Home / Plantas / Recomendação de Adubação Para Alface

Recomendação de Adubação Para Alface

Se alguém está plantando uma horta pela primeira vez, a alface seria uma boa colheita inicial. As sementes brotam rapidamente no solo fresco e as plantas crescem rapidamente. As plantas de alface podem ser transplantadas e colocadas em locais abertos e ensolarados no jardim de flores ou vegetais, em caixas de plantas ou em cestas suspensas. Uma grande parcela não é necessária para cultivar a alface, de fato, quase todas as variedades são pequenas o suficiente para serem cultivadas em áreas confinadas, como um pátio, varanda ou jardim no pátio.

Cultura de Alface

Um grande plantio de alface geralmente não é aconselhável para o jardineiro doméstico e, embora possa ser refrigerado, sua qualidade não melhora no armazenamento. Jardineiros experientes descobriram que, a qualquer momento, uma fila de alface de cinco a oito pés, de preferência uma mistura de variedades, é suficiente para uma família de quatro pessoas. Uma das chaves para a produção bem-sucedida de hortas domésticas é plantar pequenas quantidades de sementes de alface a cada 10 a 14 dias, exceto antes do calor do verão.

Mudas de alface são resistentes e podem suportar geadas leves. As sementes são costumeiramente semeadas no início da primavera e novamente no início do outono, exceto nas partes do norte da América do Norte, nos cinturões de nevoeiro costeiros e nos jardins frios das montanhas, onde plantações de verão também podem ser feitas. As plantações de verão em outras áreas rapidamente destroem as cabeças de flores (conhecidas como “aparafusadoras”) porque, à medida que os dias ficam mais longos e mais quentes, o sistema reprodutivo entra em ação.

Temperaturas de 20ºC ou mais ativarão esta ação de aparafusamento. Com o desenvolvimento do pedúnculo, as folhas de alface tornam-se amargas e resistentes, por isso o objetivo é ter uma cultura de alface pronta para colher antes ou depois do calor do verão. Se a cultura do meio do verão for tentada, escolha um local com sombra filtrada durante todo o dia ou sombra total a partir do meio da tarde.

Recomendação de Adubação

Adubo Orgânico
Adubo Orgânico

Desde que os requisitos climáticos, especialmente as temperaturas, sejam atendidos, a alface cresce com sucesso em uma ampla variedade de tipos de solo, desde limo, margas arenosas a barro ou argila. É uma cultura de raiz rasa que precisa de uma boa drenagem e de um suprimento constante de água. Matéria orgânica abundante misturada ao solo do jardim ajuda a suprir essas necessidades. Por causa do sistema radicular superficial, o cultivo profundo deve ser evitado.

A alface é um alimentador moderadamente pesado e geralmente responde dramaticamente à aplicação de fertilizante ou composto. Solos médios de jardim devem ser fertilizados para produzir uma qualidade superior de alface. Uma aplicação de fertilizante orgânico ou composto deve ser misturada no solo antes da semente ou transplante. Uma segunda aplicação deve ser feita em bandas em ambos os lados da fileira quando as plantas de alface atingirem uma altura de cinco a sete centímetros.

Esta aplicação, chamada de cobertura, deve ser levemente cultivada no solo e seguida por uma irrigação completa. Na maioria dos solos de jardim, o revestimento lateral pode ser um fertilizante contendo apenas nitrogênio, como sulfato de amônio ou nitrato de amônio.

Tal como acontece com outras culturas, a questão da fertilização da alface resume-se a uma única resposta correta para cada situação. Em solos de jardim que foram generosamente fortificados com esterco bem podre ou um composto rico, a adição de fertilizante pode não ser necessária.

O pH do solo deve estar na faixa de 6,0 a 6,5. Isso garante a disponibilidade de nutrientes do solo.

Para manter a alface crescendo rapidamente e desenvolver o melhor sabor, ela deve receber cerca de 2,5 cm de água semanalmente. A melhor alface é aquela que cresceu rapidamente. Isto é assegurado por adubação adequada, fornecimento constante de água e temperatura fria.

Semeadura, Plantio e Transplantes

Ao iniciar uma nova cultura de alface a cada duas ou três semanas, sempre haverá, em colheitas sucessivas, uma adição fresca,clara e crocante a qualquer refeição. Um plantio precoce não só prolonga a estação de cultivo de alface, como também produz plantas jovens prontas para o jardim em um momento ideal para o crescimento de alface.

Quando as mudas têm duas ou três folhas verdadeiras, elas são transplantadas, separadas por cinco ou seis centímetros em planos ou outros recipientes rasos. Eles também podem ser plantados individualmente em peletes de turfa ou em potes de turfa. Quando as folhas começam a surgir, os apartamentos podem ser colocados fora durante o tempo de calor de cada dia.

Uma planta bem endurecida, isto é, uma planta que foi exposta gradualmente a condições externas, se ajustará rapidamente após ser transplantada para o jardim. Não permita que os transplantes de alface se tornem secos e crescidos demais, porque eles não se recuperam prontamente.

A primeira semeadura ao ar livre geralmente pode ser feita ao mesmo tempo em que as plantas jovens são estabelecidas. Lembre-se de que as mudas excedentes devem ser removidas enquanto pequenas; ou para outra linha, dobrada entre outras plantas, ou para uma salada precoce. Limpe as mudas excedentes quando elas desenvolverem de duas a três folhas.

As mudas transplantadas terão maturidade cerca de 10 dias depois da semeadura original. Esse atraso aumenta o processo de sucessão. À medida que as plantas aumentam, é uma prática comum colher todas as outras conforme necessário, dando aos que ficam mais espaço de crescimento.

Problemas Comuns

As sementes não brotaram? Verifique as causas. Pode ser sementes velhas, solo muito quente, sementes secas, sementes cobertas muito profundamente, pássaros ou outras pragas.

É natural que a alface trepe (causando um alongamento do núcleo) durante dias longos e temperaturas quentes. Existem duas abordagens para esse problema. Escolha variedades “lentas para ferrolho”. Fatores genéticos nesses tipos os mantêm produzindo crescimento vegetativo por mais tempo durante o verão. Ou faça semeaduras sucessivas, mantendo as plantas frescas e colhendo cedo.

Semente da Alface
Semente da Alface

As folhas estão amargas? Isso é causado principalmente por atrasar a colheita por muito tempo. Pegue a alface em seu primeiro estágio, tenra e saborosa, e mantenha plantações de sucessão chegando. A amargura pode ser provocada pelo lento crescimento devido a más condições de crescimento, como água ou fertilizantes inadequados.

Até certo ponto, a amargura é um fator genético. Experimente várias variedades diferentes e descubra algumas que sejam mais adequadas ao seu gosto e as suas condições climáticas.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *