Home / Plantas / Quantos Tipos de Brócolis Existem?

Quantos Tipos de Brócolis Existem?

Eca! Talvez seja essa a expressão mais comum que você vai ouvir quando se fala em brócolis. E é mesmo assim, na maioria das vezes, que se vê esse vegetal ser associado em filmes, comerciais ou desenhos pelo mundo. Essa injustiça, no entanto, tem mudado no decorrer dos últimos anos…

O Brócolis Pelo Mundo

Como é sabido, o brócolis é o vegetal por excelência, dada a grande quantidade de benefícios nutricionais que nos traz. Isso tem tornado seu cultivo muito atraente no Brasil e no mundo. Em 2014, a produção global de brócolis, combinada com a produção de couve – flor, foi de 24,2 milhões de toneladas , com a China e a Índia juntas representando 74% do total dessa produção na tabela.

Os produtores secundários, cada um com um milhão de toneladas ou menos por ano, eram os Estados Unidos, a Espanha, o México e a Itália. O Departamento de Agricultura dos EUA informou que a produção nacional de brócolis em 2014 foi de 0,95 milhão de toneladas, quase todas cultivadas na Califórnia .

O Brócolis e suas Misturas

Existem três tipos comumente cultivados de brócolis. Mas jardineiros por todo o mundo tem se especializado em misturas que produzem diversas espécies de brócolis híbridos ou ramosos, com características e sabores peculiares. Essas variedades de brócolis diferem principalmente na forma e tamanho da cabeça, tempo de maturação, região e clima de cultivo e resistência a doenças. Muitas das variações dessas plantas são na verdade brotos que foram os precursores do brócolis principal ou os brotos laterais longos e abundantes.

Broccolini, por exemplo, é simplesmente um termo para brotos de brócolis. Muitas variedades de brócolis serão produzidas com uma enxurrada de brotos secundários após a colheita da cabeça principal, e estes podem ser colhidos e preparados como brócolis. Como a maioria dos vegetais da estação fria, o brócolis tem variedades no início e no meio da estação. Variedades precoces amadurecem em 50-60 dias, variedades de meia estação em 60-75 dias. Os dias até a maturidade são contados desde a data do plantio mas recomenda-se adicionar 25-30 dias se for desde a semeadura. Chamamos híbridos os brócolis com apenas uma cabeça, firme e compacta. Ramosos são o tipo de brócolis que incluem talos e folhas no comércio, que brotam também ramos laterais.

O brócolis mais conhecido é o calabresa. É o brócolis tradicional! Quando nos referimos a brócolis, a imagem do calabresa é sempre a mais usada e é a que sempre vem a mente. É conhecido por este nome em homenagem à Calábria, uma região do sul da Itália, onde surgiu a primeira vez. É um híbrido de grandes cabeças verdes, de 10 a 20 centímetros de diâmetro e caules grossos; tem alguns ramos pendentes comuns e de cor verde escura com uma haste espessa e dura. Seu peso médio é de 500 gramas. É uma safra anual de estação fria.

Brócolis Calabresa
Brócolis Calabresa

O brócolis bimi , às vezes chamado também de broccolini entre outros nomes, forma cabeças semelhantes, mas menores. Diz-se ser um super brócolis, dada a quantidade de benefícios nutricionais que traz, superando o brócolis tradicional. Sua origem vem da união natural entre o brócolis e o brócolis chinês tradicional, daí a sua maneira de ser uma mistura entre os dois. Tem uma boa haste e alongada, como o brócolis chinês, e a folha é um pouco como um brócolis tradicional. Você pode comer tudo. O sabor do caule é doce e o sabor da folha é mais suave do que o tradicional dos brócolis.

Brócolis Bimi
Brócolis Bimi

Brocoli chinês: também conhecido como ka-i-lan, gai lan ou brócolis chinês. Ao contrário do brócolis tradicional é um vegetal com folhas grandes e planas. Sua cor é brilhante, tom azul esverdeado. Seus caules são mais finos que os do comum. É amplamente utilizado na culinária da China e especialmente em cantonês. É comum prepará-lo frito, cozido ou cozido no vapor. E seu sabor é mais amargo do que o brócolis tradicional. Melhor semeado no início da primavera ou no final do verão.

Brócolis Chinês
Brócolis Chinês

Brócolis roxo: também chamado de brócolis da Sicília, é muito semelhante ao brócolis comum, exceto que as treliças têm uma cor roxa e são menores, mas seu sabor é quase idêntico ao brócolis tradicional. Esta variedade de germinado está mais próxima no comportamento crescente do repolho selvagem, e provavelmente exista antes do tipo comum de brócolis que a maioria de nós come hoje. O brócolis que brota pode ser roxo ou verde e, mesmo quando brota roxo fica verde após o cozimento. Tem várias cabeças menores ramificando-se em seu caule principal. Tem gosto idêntico ao brócolis verde regular.

Brócolis Roxo
Brócolis Roxo

Broccoli Raab é uma ramificação, um tipo de brócolis ramoso. Também é conhecido como rapini. Forma várias cabeças pequenas, em vez de uma grande cabeça central. Seu sabor é muito parecido com o brócolis chinês e, também igual ao gai lan, tudo é comestível. As flores comestíveis do brócolis rabe são amarelas em vez de brancas. Colher os brotos tenros antes que as flores abram para melhor textura e sabor.

Brócolis Raab
Brócolis Raab

Brocoli romanescu é uma variedade de brócolis, criado a partir da união de brócolis e couve-flor tradicionais. Este vegetal vem em dois tipos: um que se parece com uma couve-flor verde e outro que também parece um pouco como uma couve-flor verde em forma, mas tem espirais de flores espetadas distintas formando padrões ornamentados. O sabor de ambas as variedades é leve e mais semelhante a couve-flor do que o brócolis. A textura de um tipo é semelhante à da couve-flor normal, enquanto do outro tipo é mais crocante.

Brócolis Romanescu
Brócolis Romanescu

Outras variedades de misturas conhecidas são: blue wind, de cicco, arcadia, cigana, amadeus, marathon, waltham 29, diplomat, fiesta, belstar, express, sorrento, spigariello liscia, suiho, happy hich, santee, apollo, etc…

Produção Brasileira de Brócolis

Estima-se que a área de cultivo de brócolis no Brasil seja superior a 15 mil hectares, sendo os principais produtores concentrados nas regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste. São Paulo destaca-se entre estes como o principal produtor, com área em torno de 5 mil hectares, um terço da média nacional. A maior concentração de plantio é a do brócolis ramoso mas o híbrido tem sua parcela significativa de cultivo em regiões do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e no Distrito Federal.

A Importância do Brócolis na Alimentação

Independente das variações e misturas da planta, o brócolis tem um valor nutricional de grande importância que não pode ser ignorada. Entre os benefícios podemos listar o combate preventivo a vários tipos de câncer, doenças do coração e no controle de diabetes. O brócolis é rico em vitaminas do complexo B e vitamina C e ainda mais rico em vitamina A. Nutrientes como cálcio, minerais, antioxidantes e ácido fólico no brócolis ajudam muito para o perfeito funcionamento de nosso organismo. Seu consumo, quando bem acondicionado e preparado, pode ser ainda mais saudável que de seus parentes como o nabo, a couve e a couve-flor. Informe-se mais e coma mais brócolis!

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *