Home / Plantas / Propriedades da Folha de Bananeira

Propriedades da Folha de Bananeira

As bananeiras apresentam folhas grandes, com um verde brilhante, vivo quando estão no seu tom natural. Essas folhas são amplamente exploradas na gastronomia, processos terapêuticos e também na fabricação de artesanato. Nesse texto vamos ver algumas das propriedade e utilizações da folha da bananeira.

Propriedades da Folha

A folha têm uma ampla gama de aplicações porque são grandes, flexíveis, impermeáveis ​​e decorativas. Elas são usadas ​​para cozinhar, embrulhar e servir comida em uma ampla variedade de cozinhas em países tropicais e subtropicais. Elas são usadas ​​para fins decorativos e simbólicos em numerosas cerimônias hindus e budistas.

Pesquisas realizadas sobre a composição química das folhas de bananeira mostraram que elas apresentam um certo valor nutricional. O estudo revelou que elas têm alto teor de fibra e teores de carboidratos solúveis em água, com determinado valor nutritivo. Esses dados podem ser encontrados no artigo: “Research on Chemical Composition and Ensiling Characteristics of Banana Stems and Leaves” de Yang e colaboradores, publicado em 2011.

Folha na Culinária

As bananas são frutas muito consumidas no mundo todo e por isso, também uma das mais cultivadas. Mas além do fruto, a folha da bananeira também é muito utilizada na culinária.  Isenta das químicas, como as que compõe o papel alumínio, ela mantém a umidade, o sabor, além de conservar todas as propriedades do alimento. Hoje é muito usada por profissionais que buscam resgatar tradições e culturas de nossos ancestrais.

Apesar de não serem consumidas, elas adicionam sabor na comida, potencializando-o. Seu uso vem crescendo também devido um novo tipo de culinária que está tomando conta do mundo, que é a gastronomia sustentável. Esse tipo de gastronomia visa diminuir o uso de alimentos e embalagens que contenham agrotóxicos, substâncias químicas não saudáveis e produtos biodegradáveis. As folhas das bananeiras são perfeitas para esse tipo de gastronomia, já que são biodegradáveis, isentas de substâncias químicas ruins e não contém agrotóxicos.

As pessoas nos países asiáticos usam a folha de bananeira para embrulhar carnes enquanto cozinham, para que a carne fique especialmente macia. As folhas mantêm os sucos e protegem os alimentos da queima. Em Tamil Nadu, na Índia, as folhas são totalmente secas e usadas como material de embalagem para alimentos, e também são feitas em copos para conter líquidos. Algumas receitas culinárias usam as folhas de bananeira como invólucro para fritar. As folhas são depois removidas e descartadas. Na culinária vietnamita, folhas de bananeira são usadas para embrulhar alimentos como o cha-lua.

Folha de Bananeira é Alternativa Natural e Sustentável a Embalagens e Papel Alumínio
Folha de Bananeira é Alternativa Natural e Sustentável a Embalagens e Papel Alumínio

Na gastronomia brasileira também é possível ver as folhas sendo usadas em diversos pratos. Como não tinham assadeiras os índios recorriam as folhas para proteger os alimentos no fogo. Umas das primeiras comidas “embaladas” registradas por cronistas e viajantes que passaram pelo Brasil foram as moquecas. O preparo indígena é diferente das versões baianas e capixabas. Essas últimas não utilizam as folhas envolvendo o peixe. As folhas de bananeira só foram introduzidas aos pratos indígenas a partir da expansão portuguesa. Antes da colonização, os índios empregavam outras folhas em suas comidas, mas que faziam o mesmo efeito.

Folhas para Decoração

As folhas também são usadas para artigos de decoração e para utensílios de uso pessoal como: bolsas, chapéus, porta copo e prato, entre outros. Além de serem utilizadas no cozimento das comidas, elas podem ser vistas como elemento decorativo nos pratos. Por serem bonitas, servem muitas vezes de inspiração para pintores que as expõem em seus quadros, desenhos em camisas, lençóis, fronhas de almofadas, etc.  Não é de hoje que a folha de bananeira está presente no cotidiano do homem. Ela acompanhou a evolução humana e já foi utilizada como vestimenta, artesanato e até já serviu como forro de camas e telhados.

Folhas Para uso Fitoterápico

As folhas quando estão novas são utilizadas em compressas para queimaduras e afecções da pele. As cinzas da casca verde das bananas e das folhas ajudam no tratamento da disenteria, diarreia e úlceras malignas.

A folha de bananeira também tem sido estudada quanto seu uso no controle de verminoses em pequenos ruminantes. Lilian Gregory, uma professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da USP, vem trabalhando a eficácia da folha nesse tipo de uso.

Folha de Bananeira no Joelho
Folha de Bananeira no Joelho

No estudo, foram usadas folhas da bananeira e no ensaio in vivo, não houve eliminação total dos vermes, mas o controle das verminoses foi efetivo. Pode-se observar através dos testes que houve uma menor eclosão dos ovos nas fezes desses animais, comprovando a eficácia dos componentes da bananeira para o controle dessas verminoses.

Embora elas não sejam tão eficazes como um vermífugo, que zera a quantidade de ovos no exame de fezes, ela provou ser muito boa para o controle das verminoses. Outra vantagem é que diminuiria os gastos dos criadores, pois com o controle, não precisaria está comprando tantos vermífugos para combater as vermes.

As folhas podem ser misturadas na alimentação dos ruminantes e isso também ajudaria o criador financeiramente, pois o capim é caro para ser produzido e utilizando as folhas da bananeira, precisaria de uma quantidade menor de capim, diminuindo ainda mais os gastos, além de agregar valor as folhas de bananeira.

Um uso não muito comum no Brasil, mas já difundido no oriente é o uso das folhas para tratamento corporal, que combina o uso de folhas de bananeira e argila para reidratar e reabastecer sua pele. Além de seu valor como invólucros de alimentos para cozinhar, as folhas de bananeira contêm grandes quantidades de polifenóis, como o galato de epigalocatequina (EGCG), que também são encontrados no chá verde. Os polifenóis são antioxidantes naturais encontrados em muitos alimentos à base de plantas. O galato de epigalocatequina pertence à família das catequinas. Contém 3 anéis fenólicos e possui propriedades antioxidantes muito fortes e boas para a pele. Esse tipo de tratamento é muito benéfico para o rejuvenescimento da pele.

Além das utilizações citadas durante o texto, há pesquisas que veem mostrando a eficácia das folhas no tratamento contra caspa, eczema e queimaduras solares. Folhas de bananeira também têm propriedades medicinais que podem aliviar picadas de insetos venenosas, picadas de abelha, picadas de aranha, erupções cutâneas e irritação da pele.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *