Home / Plantas / Como Podar Brócolis?

Como Podar Brócolis?

Brócolis: Origem e Cultivo

São vegetais oriundos da Europa, mais especificamente da região do Mediterrâneo. Sendo cultivado desde a o Império Romano, onde era considerado um alimento poderosíssimo, com valores nutricionais muito altos, estando presente na dieta da população.

Atualmente é cultivado em regiões que não podem ultrapassar os 23 graus, pois quando ultrapassa esta temperatura a planta tem muitas dificuldades para se desenvolver. O ideal é buscar uma temperatura entre 18 e 23 graus. A China lidera o ranking dos países que cultivam brócolis, e logo em seguida, a Índia.

Em 2008, a China produziu ao menos 8.500.000 toneladas. O Brasil também é um forte produtor do vegetal, onde é cultivado principalmente no Sul do país, sendo o maior produtor da América do Sul, onde obtém uma média de 290.000 toneladas por ano.

O Que é?

É da família das herbáceas, possui ciclo de vida perene e bienal, ou seja, são plantas que demoram dois ciclos sazonais (24 meses) para completar seu período biológico. Fazem parte da mesma família a couve e o repolho.

O brócolis é colhido ainda quando suas flores estão fechadas e geralmente é consumido cozido, onde libera um sabor e um cheiro bastante agradáveis, porém, para preservar a maior quantidade de nutrientes, é recomendável que o consuma cru, em saladas ou suflês.

Dois Pedaços de Brócolis
Dois Pedaços de Brócolis

Possui colorações que variam do verde escuro até o verde arroxeado. São poderosas fontes de nutrientes. O consumo da planta pode ser tanto através de suas folhas, como as flores e ainda os pedúnculos florais.

O recomendado é que após a colheita, consuma-o fresco, não se deve guarda-lo e deixar por muito tempo dentro da geladeira, pois tem um curto período de vida depois de retirado da terra, sofrendo variações de sabor, em sua coloração e no seu aroma.

Existem duas espécies preferencialmente para plantio, são elas: o brócolis-de-cabeça e o brócolis-de-ramas. Os brócolis-de-cabeça são mais famosos, conhecidos também como: brócolis-japonês, brócolis-ninja e ninja-americano.

Por Que Consumir Brócolis?

Por que é riquíssimo em minerais, desde cálcio, ferro e potássio até diversas vitaminas presentes em sua composição, estão presentes as vitaminas A, B1, B2.

Possui pouquíssimas calorias, em media de 36 kcal a cada 100 gramas. Além de possuir propriedades que combatem o câncer e doenças do coração, capaz de evitar desde ulceras até gastrites. Possui fitoquímicos e antioxidantes, estes que dão a cor, sabor e o cheiro às plantas.

Estudos revelam que a planta traz diversos benefícios a suade e principalmente para o sistema imunológico.

Plante Brócolis na Sua Casa

Brócolis Plantados em Vasos de uma Casa
Brócolis Plantados em Vasos de uma Casa

Os brócolis são deliciosos alimentos e você pode ter na sua casa. Seja na sua horta, no seu quintal e até em uma horta vertical, caso você more em apartamento.

É recomendável mantê-lo em local com temperatura no máximo de 23 graus. Necessitam de muita luminosidade, e é de extrema importância deixar a luz do Sol bater diretamente nas plantas, pelo menos algumas horas por dia.

Solo

O solo é fundamental para o desenvolvimento da planta. Deve estar bem drenado, rico em matéria orgânica e fértil, além de possuir um pH entre 6 e 7.

Não hesite em usar adubo ou fertilizante, eles auxiliam no crescimento da planta, deixando-a mais forte e saudável. O adubo recomendado é o que possui micronutriente boro, ou acido bórico. Utilize 2 gramas e de acido bórico para cada 5 litros de agua e regue as folhas das plantas com a substancia. Mas lembre-se, o excesso de boro pode prejudicar a planta, então tenha cautela ao usar e use somente se perceber algumas deficiências na planta. Usar também o boro quando o pH do solo for menor que 6, quando estiver acima de 7 utilize o enxofre granular.

O solo deve sempre permanecer úmido, sendo irrigado diariamente, mas não o encharcando, pois assim a planta será afogada.

Sementes

Sementes de Brócolis
Sementes de Brócolis

Após adquirir suas sementes, germine-as em um recipiente com tampa. Basta um papel toalha úmido dentro e acomode as sementes nele, distribuindo-as sobre o papel, com distancia de 2 cm entre cada uma.

Após a germinação, você pode plantar as sementes em sementeiras, canteiros ou mesmo em vasos. Cave um buraco de 1 cm e 7 cm entre cada planta, cubra-os com terra fofa e drenada. Quando as plantas estiverem com 10 a 15 cm é hora de transplanta-la para o local definitivo, que pode ser desde hortas verticais até hortas de grande extensão, tudo depende do espaço que você tem disponível para plantar.

Fique atento com a as pragas. A traça-das-crucíferas alimenta-se da cabeça dos brócolis, principalmente em época quentes e secas do ano. Para amenizar esta praga procure insetíssimas e defensivos.

Cultivo

Existem duas épocas ideais para o plantio, uma delas é no fim do verão e principio do outono e a outra no final do inverno e começo da primavera.

Escolha a variedade que mais lhe agrade, se for cultivar em um espaço amplo, pode escolher o brócolis-de-cabeça, estes que produzem coroas grandes, além de ser a variedade mais fácil de encontrar. Podem levar de 50 a 70 dias para tornarem-se maduros se plantados na primavera, e se plantado no outono levam cerca de 70 a 90 dias.

Já para climas mais frios. Escolha uma variedade com brotos, estas que são espessas e com coroas pequenas, levam o mesmo tempo que o brócolis-de-cabeça, cerca de 50 a 70 dias na primavera e 65 a 90 dias no outono.

Agora quando você tiver um solo de qualidade, escolha uma variedade romanesca, estas se desenvolvem em coroas cônicas, e espirais. Estas possuem aparências ornamentais, são muito saborosas e crocantes quando ingeridas. A variedade romanesca prefere um clima um pouco mais quente que as outras, em torno de 27 graus e ainda gosta de muita água, por isso regue-o todos os dias. Tais variedades demoram um pouco mais que as outras para desenvolverem-se, levam de 75 a 90 dias para crescerem na primavera e de 85 a 100 dias no outono.

Para frios mais estremos, busque cultivar o grelo dos brócolis, é um cultivo mais rápido que os outros, são colhidos ainda como brotos, dando um sabor mais rico e presente do que outras. Levam apenas 40 a 50 dias na primavera e 50 a 75 dias quando cultivadas no outono.

Saiba Como Podar Brócolis

Para a poda, você precisara de uma tesoura de poda. Analise os brotos verdes no centro dos brócolis, estes brotos desenvolvem-se primeiro que as outras partes da planta.

Remova em torno de 6 polegadas da haste central. Faça isso antes da haste abrir e transformar-se em flores amarelas.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *