Home / Plantas / Tudo Sobre as Bananas

Tudo Sobre as Bananas

Considerada umas das frutas mais abundantes e consumidas em todo o mundo, a banana é grande amiga dos brasileiros. Em alguns estados são consumidas durante o lanche e café da manhã, já outros utilizam dessa fruta até na hora do almoço como complemento.

De qualquer forma, fica inevitável notarmos a grande importância da fruta. Não somente para a alimentação de forma geral, principalmente por possuir um preço acessível aqui no Brasil, mas também quanto a suas propriedades nutritivas.

Já sabemos ou temos uma noção do quão bem faz a banana, mas ela tem papeis ainda desconhecidos pela maior parcela da população. E não se limita a somente o fruto dentro da casca. Por isso, hoje trazemos um post mais aprofundado para que você saiba tudo sobre as bananas.

Características das Bananas

Primeiro, vamos contar algo que vai te deixar chocado. A banana, na realidade, não é um fruto. E sim um pseudofruto. Mas por facilidade, acaba sendo chamada de fruta no comércio e dia a dia. Outro nome pouco utilizado na nossa rotina, mas que denomina a banana, é que ela é um pseudofruto partenocárpico, ou seja, que não possui sementes.

Na maioria dos casos, as bananas possuem um formato de “lua” e mantém a coloração esverdeada quando ainda não estão maduras, e bem amarelas quando chegam no ápice do amadurecimento, apresentando ou não manchas marrons. Essas características são gerais, mas podem variar de tipo para tipo de banana.

Sua planta cresce no subterrâneo, e cada cacho de bananas pode chegar a ter mais de duzentas bananas. O que as deixa ser um mercado bem rico. Também não possuem épocas de falta, já que podem ser produzidas durante o ano todo. Porém, os meses de maio e junho são os melhores períodos para o cultivo da fruta.

Tipos de Bananas

É comum encontrarmos os mais variados tipos de bananas ao redor do mundo. Uma contagem diz que existem mais de 1000 espécies de bananas espalhadas por aí. O Brasil, por possuir grande produção dessa fruta, tem muitas espécies distribuídas pelo país. Entretanto, ainda existem algumas bananas que são as mais famosas no dia a dia dos brasileiros.

Uma delas é a banana nanica, que possui uma casca mais fina e tem uma coloração puxada pro verde, mesmo estando madura. É conhecida por ser bem doce e macia. Outra é a banana prata, que é bem maior que a nanica, e possui uma consistência mais dura e menos doce. E a terceira, também bem atrativa, é a banana da terra. Essa já é maior ainda do que as duas anteriores, ela é a diferente por possuir mais amido do que açúcar, e por isso é bastante utilizada para fritar.

Existem vários outros tipos de bananas cultivadas no nosso país, entretanto, não são tão conhecidas, e possuem um preço um pouco menos acessível que as outras. Algumas delas são: a banana sapo, banana ouro e banana maçã.

História e Cultivo das Bananas

É interessante sabermos que a banana fica ao lado de grandes alimentos como o arroz, trigo e soja em questão de produção. Isso demonstra seu papel importante para a alimentação mundial há muito tempo.

Ainda não tem confirmação total, mas biólogos acreditam que as bananas tiveram sua origem na Ásia, mais especificamente no Sudeste. É de lá que existem os mais antigos registros sobre a fruta, e que trazem diversas lendas ao seu redor. Até hoje, não há nada que diga o contrário da teoria de que elas tiveram sua origem asiática.

Um fato interessante, é que, antigamente as bananeiras se reproduziam através de sementes. Existem algumas fotos e desenhos de como elas eram antes, cheias de sementes no seu miolo. Hoje, após um longo caminho, elas perderam sua capacidade de se reproduzirem desta forma. Elas agora só podem se reproduzir por meio de mudas e rebentos de outras plantas.

Saíram rapidamente da Ásia e agora fazem parte da maioria dos países tropicais e subtropicais. O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de bananas, perdendo somente para a Índia que possui uma escala bem maior. Acredita=se que as bananas só vieram a ser cultivadas na América no século 15.

Benefícios da Fruta Para o Nosso Corpo

A banana é um dos melhores alimentos recomendados para crianças, especialmente bebês que ainda não podem comer sólidos. Já que possuem uma consistência mole, e de fácil digestão. Provendo muitos nutrientes necessários para a criança. Por isso, é tão comum encontrarmos receitas de papinhas e as prontas com um dos ingredientes sendo bananas.

Benefícios da Banana
Benefícios da Banana

Nosso conhecimento sobre a fruta já é bem vasto, mas cada vez mais descobre-se o que a planta bananeira tem de bom para nós. Primeiramente, elas possuem um teor muito baixo de gordura, o que já a deixa interessante. Além disso, é formada por diversos açúcares como a frutose e glicose, que são necessárias para dar energia ao nosso corpo, desde que consumidas de maneira moderada.

Uma de suas grandes importâncias, é o trabalho que faz com o nosso sistema digestivo. Ela tem um poder antidiarreica, ajudando a combater problemas intestinais de forma geral. Isso é causado pela quantidade de fibras que elas possuem, que ajudam na regulagem intestinal.

Fora isso, são riquíssimas em nutrientes. Alguns deles como: potássio, ideal para abaixar a pressão arterial; vitamina B, que trabalha acalmando o sistema nervoso; e outros como cálcio, magnésio, vitamina C e ferro. Já dá para notar o quanto uma fruta pode mudar e ajudar nosso corpo, e esse é o caso da tão famosa e amada banana.

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *