Home / Plantas / Tipos de Brócolis Americano

Tipos de Brócolis Americano

Esta variedade da família dos brócolis apresentam cabeças, possuindo coloração verde escura e o caule um verde mais claro. Lembra uma pequena arvore com a copa grande. Os botões são fechados, todos juntos e menores.

Pode ser consumido cru, em saladas ou suflês, de maneira que ele não perde seus nutrientes, porém, a maior parte das pessoas prefere cozinha-lo, que deixa com sabor e aroma mais destacados e mais agradáveis. Tanto suas flores, como os talos são comestíveis. Quando desejar fazer sopas ou recheios pode consumir também suas folhas.

Sempre nos mercados procure os brócolis que possuem coloração mais intensa e mais viva, que não estejam amareladas nem com manchas, de preferencia as partes superiores que não estão danificadas, ela deve estar toda junta, compacta. Se possuir folhas amarelas, é sinal de maturação excessiva, não estando apto para o consumo. Para armazena-los sem que eles estraguem, guarde-os em sacolas plásticas ou congele-os na geladeira, de preferencia consumi-lo 1 ou 2 dias depois de compra-lo ou colhê-lo, pois tem um tempo de vida após a colheita muito baixo, podendo estragar facilmente.

Brócolis Americano

É riquíssimo em valores nutricionais. Tanto nas vitaminas, como em fibras, carboidratos e proteínas. Os alimentos de cor verde escura como os brócolis são ricos em vitaminas C, melhoram a ingestão do ferro, do cálcio e da vitamina A.

Devemos nos atentar aos diferentes tipos de brócolis, o brócolis ninja, também conhecido japonês e americano, é apenas uma variedade da família dos brócolis, existem ainda diversas outras variações, como o brócolis chinês, o brócolis roxo, o romanesco, dentre outros.

Não podemos apenas nos alimentar de uma espécie, ele é sim fundamental para nosso organismo, mas devemos mistura-los com outros tipos de alimentos, como verduras, grãos, legumes e cereais, para então atingirmos uma balanceada dieta, deixando nosso corpo mais forte e saudável.

Brócolis Ninja Orgânico
Brócolis Ninja Orgânico

Os brócolis ninja ou americano diferenciam-se dos brócolis comum, na sua cor e característica, mas os benefícios que ambos apresentam são igualmente importantes para nós.

Possui uma alta sazonalidade nos meses de julho até dezembro, ou seja, o período ideal para o plantio do alimento, que seria no fim do inverno e inicio da primavera para iniciar.

Gostam de temperaturas não muito altas, de preferencia que não ultrapassem os 23 graus. No Brasil onde mais se cultiva o brócolis americano, são nas regiões sul e sudeste.

Brócolis Cabeça
Brócolis Cabeça

Também são conhecidos com brócolis cabeça, pois o que se colhe são apenas suas cabeças, como a couve-flor, a quem pertence à mesma família.

Origem

É conhecido como brócolis americano pelo fato de ter vindo dos Estados Unidos, porém é oriundo do Mediterrâneo e foi introduzido em território americano a partir dos imigrantes italianos, que deixaram suas terras e partiram para outros continentes. Levaram consigo alguns costumes e alimentos que costumavam cultivar.

Plantação de Brócolis
Plantação de Brócolis

Esta variedade é menos comum no Brasil e consequentemente mais caro. Diferente do brócolis “ramoso”, o qual produz ramos em abundancia, que é mais comum, encontrado em mercados e feiras. Este que é uma mistura do brócolis chinês com o brócolis europeu, seu talos são comestíveis e são mais macios e mais fácil de serem cortados. São vendidos em maços.

Componentes do Brócolis Americano

Como as outras espécies de brócolis apresentam componentes fundamentais para nós: o Sulforano, que pode ter efeitos protetores contra os mais diversos tipos de câncer, como câncer de pulmão, câncer de cólon e de mama. Outra substancia ativa no vegetal é a índole-3-carbinol, que geralmente é encontrado em vegetais crucíferos, também ajudando no combate ao câncer.

Possui Carotenoides, onde está presente a luteína, zeaxantina e a beta-carotena, estes que beneficiam a saúde dos nossos olhos.

Kaempferol, outro oxidante presente que nos traz muitos benefícios, reduz doenças cardíacas, riscos de câncer, alergia e diferentes tipos de inflamações. Além da Quercetina, que é mais um oxidante presente com inúmeros benefícios.

Tipos de Brócolis Americano

O brócolis americano, conhecido também por brócolis japonês ou brócolis ninja possuem diversas variações e mutações, que ao longo dos anos, cientistas e estudiosos foram fazendo testes e experimentos com as mais variadas espécies da planta, resultando consequentemente em outras.

Muito cultivado no Estado de São Paulo, os próprios cultivadores obtém suas sementes. Uma variedade do brócolis americano, o de cabeça, é o brócolis Jundiaí, este que produz cabeças de 21 cm, com botões pequenos, que medem cerca de 5 milímetros de comprimento. Demoram de 110 a 120 dias serem semeadas. Da no total de 6 colheitas, dos 10 aos 14 dias depois do corte da cabeça continua a crescer com facilidade se bem cultivada e regada. Seu peso media é de 430 gramas. Quando estão prontos para a colheita, atingem a altura de 55 centímetros.

Na Europa outra variedade muito utilizada é o Romanesco. Este que lembra um buque de noiva, sua mutação resulta do cruzamento entre Brócolis e a Couve Flor. Sua textura lembra muitas vezes uma couve-flor, é saboroso, seu gosto não é muito forte e sim leve. Este é um pouco difícil de encontrar em mercados e feiras no Brasil.

Outras variedades do brócolis americano que podem ser encontradas em mercados ou lojas on-line, sendo elas

Steel

Brócolis Steel
Brócolis Steel

Estas são plantas com bom enfolhamento, ou, seja, possuem muitas folhas, além de possuírem aspectos uniformes, são vigorosas, possuem a cabeça compacta e uniforme, onde seus floretes são muito finos. Possui um alto rendimento de processamento e preferencia para o mercado fresco.

Legacy

Brócolis Legacy
Brócolis Legacy

Estas plantas possuem a altura media de 40 a 50 centímetros e muitas folhas, como a Steel, Suas cabeças são redondas e compactas, onde a granulometria é bem fina. Está diferencia-se das outras, pois possui uma maior resistência e durabilidade após a colheita, sendo apta para o mercado fresco e processado.

Titanium

Brócolis Titanium
Brócolis Titanium

Estas também possuem as cabeças compactas e uniformes, onde suas cabeças são mais pesadas que as outras, alta densidade e a granulometria fina. Sua coloração é verde azulada, resultando em uma planta resistente, está é mais recomendada para o processamento.

BC1691

Brócolis BC1691
Brócolis BC1691

Possui a estrutura compacta, com muitas folhas, suas cabeças possuem um tamanho médio, e são compactas, sua granulometria é menor que as outras, após colhê-la recomenda-se que a consuma em 1 ou 2 dias. Sua alta uniformidade das cabeças favorece para que as plantas sejam comercializadas em bandejas.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *