Home / Plantas / Plantas em Extinção no Mundo

Plantas em Extinção no Mundo

De acordo com uma análise recente feita pela União Internacional para a Conservação da Natureza, um quinto das plantas da Terra estão ameaçadas de extinção.

Uma Extinção Maléfica pra Nós Mesmos

Para algumas pessoas, as plantas são bonitas de se olhar. No entanto, existem muitas razões pelas quais as plantas são necessárias para a sobrevivência do planeta. Animais, humanos e plantas estão interligados. As plantas purificam o ar e a água, regulam o clima, absorvem a água das inundações e evitam a erosão. Eles fornecem às pessoas e animais alimentos, casas e empregos. Estima-se que 40% dos medicamentos sejam feitos a partir de plantas e apenas 5% das espécies de plantas tenham sido exploradas para fins medicinais!

Por exemplo, pervinca rosada, nativo das florestas tropicais de Madagascar, contém propriedades anti-tumorais e é agora uma espécie em extinção na natureza. À medida que as espécies de plantas se extinguem, a chance de descobrir novos remédios desaparece. Nossa sobrevivência depende de uma grande variedade de plantas então cada um é importante.

O Que Está Causando Essa Extinção

Tanto a natureza quanto o homem podem causar a extinção das plantas. Às vezes, eventos naturais como erupções vulcânicas ou outros desastres naturais podem matar uma espécie de planta em um curto espaço de tempo. Outras vezes, uma mudança no clima mata as espécies lentamente ao longo do tempo.

No entanto, os seres humanos são responsáveis ​​pela ameaça de muitas espécies de plantas, principalmente da destruição do habitat. Apesar de ocuparem apenas 2% do mundo, as florestas tropicais abrigam 50% dos animais e plantas do mundo. A cada segundo, um pedaço de floresta tropical do tamanho de um campo de futebol é destruído para madeira, pecuária, agricultura ou desenvolvimento.

Poluição, uso de pesticidas e outros produtos químicos tóxicos, sobre a coleta de plantas ameaçadas de extinção, a extinção de polinizadores, o controle de incêndios e inundações, e invasão de espécies de plantas não nativas são outras grandes razões para que certas plantas estejam se extinguindo.

Por exemplo, o raro arafflesia, que produz as maiores flores ameaçadas de extinção no mundo (e cheira a carne podre), está em risco de extinção devido à sua raridade natural, destruição das florestas tropicais da Indonésia e coleta excessiva por seres humanos. As plantas carnívoras dos Estados Unidos são outro grupo de espécies ameaçadas devido à drenagem de zonas úmidas. A margarida de boneca, um tipo de áster selvagem, está quase extinta devido à destruição do habitat natural e à eliminação de incêndios em pradarias pelas pessoas, que ajudam a planta a crescer.

Será Que Há Salvação?

Felizmente, existem muitas maneiras de salvar espécies de plantas ameaçadas de extinção. Seja gentil com o meio ambiente – reduza, reutilize, recicle e não polua. Pesquise produtos antes de comprá-los e certifique-se de que eles sejam feitos por uma empresa que cuide do meio ambiente e que eles não sejam feitos de espécies de plantas ameaçadas ou em perigo de extinção. Não desenterre plantas nem colha flores de reservas florestais, parques federais ou parques estaduais.

Se uma planta de aparência incomum for encontrada, tire uma foto da planta, registre a localização e faça alguma pesquisa para ver se ela é uma espécie protegida. Se estiver, notifique os pais, a universidade ou o grupo de conservação. Às vezes, sementes de espécies ameaçadas estão disponíveis em grupos de poupança de sementes; se possível, desenvolva plantas ameaçadas nativas da região e compartilhe-as com os amigos.

Não plante nenhuma espécie não nativa que possa se tornar invasora. Escrever cartas aos senadores estaduais e representantes pedindo-lhes que apoiem a legislação que protege as espécies ameaçadas; escreva cartas para jornais explicando a importância de flores e plantas ameaçadas. Eduque amigos, familiares e colegas sobre os perigos da extinção de plantas e o que eles podem fazer.

Lista de Plantas Ameaçadas

Para que uma espécie seja considerada ameaçada pela IUCN, ela deve atender a certos critérios quantitativos que são projetados para classificar os táxons que enfrentam “um risco muito alto de exposição”. Um risco ainda maior é enfrentado por espécies criticamente ameaçadas , que atendem aos critérios quantitativos para espécies ameaçadas de extinção. Plantas criticamente ameaçadas são listadas separadamente. Existem 6147 espécies de plantas que estão ameaçadas ou criticamente ameaçadas de extinção.

Além disso, 1674 espécies de plantas (7,6% dos avaliados) são listadas como deficientes em dados , o que significa que há informações insuficientes para uma avaliação completa do estado de conservação. Como essas espécies normalmente têm pequenas distribuições e / ou populações, elas são intrinsecamente ameaçadas, de acordo com a IUCN. Embora a categoria de dados deficiente indique que nenhuma avaliação do risco de extinção foi feita para os taxa, a IUCN observa que pode ser apropriado dar a eles o mesmo grau de atenção que os táxons ameaçados, pelo menos até seu status ser avaliada.”

Existem 29 espécies de briófitos avaliadas como ameaçadas de extinção.

Existem 67 espécies e uma subespécie de pteridófitas avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 61 espécies e uma subespécie na classe Polypodiopsida avaliada como ameaçada de extinção.
Existem 163 espécies, sete subespécies e 29 variedades de gimnospermas avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 2770 espécies, 81 subespécies e 70 variedades de dicotiledôneas avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 51 espécies na ordem Piperales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 174 espécies, 12 subespécies e duas variedades em Theales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 67 espécies, quatro subespécies e uma variedade na ordem Malvales avaliada como ameaçada de extinção.
Existem 68 espécies, uma subespécie e uma variedade em Violales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 93 espécies, quatro subespécies e 15 variedades em Euphorbiales avaliadas como ameaçadas de extinção.

Existem 67 espécies, duas subespécies e duas variedades na ordem Laurales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 96 espécies, uma subespécie e duas variedades em Ebenales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 43 espécies na ordem Celastrales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 227 espécies, quatro subespécies e dez variedades na ordem em que Myrtales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 121 espécies, três subespécies e sete variedades da ordem Sapindales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 166 espécies e seis subespécies na ordem Magnoliales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 30 espécies em Capparales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 63 espécies e uma variedade na ordem Apiales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 64 espécies e duas variedades na ordem Gentianales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 77 espécies, quatro subespécies e quatro variedades na ordem Rosales avaliadas como ameaçadas de extinção.

Existem 21 espécies em Primulales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 24 espécies, uma subespécie e três variedades em Urticales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 216 espécies, 11 subespécies e duas variedades na ordem Scrophulariales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 55 espécies e três subespécies na ordem Lamiales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 17 espécies, três subespécies e uma variedade em Nepenthales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 214 espécies e uma subespécie na ordem Caryophyllales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 625 espécies, dez subespécies e duas variedades de monocotiledôneas avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 245 espécies, quatro subespécies e duas variedades em Orchidales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 96 espécies e duas subespécies na ordem Liliales avaliadas como ameaçadas de extinção.
Existem 55 espécies em Cyperales avaliadas como ameaçadas de extinção.

Veja também

Flores de Cravo em Ritual Fúnebre

Flor de Cravo de Defunto Significado

Os Seres Humanos e Seus Rituais Desde que passamos a nos organizar como sociedades nós, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *