Nectarina Árvore: Como Fazer Mudas, Raiz, Folha, Tronco e Fruto
A variedade das espécies é uma das coisas mais bonitas do nosso ecossistema. Mas isso só ocorre por conta de algo que geralmente não é bem-visto em nossa sociedade: as mutações. E se você logo se lembra dos X-Men ou de indianos com anomalias um tanto estranhas, fique sabendo que esse fenômeno é simplesmente um sinal de evolução das espécies, como a falta de um membro ou a coloração ocular, por exemplo. Uma das mutações genéticas mais curiosas é a fruta Nectarina. Mas no que consiste essa mutação?
Características da Nectarina
Da família das rosáceas, a Nectarina (Prunus persica var. nucipersica) é originária de uma mutação do pêssego ocorrida na China, mas que foi aperfeiçoada na América do Norte. A diferença entre as duas frutas está no fato de que sua casca é completamente lisa e sem pelos. Ela também é bastante confundida com a ameixa.

Três Nectarinas em meio as Folhas
Árvore da Nectarina
Semelhante aos pessegueiros, a Nectarineira tem o porte médio, variando de 4 a 6 metros de altura. Seu tronco é fino, de coloração marrom, com manchas claras e de casca texturizada. Suas raízes são ramificadas e pouco profundas, porém suas ramificações são maiores que a copa. Seus ramos contêm flores, folhas e frutos. São abundantes e muito ramificados, crescendo em posição vertical.

Árvore de Nectarina
Folhas
Suas folhas são caducas (costumam cair no inverno), oblongas (longas), estreitas e com margem serrilhada. Têm uma coloração verde clara bastante viva.

Folhas de Nectarina e Cheio de Frutos
Flores
As flores são hermafroditas, porque têm os dois sexos na mesma flor. Logo, suas flores são autoférteis. Elas costumam florescer no ano anterior à frutificação, em meados de junho ou julho. Semelhante às flores do pessegueiro, são de coloração rosa.

Flor de Nectarina
Fruta
A nectarina apresenta diferenças marcantes do pêssego pela ausência total de pelos, casca lisa, coloração amarela esverdeada (quando “verde”) ou vermelha (quando madura). Existem dois grupos de nectarina segundo a cor da polpa (os amarelos e brancos), cada qual com o caroço solto ou aderente, de forma oval ou redonda.

Uma Nectarina Inteira e Uma Pela Metade
Plantio da Muda de Nectarina
As nectarinas são frutas de clima frio ou temperado, mas se dão bem em climas quentes e secos. Logo, a melhor época para realizar o plantio é durante o inverno. O solo para o plantio deve ser profundo, bem drenado, permeável e de natureza ácida. O local do plantio necessita de bom recebimento de luz solar. A quantidade e qualidade de luz, são fatores importantíssimos para seu crescimento, pois estão diretamente ligadas a fotossíntese da planta e qualidade dos frutos.
Ao plantar, deve-se cavar um buraco de cerca de 30 cm. Instale cuidadosamente a muda e espalhe as raízes. Encha o buraco com uma mistura de 15 quilos de esterco de curral bem curtido; um quilo de calcário magnesiano e 200 gramas de Pentóxido de difósforo. Deve haver um espaçamento de 6 × 4 metros ou 5 × 3 metros. Após isso, regue a muda recém plantada com menos 2 baldes de água.
Cultivando a Árvore de Nectarina
A medida de seu crescimento, é necessário que o solo ao redor seja coberto todos os anos com composto ou húmus. A árvore começa a produzir dois anos após o plantio. Por ser uma planta que gosta de muito sol, é preciso atentar-se para possíveis insolações, caso não tenha a devida quantidade de rega. É necessário regar a muda apenas 3 vezes a cada estação. Deve ser podada durante o inverno, de modo a eliminar ramos e frutas podres, melhorando a quantidade e distribuição de ramos e a qualidade dos frutos. O controle de pragas deve ser feito com a aplicação de inseticidas, mas é recomendado somente quando necessário. Além disso, pode ser realizado o ensacamento dos frutos e a construção de armadilhas, como as do tipo delta.
Benefícios da Nectarina
A melhor maneira de consumi-la é ao natural e com a casca, pois assim, é possível aproveitar das qualidades nutricionais dessa fruta e usá-la em benefício de uma dieta mais saudável. Primeiramente, estas rosáceas são ricas em:
- betacaroteno;
- zinco;
- luteína;
- vitaminas A, C e do complexo B
- cálcio;
- potássio;
- ferro;
- fósforo e
- pectina
Por isso oferecem benefícios como a facilidade na digestão, pois têm ação diurética e são pouco calóricas (50 kcal/fruto); auxiliam no emagrecimento; têm ação antioxidante; atuam contra a diabetes e doenças cardíacas; previnem cataratas e outras doenças relacionadas ao envelhecimento.
São ricas em ácido clorogênico e antocianinas, que mantêm a saúde cardiovascular, inibindo a oxidação do colesterol LDL e o endurecimento das artérias. E apresentam ácido clorogênico em sua formação, que também atua na prevenção de tumores e câncer (cólon e pulmão).
Contudo, é preciso atentar-se que apesar de estes benefícios, a nectarina não é própria para pessoas com intestino frágil, pois pode provocar irritação da mucosa e diarreias. Caso aconteça, é imprescindível a assistência de um médico.
Dicas de Receita com a Nectarina
A nectarina é quase sempre destinada para o consumo in natura, mas também é possível que seja consumida em forma de doces, geleias e sucos. Veja abaixo, dicas de algumas receitas utilizando a fruta:
Suco

Um Copo de Suco de Nectarina Com Varias Delas em Volta
O suco feito com essa fruta traz mais vitamina A ao corpo, além de outros nutrientes importantes para o corpo. Para fazê-lo, é necessário:
- 3 nectarinas maduras
- 1 copo de água
- Açúcar a gosto
Descasque as nectarinas, removendo todos os caroços. Após isso, coloque os pedaços descascados, junto ao açúcar e a água, batendo todos no liquidificador. Sirva-os a seguir e, caso preferir, acrescente cubos de gelo à bebida.
Compota ou Geleia
https://www.youtube.com/watch?v=H2xUUWejQ_o
A compota de nectarina é uma receita bastante fácil de se fazer e tem um sabor muito agradável ao paladar. Seus ingredientes são:
- 4 nectarinas maduras e bem firmes
- 2 xícaras (chá) de água
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 4 cravos da Índia
- 1 pau de canela pequeno
Primeiramente, descasque as nectarinas, removendo todos os caroços. Coloque água, os quatro cravos, pau de canela e o açúcar em uma panela, e em seguida, leve-os ao fogo. Assim que o açúcar dissolver completamente, acrescente as nectarinas descascadas à mistura. Espere ferver e deixe até que a calda fique encorpada e as nectarinas fiquem macias, transformando-a em compota. Caso prefira que fique ao ponto da geleia, deixe mais tempo ao forno.
Depois de pronto, coloque o conteúdo em vidros próprios, que devem ser esterilizados antes com água quente. Você pode servir esta sobremesa com creme de leite, leite condensado ou um saboroso sorvete de creme.