Home / Plantas / Variedade de Alface Resistente ao Calor Existe?

Variedade de Alface Resistente ao Calor Existe?

Coma Alface!

Muitas pessoas não possuem o habito de comer alface, acham que a salada não é importante na nossa dieta, ou sabem que é, mas simplesmente não aprovam o sabor. Uma coisa é fato, não existe salada ruim, o que existe é salada mal temperada, bom, aí já é outra história. Para quem não come alface, saiba que é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, grande parte da população brasileira come este incrível alimento.

Por que Comer Alface?

Por que comer? Bom, acredito que seja devido à alface ser uma hortaliça riquíssima em fibras, nutrientes, clorofila e vitaminas; nela estão presentes a vitamina A e vitamina C, além dos minerais: ferro, cálcio, fósforo e enxofre. As fibras presentes na alface são de extrema importância para o regulamento do intestino; devido a possuir pectina (uma fibra), um incrível componente que regula a glicose, consequentemente controla o grau de glicemia presente no sangue; sendo assim, previne à diabetes e aumenta a saciedade, já que a glicose será liberada aos poucos e não tudo de uma vez. Também é usado como um poderoso calmante natural, devido a possuir ácido fólico, substancia essencial para a dopamina, para a serotonina e adrenalina, estes que são neurotransmissores que regulam o grau de ansiedade e o bem-estar.

Para saber mais sobre a alface, vamos mostrar alguns valores nutricionais e você verá o quão rica são essas simples folhas, que podem ser cultivadas no seu próprio jardim.

Em 100 gramas da hortaliça, estão presentes apenas 16 calorias; ótima para quem procura emagrecer ou está fazendo uma dieta. Nestas mesmas 100 gramas, estão presentes 26 miligramas de vitamina C, 2912.00 IU de vitaminas A, 0.71 miligramas de Magnésio, 324 miligramas de Potássio, 1.90 gramas de fibras, 1.23 miligramas de Ferro, ainda 50 miligramas de Fósforo, 40 miligramas de Cálcio, 1.81 gramas de proteínas e 0.08 de ômega 3.

Se consumirmos as quantidades ideais para nosso organismo, iremos absorver todos esses nutrientes que estão na alface, que podem nos trazer calma, bem estar e o principal de tudo, saúde.

Variedade de Alface Resistente ao Calor Existe?

Agora que já conhecemos alguns dos benefícios da alface, e caso você tenha se interessado e deseja cultiva-la, mas mora em região onde o sol está presente a maior parte do tempo, saiba que existem sim variedades propicias ao calor.

Atente-se ao pendoamento, muito comum em alfaces que não são resistentes a temperaturas altas; o pendoamento pode causar falha na formação de cabeças e também falha na absorção de nutrientes. Após perceberem isso, pesquisadores e cientistas entraram em ação e desenvolveram diversas mutações genéticas da planta, que podia ser somente para regiões frias, agora podem ser cultivados sob o calor do sol. A alface com essas características são conhecidas como alface de verão.

O que assombrava os produtores era a variação climática, que atingiam diretamente as lavouras, e se as plantas não fossem resistentes, acabavam por pegar pragas e até morrer. Por isso, em relação à alface, existem as variedades adaptáveis a climas mais frios e outras que se adaptam com facilidade no calor, sendo indicado o plantio das diferentes variedades dependendo da região onde será cultivado. Não adianta, por exemplo, alguém que mora no Sul do Brasil, querer plantar alface que é resistente ao calor, pois lá é uma região com climas mais amenos, sendo indicados as que são resistentes ao frio, e vice-versa.

Variedades de Alface de Verão

Você que mora em regiões mais quentes e deseja plantar uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, conheça as variedades mais indicadas para a sua região.

Alface Americana- Lucy Brown e Raider

Alface Americana
Alface Americana

As duas variedades, apesar de serem diferentes, são também muito semelhantes, ambas são variações da alface americana. Possuem coloração verde clara, e produzem cabeças, suas folhas são grossas e protegem a cabeça da planta; é bem resistente ao pendoamento e tem um bom peso e uma excelente saúde foliar. O ciclo pode demorar de 80 a 90 dias.

Alface Lisa- Elis e Regina

Alface Lisa
Alface Lisa

Estas possuem folhas grandes e espessas, e como o próprio nome já diz, são lisas, além de serem tolerantes ao calor e ao pendoamento, possuem coloração verde clara. Seu ciclo de semeadura pode demorar de 70 a 80 dias. Ambas são variações da alface lisa, são muito semelhantes e saborosas.

Alface Crespa – Hortência e Isabela

Alface Crespa
Alface Crespa

O ciclo destas é mais rápido, demora em torno de 50 a 60 dias; elas caracterizam-se por possuir as folhas grandes e uniformes, são variações da alface crespa que foram desenvolvidas por pesquisadores para melhor resultado em calor. Possuem a coloração verde vibrante e também são resistentes ao pendoamento.

Alface Delicia

Alface Delicia
Alface Delicia

Esta se destaca por estar entre as alfaces que podem ser cultivados durante todo o ano, seu ciclo no verão é de aproximadamente 70 dias, possui cabeça verde e o centro com coloração mais clara, quase branca, suas folhas são crocantes e saborosas, forma suas cabeças e as folhas protegem-na. Ela, como as outras, foi modificada geneticamente para suportar verões mais intensos.

Alface Itapuã

Alface Itapuã
Alface Itapuã

Esta apresenta folhas crespas e soltas, é bem resistente ao pendoamento e possui um bom desenvolvimento de cabeças e uma alta produtividade, sendo muito resistente a certas doenças.

Alface Mimosa Rubi

Alface Mimosa Rubi
Alface Mimosa Rubi

Suas folhas são roxas, foi desenvolvida recentemente, mas já é aprovada pelos cultivadores, é muito resiste ao calor e ao pendoamento. Suas folhas são exuberantes e saudáveis.

Alface Mimosa Imperial

Alface Mimosa Imperial
Alface Mimosa Imperial

Esta caracteriza-se por ser forte contra o míldio; sua planta é compacta e possui bastante numero de folhas, suas folhas são recortadas e sua coloração é vibrante, um tom de verde diferenciado. Seu ciclo varia entre 60 a 70 dias

Alface Mimosa Imperial Roxa

Alface Mimosa Imperial Roxa
Alface Mimosa Imperial Roxa

Esta variedade possui a coloração roxa, porém possui tons avermelhados; ela é volumosa e suas folhas são longas e um tanto encrespadas, são resistentes tanto ao pendoamento quanto ao míldio. Seu ciclo pode demorar em torno de 60 dias.

Alface Crespa Camila

Alface Crespa Camila
Alface Crespa Camila

Esta variedade destaca-se pela grande quantidade de folha nela presente, ela também pode ser cultivada a partir da hidroponia, onde a planta tem uma boa adaptabilidade; suas folhas são crespas e seu ciclo pode demorar até 70 dias.

Alface Americana Astra

Alface Americana Astra
Alface Americana Astra

Esta possui uma cabeça compacta, é indicada também para o cultivo no verão, possui alta saúde foliar, onde suas folhas são bem vigorosas, seu ciclo gira em torno de 70 a 80 dias.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *