Home / Plantas / Posso Comer Brócolis Todo Dia?

Posso Comer Brócolis Todo Dia?

O brócolis é um vegetal que faz parte da família do repolho e pertence a família Brassicaceae. De cor verde e aparência que remete a uma pequena árvore, o brócolis pode ser consumido das mais diversas formas como, por exemplo, cozido, refogado, cozido a vapor, ou até mesmo cru.

Este pequeno e saboroso vegetal começou a ser cultivado há alguns séculos no continente europeu, porém hoje em dia é um vegetal existente nas mais diversas regiões do mundo. Embora consiga ser produzido também em climas mais quentes, o calor faz com que ele fique mais propenso a ser atacado por pragas. Por isto o brócolis se desenvolve melhor quando é cultivado em áreas mais frias, com temperatura em torno de 18º e 23º graus Celsius.

Formas de Preparar o Brócolis
Formas de Preparar o Brócolis

Variedades de Brócolis

Existem diversas variedades de brócolis, sendo que no Brasil, os mais comumente comercializados são dois tipos, o brócolis ninja e o brócolis comum. Esses dois tipos se diferenciam basicamente pela sua aparência.

O brócolis ninja, que em algumas regiões é conhecido também como brócolis japonês possui como característica um talo mais grosso, uma única cabeça e poucas folhas quando comparado ao brócolis comum, além disto essa variedade normalmente é comercializada congelada em pacotes.

Já o brócolis comum possui diversos talos, mais que uma cabeça e uma maior quantidade de folhas. É encontrado mais facilmente que o o brócolis ninja, sendo vendido em feiras e supermercados, por exemplo.

Além de poder ser diferenciado pela sua aparência, o brócolis ninja e o comum pode ser diferenciado também através do paladar, uma vez que os dois possuem sabores diferentes um do outro.

Posso Comer Brócolis Todo Dia?

O brócolis é um alimento muito nutritivo, fonte de diversos nutrientes e vitaminas. É um alimento bastante utilizado em dietas e programas de reeducação alimentar, devido suas importantes propriedades. Além disto, é um alimento muito saboroso e que pode ser consumido de diversas formas. Embora apresente todos esses benefícios, muitas pessoas tem dúvidas se pode comer brócolis todos os dias.

Os Benefícios do Brócolis
Os Benefícios do Brócolis

Este vegetal é extremamente saudável e em uma porção de 100 gramas do mesmo, existem apenas 34 calorias. Porém, estudos apontam que embora seja um alimento com diversas vantagens de consumo, nem todo mundo pode comer brócolis todo dia, como por exemplo pessoas com problemas na tireoide.

Cuidados com Tireoide e Alimentos
Cuidados com Tireoide e Alimentos

Portadores de hipotireoidismo não podem comer brócolis todos os dias, porque assim como outros alimentos que pertencem a mesma família, como a couve flor e o repolho por exemplo, apresentam compostos responsáveis por conferir a estes características referentes a sabor e ao aroma, que podem bloquear no nosso organismo a absorção do iodo, que é uma substância utilizada na síntese de hormônios tireoidianos.

Mas calma, isto não quer dizer que caso você possua hipotireoidismo não pode mais consumi-lo, mas sim que caso tenha esta disfunção é melhor que não coma brócolis todo dia, ou então o consuma em pequenas porções como forma de prevenção.

Quais são as Substâncias Importantes que estão Presentes no Brócolis?

Existem diversos componentes presentes no brócolis que podem explicar o porque você comer brócolis todos os dias possa ser algo vantajoso para o seu organismo. Essas substâncias, além de manter o seu corpo mais saudável podem ser importantes aliados na prevenção de diversas doenças.

Entre essas substâncias estão a Quercetina que é um importante antioxidante, a Indole-3-carbinol e o Sulforano que são substâncias que podem possuir efeitos benéficos contra o câncer, o grupo dos Caratenoides que possuem efeitos benéficos comprovados sobre a saúde dos olhos, além do Kaempferol que é um importante antioxidante responsável por prevenir diversas doenças como alergias, câncer e doenças cardíacas.

É importante lembrar que não apenas as flores do brócolis possuem esses importantes componentes, mas seu talo e suas folhas também não devem ser desperdiçados uma vez que neles se encontram concentradas importantes vitaminas como a A, C, K e B, além de minerais como cálcio, ferro, e potássio.

A Atuação do Brócolis na Prevenção de Doenças

Poder comer brócolis todos os dias podem trazer inúmeros benefícios a sua saúde justamente pelo fato de ser rico em diversos componentes importantes para o nosso organismo. Uma importante atuação deste alimento é no fortalecimento do nosso sistema imune e na manutenção da saúde da nossa visão.

Uma das suas atuações mais conhecidas é na prevenção do câncer, isto ocorre porque este vegetal possui isotiocianato, sulforafano e mirosinase que são substâncias anticancerígenas.

Substâncias do Brócolis
Substâncias do Brócolis

O brócolis possui também alguns componentes anti-inflamatórios que podem relaxar as artérias e a musculatura cardíaca e diminuir os danos celulares no músculo do coração prevenindo doenças cardíacas . Além disto, possui diversas substâncias antioxidantes que ajudam a combater o colesterol e os radicais livres.Por fim, ainda é rico em fibras atuando assim na prevenção de doenças do cólon.

Formas de Preparo para o Brócolis

Você pode comer brócolis todo dia, porém preparando-o de diversas formas. Diferenciar o modo de preparo e a sua utilização, principalmente no caso de pessoas que aderem a dietas e programas de reeducação alimentar, pode ser importante para evitar que você enjoe de consumi-lo por exemplo.

Este interessante vegetal pode ser consumido por exemplo cozido com o arroz, cozido com outros vegetais e refogado na manteiga. Porém a forma mais interessante de consumo é cru, sendo usado em saladas por exemplo, ou até mesmo em sucos naturais. O consumo do brócolis cru permite que haja a preservação dos nutrientes e vitaminas, e consequentemente um melhor aproveitamento dos benefícios que o brócolis pode acarretar a sua saúde.

Os Benefícios do Brócolis na Musculação

Muitas pessoas nem imaginam, porém, poder comer brócolis todo dia pode ser uma boa carta na manga para potencializar os efeitos da musculação. Isto ocorre porque este alimento é um dos vegetais com maior concentração de proteínas, sendo que em cada 100 gramas de brócolis existem aproximadamente 2,8 gramas de proteína. Para quem não sabe, a proteína é responsável por ajudar no crescimento e manutenção dos músculos.

Porções de Brócolis e seus Benefícios
Porções de Brócolis e seus Benefícios

Sendo assim, fica clara a importância da inclusão e consumo mais frequente do brócolis na nossa alimentação, até mesmo para quem não faz dieta ou musculação, e a menos que possua alguma disfunção na tireoide você pode comer brócolis todos os dias. É recomendado que seu consumo seja feito em pequenas porções, pois como já sabemos, tudo o que é consumido em excesso pode trazer problemas.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *