Home / Plantas / Plantio de Banana Prata Anã

Plantio de Banana Prata Anã

A banana é a fruta mais consumida pelo brasileiro. Além disso, ela também é bastante cultivada no país. Por estes motivos, não é estranho saber que muitas pessoas procuram um método de como cultivá-las em sua casa para não ter que fiar comprando sempre.

Elas vieram até nós do extremo oriente, e, desde quando chegou, não saiu mais. Ela é típica das regiões mais úmidas, e, quando encontra situação desfavorável para o seu crescimento, hiberna. Você já ouviu falar que a bananeira consegue hibernar para se proteger? Pois é. E não é só esse fato curioso que ela possui.

Sua altura pode chegar aos 8 metros, mas, sua estatura mediana se aproxima dos 2 metros. Por serem bem simples de cultivar, muitos produtores recorrem a ela. E, além da facilidade que apresentam, ainda dão muitos frutos.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a bananeira, veja como é possível você fazer o plantio da banana prata anã em sua casa ou no campo!

Como Fazer o Plantio Dessa Fruta?

Rizomas. É isso que você vai precisar. Caso não saiba, rizoma é um tipo de caule que cresce na horizontal. Ele é plantado em pelo menos 10 cm na terra. Depois disso, ele cresce tanto para cima quanto para baixo. Quanto mais leve ele for, mais tempo você terá que esperar para a frutificação.

Se você decidir irrigá-lo, pode começar o seu plantio em qualquer época do ano.

Agora, caso saiba que não terá tempo e dinheiro para isso, é melhor esperar a época das chuvas para que o crescimento da bananeira não seja prejudicado. O importante é que você não comece o cultivo quando a temperatura está abaixo dos 15º. Isso dificulta — e muito — o seu desenvolvimento. É bem capaz do rizoma nem se desenvolver.

Temperaturas Ideais Para o Cultivo

A banana prata anã é pequena (como o nome sugere). Porém, por mais que ela seja mais delicada do que as outras espécies da fruta, o seu plantio se assemelha todos os outros.

Primeiramente, a temperatura ideal para o desenvolvimento está entre os 20º e 24º. Ela consegue se adaptar a climas quentes, porém, é bem melhor que o clima esteja ameno.

Agora, se a sua região não permite que a temperatura fique estável, o cultivo não sofre tanto se estiver entre os 12º e 35º. Porém, caso esteja muito quente, e, especialmente, se estiver muito frio, tanto a árvore quanto os frutos podem sofrer danos permanentes.

Além dos danos, é provável que o desenvolvimento também fique prejudicado. O perigo é ainda maior com as espécies de menor tamanho. Como a banana prata anã possui um dos menores tamanhos, ela é ainda mais sensível ao frio.

Muda de Banana Prata Sendo Plantada
Muda de Banana Prata Sendo Plantada

Um alerta: Caso você more em regiões muito frias (como o sul do Brasil, por exemplo), é melhor não fazer o cultivo dessa espécie para não ter prejuízos. A não ser que você consiga manter a temperatura, pois assim, não terá problema algum.

A proteção da geada e das chuvas fortes serão fatores que indicarão se a sua bananeira irá sobreviver por um longo tempo. Caso você não tome cuidado, pode ser que todo o processo seja destruído.

Lembre-se também que esta espécie é muito prejudicada quando está sem água por muito tempo. Portanto, não deixe de irrigá-la caso as chuvas não colaborem!

Adubação

Processo de Adubação
Processo de Adubação

É muito importante que a adubação de seus rizomas seja a mais natural possível. Esterco de curral curtido é o ideal. Agora, caso você esteja pensando em fazer uma plantação de bananeiras bem grande, terá que consultar um especialista para guiá-lo.

Em plantações grandes, o nível de pH e a quantidade de nutrientes influencia muito. Por isso, seja precavido caso não tenha o conhecimento nessa área. Se houver pouco, a planta demorará em crescer. Se houver muito, pode prejudicar seu crescimento e a formação dos seus nutrientes.

Ela Sofre Contra Pragas e Doenças?

Isso é algo muito perigoso, todos os agricultores sofrem com esse mal. A maioria deles usam produtos que, infelizmente, prejudicam o sabor da fruta e interfere no desenvolvimento natural da planta.

Não há problema algum em usar esse tipo de químico, porém, deve tomar cuidado para que isso não seja um malefício para a saúde. Em grande parte das vezes, o que é usado nem é recomendado para a planta que irá recebê-lo. Lembre-se de que o consumidor confia nos produtores!

Existem produtos para evitaras pragas de destruírem sua plantação. Uma boa dica — que é natural, assim, não interfere no crescimento da sua bananeira — é usar algum tipo de óleo.

Existem óleos minerais no mercado, e, junto com um bom fungicida, podem resolver esse problema que tanto importuna quem está plantando. É bem fácil de encontrá-los, vá até um comércio especializado em agricultura.

Menina com o Pai Cuidando de Muda de Bananeira
Menina com o Pai Cuidando de Muda de Bananeira

Para finalizar, vale lembrar que é sempre bom manter o canteiro bem capinado. Independente se é apenas um pé na sua casa ou uma plantação inteira: o solo deve ser cuidado antes, durante e depois da plantação.

O crescimento gira em torno de 1 ano, é bem rápido. Caso queira comercializar, é bem provável que você irá ganhar dinheiro bem rápido! Elas são as frutas favoritas do brasileiro, achar quem compre não será difícil.

Agora que você já sabe como realizar o plantio da banana prata anã, procure agora mesmo o melhor local para reproduzir tudo o que foi ensinado! É essencial colocar o aprendizado em prática!

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *