Home / Plantas / Xarope de Alface Como Fazer?

Xarope de Alface Como Fazer?

As folhas de alface são interessantes para as afecções do trato respiratório, ajudando a combater o resfriado, ataques de asma e espasmos brônquicos. Alface é ideal para tosse calmante, especialmente de origem nervosa.

Como Preparar o Xarope de Alface Comum

Você pode fazer um xarope de alface da seguinte forma simples:

150 g de folhas de alface fresca.
1 xícara de açúcar
1 litro de água

Preparação
Despeje a água em uma panela
Adicione as folhas de alface
Ferva-os por 15 minutos
Adicione a chícara de açúcar
Mexa bem
Deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos

Armazenar em um frasco fechado
Para tosse ou tratamento com resfriado tome 2 copos por dia de xarope quente.

Experiência com Alface Selvagem

Segue relato de experiência de um homem de meia idade, comerciante, botânico por hobby (por questões de privacidade, vamos chamá-lo de Ton):

“Bem, eu fiz meu primeiro lote de xarope para alface selvagem. Eu não tenho tosse agora, então eu queria testar o sedativo, a capacidade de aliviar a dor deste xarope.

Primeiro, deixe-me dizer que é tão horrível como descrevem, embora eu tenha misturado duas xícaras de açúcar para fazer um xarope claro . Depois de esfriar, engarrafei e, por volta das nove da noite, tomei cerca de meia dose de um copo.

Não me lembro de dormir e acordei com alguém me chamando às 10h30 da manhã. Não sofri dores no joelho nem nas pernas, o que muitas vezes me mantém acordado ou me acorda durante a noite. Também não há efeitos colaterais de nenhum tipo.

Por tudo isso posso garantir que é um bom remédio, fácil de fazer e eficaz.”

“Os efeitos podem ser comparados a beber um copo de vinho de péssima safra ou um whisky barato. Mas ainda assim recomendo porque ele relaxa os músculos, alivia a tosse, ajuda na insônia, alivia a ansiedade e minhas filhas me dizem que esse é o melhor tratamento que já tiveram para cólicas menstrais.”

Qual Alface Obter?

Perguntamos ao Ton de que tipo de alface ele está falando e ele respondeu o seguinte:

“Há um número de espécies diferentes, a maioria tem a ver com o quão profundo as folhas são lobadas, ou se as folhas são “pontiagudas” nas extremidades ou são arredondadas. O que você está mais propenso a achar é Lactuca Floridana e Lactuca Pulchella. Há também uma variedade não lobada, Villosa.

Se você acha aquela que parece com o dente-de-leão gigante não vai errar também. Deve ter mais ou menos trinta centímetros de altura e ainda não deve ter flores. Esteja ciente de que você pode se deparar com alguns que são “peludos” ou “espinhosos”, mas tudo bem, é tudo a mesma coisa. Todas são comestíveis sem nada de veneno. Eu tenho várias espécies crescendo na minha propriedade, e usei todas elas no xarope para tosse.”

Chá de Alface Selvagem?

Segue a receita sugerida por Ton:

“Reúna o suficiente da planta para encher a maior panela em sua cozinha. Caule, folhas e todas as partes da planta. Corte o material em pedaços ou passe-o por um processador de alimentos, tendo em mente que se a planta for muito grande, pode ser difícil e fibrosa. O importante é conseguir o máximo possível no pote que couber.

Adicione água suficiente para cobrir completamente a alface. Leve a panela a ferver e deixe ferver por 2 a 3 horas ou até que o material esteja macio e bem cozido, quanto mais ferver da seiva melhor. Deixe esfriar e retire a alface cozida, tomando cuidado para desperdiçar o mínimo possível do líquido.

Quando a maioria dos sólidos é removida, elimine quaisquer partículas remanescentes até ter apenas um líquido livre na panela. Ferva o líquido até que apenas um xarope espesso preto continue. Tenha cuidado para não queimá-lo, isso só vai piorar o sabor. Este é o xarope e tem um gosto muito ruim, semelhante a purgante ou alguma outra bebida ruim que possa imaginar. Para torná-lo mais palatável, pode ser fervido com açúcar e assim você faz um xarope de açúcar comum.

Uma boa dose é de cerca de uma colher de sopa, mas pode ser ajustada para atender às suas necessidades. Apenas lembre do seguinte aviso: Não dirija ou opere equipamentos pesados ​​enquanto estiver tomando este negócio!”

O Que é Alface Selvagem?

Alface selvagem geralmente se refere aos primos mais amargos da alface comum. Este grupo de plantas é usado em tudo, desde o sono tônico ao sabão e aos chás. As espécies mais comuns de alface silvestre são Lactuca canadennis e Lactuca serriola.

Estas alfaces são bastante diferentes da alface do jardim normal, Lactuca sativa, já que são muito amargas para comer. Os componentes ativos foram mostrados em estudos modernos para ter propriedades analgésicas semelhantes ao ibuprofeno, mas com efeitos relaxantes sobre os nervos.

Lactuca Sativa
Lactuca Sativa

No entanto, as espécies silvestres de alface têm muitos usos. Uma seiva amarga chamada ópio de alface, ou lactucarium, pode ser encontrada em toda a alface. Nas espécies selvagens, esta seiva é muito mais amarga, pois contém uma maior concentração de alcalóides medicinais do que a alface do jardim.

Lactuca Virosa é uma variedade menos comum de alface silvestre, mas é mais adequada para fazer extratos. A seiva tem um sabor muito distinto e robusto e é rica em alcalóides. A planta em si é uma bienal, produzindo grandes rosetas na primeira temporada, e pode chegar a três metros no estágio da segunda temporada. Uma grande planta pode produzir 80.000 sementes! A planta é difícil de crescer, pois as sementes permanecem inativas durante anos antes de germinarem.

Lactuca Virosa
Lactuca Virosa

A tradição da alface selvagem remonta a muitos milhares de anos, até mesmo na pré-história.  Diz-se que um deus egípcio chamado Min era um deus da fertilidade e também o deus das plantas mágicas. Ele é sempre retratado com hastes de alface selvagem atrás dele. O óleo de semente de alface ainda é usado até hoje no Egito para fins medicinais, massagem, culinária e como afrodisíaco.

Alface selvagem aparece várias vezes ao longo da história. Foi dito que o imperador Augusto de Roma foi curado por uma infusão de alface selvagem. Alface selvagem pode ser encontrada na medicina antiga, bem como um ingrediente em poções mágicas e rituais mágicos em todo o mundo. Em meados do século 19, o comércio industrial de Lactucarium floresceu como era um remédio comum para dores de cabeça e como um supressor da tosse.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *