Home / Plantas / Produção de Alface por Hectare

Produção de Alface por Hectare

Para muitos produtores de alfaces, sempre foi um desafio cultivar o maior número possível de ciclos de cultivo. Claro, o produto delicado podem ser cultivadas muito barato em outros locais, mas uma vez que é um produto frágil que precisa ser comercializado fresco, como é que faz?

A Cultura do Alface

A alface, cujo nome científico é lactuca sativa L., é o vegetal de salada mais popular. Seu alto teor de fibra faz com que seja um vegetal ideal para quem está de dieta. Existem muitos tipos de alface. A variedade nativa da alface se espalha do Mediterrâneo para a Sibéria , embora tenha sido transportada para quase todas as áreas do mundo. Plantas geralmente têm uma altura e propagação de 15 a 30 cm. Dependendo da variedade e época do ano, a alface geralmente vive de 65 a 130 dias, do plantio até a colheita. O mais popular localmente é o tipo alface iceberg, que inclui variedades verdes e verdes claras. O tipo de folhas soltas inclui variedades vermelhas, bronze, verde escuro, verde maçã, etc.

Alface Vermelha
Alface Vermelha

Os principais produtores são a China, com mais de 50% da produção mundial. As propriedades nutricionais diferem entre os tipos de alface. Os tipos frondosos contêm mais micronutrientes do que os tipos encabeçados. Os tipos verde escuro têm mais caroteno, ferro e vitamina C. Uns são relativamente mais nutritivos do que outros. Geralmente cultivada como uma anual resistente, a alface é facilmente cultivada, embora exija temperaturas relativamente baixas para evitar que ela floresça rapidamente. Pode ser atormentado por numerosas deficiências nutricionais, assim como pragas de insetos e mamíferos e doenças fúngicas e bacterianas.

Produção de Alfaces por Hectare

São necessários cerca de 150 a 200 gramas de sementes por hectare. Prepare cinco canteiros medindo 1 x 10 m cada. Pulverize-o solo, com um quilo de esterco de galinha totalmente decomposta e 300 gramas de casca de arroz carbonizada / m². Molha os canteiros e faça linhas rasas entre sete e dez centímetros de distância. Mergulhe as sementes em água morna por quatro horas, deixe secar e semeie. Cubra levemente com terra e palha com casca de arroz, palha de arroz picada ou fibra de coco. Regue regularmente. Procure fornecer sombra parcial durante a estação seca e abrigo de chuva durante a estação chuvosa. Endurecer o embrião vegetal já desenvolvido, ou broto, uma semana antes do transplante, diminuindo a frequência de rega e expondo totalmente à luz solar para minimizar o choque de transplante. Transplante em três semanas após a picada.

Sementes de Alface
Sementes de Alface

Faça o arado e grade o terreno duas vezes. Prepare camadas soltas com um metro de largura e afastadas cerca de setenta e cinco centímetros uma da outra. Adicione um quilo de estrume de galinha totalmente decomposta e trezentas gramas de casca de arroz carbonizada por m². Aplique a palha de arroz ou o filme de cobertura e faça duas fileiras com buracos de trinta ou quarenta  centímetros nas camadas para alfaces verdes ou três fileiras com buracos de trinta ou quarenta centímetros nas camadas para alfaces de folhas soltas.

Regue bem os buracos. Transplante uma muda por buraco. Nos dias de sol, transplante à tarde para minimizar o choque do transplante. Preencha todas as fileiras de uma só vez. Durante o transplante, fertilizante composto. Informe-se sobre o processo e frequência de fertilização entre os primeiros 15 a 30 dias após o transplante na região em que mora.

Sistema de Rega Automática de Alface Por Hectare
Sistema de Rega Automática de Alface Por Hectare

Aplicar estrume do chá e o suco fermentado da planta uma vez por semana para aumentar o vigor da planta e a resistência a pragas e doenças fúngicas é uma boa ideia. Para preparar o estrume do chá, mergulhe 3/4 saco de esterco de vaca / cavalo seco em um tambor de plástico cheio de 190 litros de água por sete dias e use como fertilizante foliar ou como solo embebido. Para preparar o suco da planta fermentada, misture as partes da planta que crescem ativamente com a mesma quantidade de melaço ou açúcar mascavo. Após uma semana de fermentação, extrair o suco e aplicar como fertilizante foliar a 1 colher de sopa de água.

Gestão de Pragas e Colheita

Tesourinhas e pulgões são duas das principais pragas de alface. Prepare solução de spray de pimenta, misturando 100 g de pimenta macerada em 16 L de água. Adicione 1 colher de sopa de sabão e use como spray botânico contra essas pragas. A podridão bacteriana pode ser minimizada pela cobertura morta e esterilização solar durante uma semana de leitos preparados antes do transplante.

A colheita do alface se dará entre 45 a 60 dias após o transplante ou quando as cabeças estiverem firmes. Colheita de folhas soltas, conforme necessário, de preferência antes de aparafusar. Para plantio em grande escala, classifique as cabeças no campo e embale-as imediatamente em caixas de papelão perfuradas. Se disponível, o resfriamento a vácuo a 1 ° C é o melhor. Transporte a 4 ° C.

Cultivo do Alface Moderno

Modernos sistemas hidropônicos automatizados estão sendo desenvolvidos por empresas de automação para dar aos produtores a oportunidade de alcançar altas produtividades com o menor quantidade de trabalho e energia. Desde os anos 80, os primeiros sistemas de barrancos móveis foram colocados em estufas. Agora, mais de 35 anos depois, é um sistema de sarjeta que atinge números impressionantes de produção. Com esse modelo de sistema, garante-se ao produtor colher 900 cultivos por metro quadrado, com o uso de apenas 4 trabalhadores por hectare.

O sucesso da agricultura hidropônica requer a melhor atenção aos detalhes. Em forte contraste com os tratores e suas bombas de pulverização, não é a magnitude, mas a precisão com que eles lidam com hidroponia que traz sucesso. Os riscos da agricultura hidropônica não são necessariamente menores, mas são bastante diferentes daqueles associados à agricultura em campo aberto. Os benefícios de ambos também diferem. Então, não é simplesmente um caso de mais dinheiro com menos terra. A estação de crescimento das alfaces nos túneis hidropônicos com menos de 60% de tecido de sombra é de uma a duas semanas mais curta do que no sistema de campo aberto. Graças ao clima controlado e à proteção do pano de sombra, até nove plantações de alface por ano são possíveis no sistema hidropônico.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *