Home / Plantas / Seiva de Bananeira Pra Que Serve?

Seiva de Bananeira Pra Que Serve?

A seiva de bananeira possui algumas propriedades especiais relacionadas a vários fenômenos, como o acastanhamento dos frutos após a colheita, coloração permanente de tecidos e fibras e propriedades antioxidantes e antifúngicas.

Composições Fitoquímicas da Seiva

A análise da seiva de bananeira por cromatografia líquida de alta eficiência por espectrometria de massa com ionização por eletropulverização (HPLC-ESI-MS) indicou a presença de compostos amino fenólicos e aromáticos de interesse devido às suas propriedades especiais. Com o modo de ionização por electrospray positivo (ESI) on-line, as estruturas possíveis de compostos específicos foram determinadas a partir dos padrões de fragmentação de cada ião particular que aparece nos espectros de massa.

Os principais compostos revelados a partir da seiva dos acessos de banana, ou seja, Musa balbisiana, Musa laterita, Musa ornata e Musa acuminata, e algumas cultivares foram glicosídeos apigenina, glicosídeo miricetina, miricetina-3-O-rutinosídeo, naringenina glicosídeos, kaempferol-3-O-rutinosídeo, quercetina-3-O-rutinosídeo, dopamina e N-acetilserotonina.

Os resultados indicaram que havia uma variedade de aminoácidos fenólicos e aromáticos em muitas espécies de banana. Estes compostos foram relatados para se relacionarem com atividades biológicas. Além disso, as identidades dessas composições fitoquímicas podem ser utilizadas como marcadores para a dieta de banana, a avaliação do status físico-químico ou a classificação de clones de banana.

Seiva de Bananeira Pra que Serve?

Você sabia que a seiva de uma bananeira pode ser usada para parar o sangramento? Tudo o que você precisa fazer é soltar a seiva diretamente sobre a ferida, e ela diminuirá gradualmente o sangramento.

Além disso, existem processos industriais que podem transformar a seiva de bananeira em corantes naturais ou repelentes eficazes contra insetos.

Não São só as Bagas

É muito comum aqui e em vários países pelo mundo a dedução popular que apenas a banana como fruto é o que se usufrui dessa planta, mas quem pensa assim está redondamente enganado. Praticamente toda a planta pode ser aproveitada.

Acredite ou não, a raiz de uma banana pode realmente ajudar a aliviar dores de dente. Tudo o que você precisa fazer é pegar a raiz, limpá-la, fervê-la com muito sal por 15 minutos e depois gargarejar pela manhã. Certas raízes de outras variedades de bananas, se cozidas, também podem aliviar úlceras na boca.

A bananeira desempenha um grande papel em um festival flutuante (Loy Krathong) na Tailândia . Como as hastes de banana flutuam, as pessoas cortam as hastes para fazer carros alegóricos para o festival. Às vezes eles são usados ​​até mesmo para fazer jangadas flutuarem no rio.

Além disso, o líquido que sai do caule pode ser usado como tratamento capilar. Esfregar o líquido no cabelo pode ajudar a reduzir a perda de cabelo, bem como ajudar a aumentar a taxa de crescimento do cabelo. Por último, mas não menos importante, as pessoas na Tailândia costumam misturar hastes de banana com açúcar, sal e outros ingredientes para fazer comida de porco porque acredita-se que ela aumenta a imunidade de um porco (e é barato).

A folha de bananeira pode ser usada para cozinhar, embalar e decorar, porque é um bom condutor de calor, flexível e impermeável. A comida que é cozida em uma folha de bananeira tem um sabor único por causa do cheiro que vem da folha – pessoalmente, acho que dá à comida um sabor refrescante. É amplamente utilizado no vapor, mas também pode ser usado para fritar.

Como eu disse, a folha também é usada para embalar alimentos, especialmente quando viajam. As folhas de bananeira são mais sustentáveis ​​em comparação com as sacolas plásticas, e um bônus adicional é que a comida parece mais apetitosa nas folhas de bananeira. Infelizmente, este uso da folha é visto menos agora por causa da inovação de plástico e isopor.

A flor da bananeira é muitas vezes servida a ferver com macarrão de arroz Pad Thai ou Thai, mas às vezes também é servido por si só. Ele é usado para fazer outros pratos, como Tom Yum (sopa de erva-cidreira picante), Hor Mok (creme de peixe de caril tailandês) e Fried Banana Blossom. Tem muitos benefícios, incluindo a redução do nível de açúcar no sangue, o que reduz o risco de diabetes. Flores secas também podem ajudar com anemia.

A Fruta em Diferentes Estágios

Você provavelmente conhece pratos e receitas diferentes das quais as bananas fazem parte. Mas você sabia que diferentes níveis de maturação da banana fazem coisas diferentes em seu corpo? Na Tailândia, sabemos que certas bananas podem ter efeitos de saúde diferentes em cada um dos quatro estágios abaixo.

Bananas cruas podem ajudar na gastrite porque contêm Tanino que ajuda a cobrir o intestino. Para colher esse benefício, corte a banana em fatias e asse até secar, depois moenda em um pó e misture em uma bebida.

Bananas maduras podem ajudar com a diarréia. Você pode ter ouvido que as bananas têm muito potássio, mas a banana perde esse potássio à medida que fica mais madura. A melhor hora para comer uma banana para obter o potássio que você precisa é quando a banana é madura.

Bananas perfeitamente maduras podem ajudar na constipação. As bananas contêm fibras que permitem que o seu corpo seja digerido mais facilmente, ajudando o intestino.

A banana madura pode ajudar a prevenir o câncer, criando imunidade e construindo novos glóbulos brancos.

Utilidades Adicionais

Folhas de bananeira são comumente usadas como plantas, para embrulhar alimentos e como uma sombra para os olhos ou para proteção contra a chuva. O pseudocaule da banana pode ser utilizado por sua fibra. A polpa pode ser usada para fabricar corda, papel, colchonetes e outros bens, mas o pseudocaule é muitas vezes economicamente mais valioso se for picado e deixado em um campo por seu conteúdo de matéria orgânica.

Todas as partes da banana têm valor medicinal. Por exemplo, as flores podem ser cozidas e comidas por diabéticos ou usadas para bronquite, disenteria e úlceras. Seiva de plantas pode ser tomada internamente ou aplicada externamente a picadas e mordidas. As folhas jovens podem ser usadas como cataplasma para irritações da pele. As raízes, cinzas de cascas e folhas e mucilagem de sementes também servem para fins medicinais em algumas regiões e culturas.

Estes são apenas pequenos aspectos dos muitos usos das bananeiras que encontrei ao longo da minha vida. As plantas de banana em alguns outros países podem ser usadas de muitas outras maneiras.

Veja também

Mandioca Brava Nome Científico

Especula-se que mandioca é uma planta cuja origem iniciou-se no Brasil. De fato, já foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *