Home / Plantas / Tamanho Do Vaso Para Plantar Brócolis

Tamanho Do Vaso Para Plantar Brócolis

O brócolis é um tipo de vegetal crucífero, ou seja, possui um formato de cruz em sua superfície e é muito conhecido por ser uma grande fonte de vitaminas, fibras, minerais e vários outros nutrientes que são importantíssimos para a manutenção do equilíbrio do nosso organismo, fazendo que a nossa saúde se mantenha sempre em dia.

De origem européia, o brócolis é considerado um alimento valioso desde sempre, pois além de ser muito saboroso, é um alimento rico em vitaminas A,B,C e minerais como ferro, cálcio e zinco e que vem sendo incluindo aos poucos na mesa dos brasileiros, sendo consumido principalmente por pessoas que estão em fase de reeducação alimentar e de mudança de hábitos alimentares, por ser uma alimento de baixíssima caloria.

Recebe o nome científico de Brassica oleracea e pertence a família Brassicaceae que também engloba outros vegetais como a couve-flor, a couve e o repolho.

Seu formato lembra um pouco uma pequena árvore, sendo que o brócolis pode ter suas partes divididas entre talo, cabeça e folhas que possuem cor verde.

Como Plantar Brócolis?

Por ser um alimento tão nutritivo, saboroso e ainda possuir várias formas de preparo, muitas pessoas se interessam por realizar o plantio deste alimento em sua própria casa.

Plantar brócolis em casa oferece muitos benefícios que vão bem além de sua ingestão, pois além da economia e a comodidade propiciadas pelo fato de possuir o alimento disponível para livre consumo em sua casa, há ainda a vantagem de estar consumindo um vegetal de origem orgânica, totalmente livre de agrotóxicos, e o melhor, sem pagar nada a mais por isso.

Para plantar o brócolis é necessário ter alguns materiais em mãos, como por exemplo, as sementes, o tamanho do vaso para plantar brócolis, terra preparada para plantio, o local adequado, além de adubo orgânico.

Vamos ao passo a passo:

  1. O primeiro passo a ser feito é preparar a terra com o substrato e preencher com terra o vaso escolhido para plantar;
  2. Adicione as sementes de brócolis, colocando-as no centro em uma profundidade média. A profundidade será medida de acordo com o tamanho do vaso;
  3. Regue a planta de maneira que a terra não fique muito molhada e escolha um local onde ela possa receber um pouco de sol diariamente;
  4. Indica-se que o prato que fica embaixo do vaso deva conter um pouco de água limpa e que deverá ser trocada diariamente, para que a raiz do brócolis possa absorvê-la;
  5. Ao regar procure não molhar as suas folhas, buscando assim a prevenção do aparecimento de pragas e fungos que possam vir a atingir o seu brócolis.

O brócolis é um tipo de vegetal que consegue se adaptar a diversos tipos de condições climáticas, porém o seu desenvolvimento ocorre de forma melhor e mais eficiente se o mesmo ficar exposto a temperaturas mais amenas.

Qual O Tamanho Do Vaso Para Plantar Brócolis

Um dos fatores que podem interferir tanto positivamente quanto negativamente para um bom desenvolvimento do brócolis que você plantou em sua casa é justamente a escolha do tamanho do vaso para plantar brócolis.

Embora seja um vegetal relativamente pequeno, o brócolis é uma planta que necessita de um espaço razoavelmente grande para se desenvolver, uma vez que suas raízes são um pouco grandes. Sendo assim, os vasos maiores, cujo comprimento deve ser por volta dos 40 centímetros de altura, são os mais indicados para fazer o plantio do brócolis que é um vegetal que requer a disponibilidade de uma profundidade maior do que outros tipos de vegetais e hortaliças.

Qual A Hora Certa De Colher O Brócolis?

Bom, depois de escolher o tamanho do vaso para plantar brócolis e plantá-lo de fato, o momento mais aguardado será a chegada da hora certa para colher e poder saborear o seu brócolis orgânico, certo?

Para poder ter uma ideia de quando você poderá colher o seu brócolis é necessário que você saiba qual é a variedade da semente que você plantou, uma vez que o tempo que você terá que aguardar varia de acordo o tipo de brócolis. O brócolis ninja por exemplo, que é um dos tipos de brócolis que você consegue encontrar no Brasil, leva em média cerca de 90 dias, contando a partir do dia do plantio das sementes,  para estar pronto para a colheita.

Hora de Colher
Hora de Colher

É muito importante lembrar que após ser colhido o tempo de vida útil do brócolis para consumo, embora varie de acordo com as variedades, é muito curto, sendo assim o ideal é colher apenas quando for consumir. Porém existem alguns truques que podem facilitar a preservação e o armazenamento dele. Um deles é mergulhar o brócolis recém colhido em água com gelo, e após armazena-lo em local frio com temperatura em torno de 0º.

Como Evitar O Aparecimento De Pragas E Fungos

Mesmo depois de escolher o tamanho do vaso ideal para plantar brócolis, regá-lo corretamente e tomar todos os cuidados, o seu brócolis pode vir a ser atingido por algumas pragas e fungos. Os fungos podem aparecer caso você molhe muito as folhas do seu brócolis devido o acúmulo de água nestas regiões, por exemplo.

Além dos fungos existem algumas outras pragas que podem atingi-lo como a traça das crucíferas, por exemplo, sendo que seu aparecimento é bem comum nas estações mais quentes do ano. Esta praga costuma se alimentar da cabeça do brócolis fazendo com que surjam pequenos furos nesta região.

Para evitar o aparecimento destes pode ser usado alguns inseticidas que são específicos para cada tipo de fungo ou praga que possa ter atingido o seu brócolis. Neste caso, o uso destes produtos é muito importante a fim de evitar problemas de saúde devido ao consumo indevido do brócolis nestas condições.

Optar por plantar o brócolis em sua casa pode ser uma ótima opção para garantir mais saúde além de um consequente maior bem estar para você e sua família, para isto basta apenas escolher o tamanho do vaso para plantar brócolis, fazer o plantio seguindo o passo a passo corretamente e tomar todos os cuidados necessários que foram listados aqui.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *