolvidos em ambientes de relevo plano.
Plintossolos
Seu prefixo “plinto” vem do grego tijolo. Por isso, é constituído de um solo vermelho, de textura argilosa, quando secos, endurecem sem chances de reverterem sua textura. Apresentam Horizonte plíntico.
Vertissolos
São os solos formados por substâncias minerais, que têm o Horizonte Vértico entre 25 a 100 cm de profundidade. Tem como característica, um solo de Horizonte B textural, com um alto ter de argila, de coloração diversa (tanto amarelada, quanto escura). Além disso, apresentam fendas ou rachaduras quando secos: têm cerca de 30 a 50 cm de profundidade e 1 de largura.
Isso ocorre, devido a movimentos de contração e expansão da superfície, dificultando a estabilização das raízes. Ainda assim sua capacidade de condução hidráulica é evidentemente alta quando secos, diminuindo a medida que a argila começa a se expandir.
Horizonte Vértico: O Que é e Como Acontece?
Para entender melhor os Vertissolos, é preciso saber a definição de Horizontes Vérticos e como eles acontecem. Estes horizontes não apresentam quais quer tipos de Horizontes B diagnósticos acima de si. Seus perfiz têm coloração cinza-escura sem que horizontes próximos tenha uma diferenciação clara.
https://www.youtube.com/watch?v=AJunFDU3b0U&t=40s
Sua consistência/textura é muito pegajosa/plástica quando há a presença de água; porém, muito dura e espessa quando seca.(isso ocorre devido ao alto teor de argila). Podem ter caráter ebânico (cores escuras), hidromórfico e háplico.