Home / Plantas / Produtividade da Banana Prata Irrigada

Produtividade da Banana Prata Irrigada

Os métodos de irrigação do solo para o aumento da produtividade de vegetais como a banana prata, por exemplo, são necessidades típicas dos novos tempos, quando se exige uma produtividade que possa atender ao aumento, cada vez maior, da população mundial.

Mas os benefícios da irrigação das lavouras não se resumem a isso. É possível fazer uma verdadeira lista de benefícios da utilização desse método, entre os quais: produtos bem mais vistosos e ricos em nutrientes, torna possível a cultura em regiões sem a garantia de chuvas regulares, além de fazer com que o produtor, como consequência, ganhe mais dinheiro.

Mas também contribui para evitar o êxodo rural, estimula a criação de novas tecnologias e permite que o produtor faça um plano de cultivo para um período de pelo menos 12 meses.

No entanto, os diferentes métodos de irrigação devem ser utilizados com base nas suas caracerísticas (e também da lavoura), a fim de que a plantação receba água em quantidades adequadas, da forma correta e na hora certa.

Dessa forma, além de garantir a eficiência da técnica, ainda evita o desperdício de água e o aumento dos custos – o que se traduziria, obviamente, num efeito contrário ao que se pretenderia com a utilização de tal ferramenta.

O aumento da produtividade da banana da prata irrigada, por exemplo, dependerá, necessariamente, de que o método seja baseado em um projeto, com a participação de um técnico em agronomia, e principalmente do produtor, que é quem verdadeiramente conhece as nuances e singularidades da sua lavoura.

O Aumento da Produtividade da Banana Prata Irrigada

A banana prata junta-se às variedades maçã, nanica, terra e ouro, para formar o seleto grupo das frutas mais consumidas no Brasil.

Mas para garantir a sua melhor produtividade, entram em ação técnicas como a da irrigação, que garante que o vegetal receba as quantidades necessárias de água, no momento certo e da forma correta, a fim de que possa extrair, de forma adequada, as quantidades ideais de nutrientes do solo e do adubo orgânico utilizado.

De acordo com técnicos da Embrapa, a produtividade de uma lavoura de banana, inclusive da variedade prata, pode aumentar entre 30 e 40% com o uso da irrigação; inclusive em regiões problemáticas, como as do semiárido nordestino, por exemplo.

A banana prata ainda conta com algumas vantagens em relação a outras variedades: ela é reconhecidamente mais resistente, vigorosa, esteticamente mais apresentável, possui um belo porte e poucas manchas.

E ainda sem falar das suas estruturas de rizomas subterrâneos, bastante robustas e vigorosas, que permitem uma boa produção dessa espécie mesmo em solos mais pobres e como pouca oferta de água.

Por isso mesmo não é incomum que a produtividade da banana prata irrigada possa ser de mais de 40 toneladas por hectare. E em alguns casos, a produção pode subir para assustadores 50 ou 60 toneladas/hec.

Mas os técnicos alertam para o fato de que esse aumento da produtividade da banana prata, maçã, ouro, nanica, entre outras, por meio da irrigação, também dependerá das características do vegetal, como por exemplo, a sua superfície foliar, rugosidade e altura.

Assim como as características meteorológicas da região, que é o que determina o grau de evapotranspiração das plantas e a sua condutividade térmica.

Métodos para a Produção de Banana prata Irrigada

Os principais métodos de irrigação para a ajudar a aumentar a produtividade de uma lavoura de banana da prata, nanica, ouro, maçã, entre outras, são os métodos por gotejamento, aspersão e microaspersão.

Para o método de microaspersão, geralmente são utilizados dois microaspersores por exemplar de bananeira. – É o método mais utilizado para garantir a maior área molhada por hectare.

Com a ajuda desta técnica, o gasto de água não ultrapassará os 44 litros p/hora e o custo total do investimento (levando-se em conta a compra de bombas, canos, mangueiras, reservatórios, entre outros equipamentos) não ultrapassará os R$ 10.000,00.

É, sem dúvida, um bom investimento, na opinião de muitos produtores, principalmente se levarmos em consideração o fato de que a estrutura poderá ser mantida por até 10 anos, exigindo apenas alguns reparos sempre que houver necessidade. Enquanto o resultado vem na forma do aumento em mais de 40% da produtividade da lavoura.

E com a possibilidade de se produzir entre 40 e 60 toneladas por hectare de um vegetal com excelente qualidade, rico em nutrientes, bem mais vistoso, esteticamente bem mais apresentável, e que ainda contribuirá, tanto economicamente como para a manutenção da sustentabilidade do planeta.

Já na irrigação por gotejamento, a coisa ocorre de forma um pouco diferente. A área molhada, por exemplo, é menor, logo, gasta-se menos água. No entanto, a técnica exige um manejo bem mais específico e custoso.

Esse é o típico método que oferece a água na hora certa e na quantidade estritamente necessária; e por isso mesmo é o mais utilizado em regiões onde a oferta de recursos hídricos é maior.

Tanto é assim, que é muito comum que se utilize a irrigação por gotejamento como um complemento do fornecimento natural de água por meio das chuvas regulares da região.

A “Aspersão” Como Irrigação para o Aumento da Produtividade da Banana

Mas você também poderá obter um aumento da produtividade de uma lavoura de banana da prata irrigada por meio do sistema tradicional de “aspersão.”

Nesse sistema, há o fracionamento do jato de água graças à presença de pequenos orifícios abertos no mecanismo. Esse mecanismo é semelhante a uma tubulação vertical e giratória, capaz de levar a água até o topo, para que ela saia em forma de uma chuva fina e direcionada para a plantação.

São vários desses mecanismos espalhados em meio à lavoura, cujas principais vantagens são o fato de atingir grandes extensões de terra, ser bem mais simples tecnicamente, poder ser utilizado em diversos tipos de terrenos, além de não agredir tanto o solo, como outras técnicas.

Mas, como toda técnica, essa também possui as suas desvantagens. E as principais são: um maior custo para implementação; maior consumo de água, especialmente devido à quantidade que se perde em jatos aéreos; exige, para o seu funcionamento, a aquisição de uma bomba elétrica com uma potência considerável; facilita a proliferação de ervas daninhas, devido à grande extensão da área molhada, entre outras exigências.

Não sendo demais lembrar, também, que todo e qualquer método de irrigação, seja ele para o aumento da produtividade da banana prata, nanica, ouro, terra, maçã, entre outras variedades, deve, necessariamente, ser acompanhado de uma espécie de “manejo” da água utilizada.

Esse manejo poderá ser feito por meio de equipamentos como o tensiômetro, que avalia a quantidade de água acumulada no solo durante a irrigação, e das caixas evaporimétricas, que dirão ao produtor como se dá a evapotranspiração da planta e qual deverá ser a medida da lâmina de água utilizada.

Tais manejos, além de ajudarem a garantir a eficiência do método de irrigação escolhido, ainda garantem que os recursos hídricos serão utilizados de forma sustentável.

Esse artigo foi útil? Ele tirou as suas dúvidas? Deixe a resposta em forma de um comentário. E continue compartilhando as nossas publicações.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *