Home / Plantas / Para Que Serve a Nódoa da Bananeira?

Para Que Serve a Nódoa da Bananeira?

Você já se perguntou para que serve a nódoa da bananeira? Talvez você nunca tenha ouvido falar dela! Porém, saiba de antemão que é um dos grandes aliados que a natureza nos fornece para combater diversas enfermidades.

Pode ser que este nome soe estranho para você, principalmente se nunca viu uma bananeira de perto. Elas produzem uma espécie de flor (também conhecida como umbigo ou coração da banana), que, quando consumido, trazem diversos benefícios para a saúde.

Mas, não ache que isto é receita antiga, dos nossos antepassados: Muita gente acreditava que fazia muito mal comer a nódoa desta planta. Apenas recentemente que todas as suas propriedades terapêuticas foram descobertas e o quanto ela é boa para o consumo humano.

Os animais já aproveitavam isso há muito tempo e agora é a nossa vez. Descubram aqui quais são as principais características da flor da bananeira e introduza agora mesmo em sua dieta!

Onde Encontrá-lo?

É bem provável que você irá encontrá-lo na bananeira, caso alguém ainda não tenha apanhado. Nos supermercados e quitandas é um pouco incomum, porém, dependendo do local onde mora, você pode consegui-lo.

Para que você saiba do que estamos falando, terá que ver de perto. A nódoa cresce no final do cacho de bananas e possui uma flor com coloração mais escura. A tonalidade pode ser vermelha e variar para um roxo escuro. As flores pequenas, que são encontradas dentro da nódoa, são transformadas em bananas.

Propriedades do Coração da Bananeira

Suas vitaminas mais predominantes são a A e a C. Só por este motivo, já deve ser um alimento que deve estar em seu cardápio. Todas as suas partes podem ser consumidas, inclusive a casca dura. Aliás, sua casca é muito utilizada na culinária fora do Brasil.

Além de suas principais vitaminas, ela também é rica em vitamina E, ferro, fibras, magnésio e potássio, que são fontes de saúde para quem as consome. Alguns dos nutrientes são difíceis de encontrar com abundância, porém, essa planta é uma das únicas a conseguir este feito.

O modo mais comum de comê-las é fazendo uma salada. Já as flores, o ideal é que sejam consumidas cruas, para que os seus nutrientes não sejam perdidos caso forem passadas em algum tipo de preparo. O lado ruim é que seu gosto é um pouco amargo, podendo não agradar todos os paladares.

Cura de Infecções

Infecções
Infecções

Suas propriedades também são excelentes para quem deseja se curar rapidamente de uma infecção. Suas substâncias ajudam a prevenir o crescimento de bactérias no corpo. Caso você tenha alguma enfermidade que está deixando alguma inflamação, a nódoa da bananeira é um alimento excelente para contê-lo.

Outro fator muito interessante é que ela foi comprovada cientificamente que mata todas as larvas da malária.

Ótima Para Melhorar o Quadro de Diabetes e Anemia

Os pacientes que possuem algum tipo de diabetes podem consumi-la para que haja uma redução da taxa de açúcar no sangue. Ao mesmo tempo, as hemoglobinas no corpo são aumentadas. Para você que não sabe, as hemoglobinas são as principais responsáveis pelo transporte de oxigênio.

Suas folhas são ricas em nutrientes como as fibras e o ferro, e, com isso, a produção de glóbulos vermelhos pelo organismo aumenta em quantidade e qualidade. Uma maneira bem simples de consumir essa flor é adicionar aos pratos que você come rotineiramente. Caso queira, pode fazer um prato salgado também.

Combate os Problemas Menstruais, Além de ser Ótimo Para a Saúde do Útero

Para as mulheres que sofrem algum tipo de problema relacionado aos úteros, o coração da bananeira pode ser uma ótima opção para melhorar o quadro. Essa planta aumenta a produção de progesterona no organismo, fazendo com que o seu ventre fique saudável.

Problemas Menstruais
Problemas Menstruais

Da mesma forma em que a progesterona colabora com a saúde do útero, ela também faz com que os sangramentos excessivos cessem na menstruação. Para as moças que passam por este tipo de situação, a ingestão do umbigo da bananeira pode resolver a situação.

Combate os Radicais Livres

Com suas propriedades antioxidantes, os radicais livres não têm vez. Além disso, a flor da bananeira também trata de todos os problemas que são resultados de uma falta de oxigenação nas células, como o envelhecimento precoce e, principalmente, o câncer.

Estudos feitos com essa planta também tiveram resultados promissores, no que se refere ao tratamento de doenças como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson. Além de ajudar a diminuir os sintomas quando a doença já está em um nível avançado, ela também previne pessoas suscetíveis as enfermidades de as desenvolverem.

Os radicais livres podem ser um grande problema para a saúde humana, levando a consequências irreversíveis. Inserir a flor de bananeira em sua dieta pode ser a chave para que a sua saúde seja impecável e ainda não dar nenhuma margem de risco para que doenças degenerativas possam florescer dentro do organismo.

Melhora Problemas Gastrointestinais

Por último, mas não menos importante, o coração da bananeira é um ótimo auxiliar para tratar de problemas relacionados com o estômago. Gastrites e úlceras têm o impacto reduzido drasticamente apenas com a ingestão desse alimento.

Como são ricas em fibras solúveis, não passam com dificuldades pelos órgãos, já que se dissolvem em forma de água e logo após isso, viram uma espécie de gel dentro do estômago.

Problemas Gastrointestinais
Problemas Gastrointestinais

Assim, você não sentirá dores quando está comendo e, ao mesmo tempo, estará tratando os efeitos das doenças que acometem os órgãos digestivos.

Como Selecionar a Flor de Bananeira Para Comer?

A resposta é simples: Caso queira comprá-la, é uma ótima ideia. Mas, melhor ainda, é colher diretamente de seu fruto. Veja se ela possui uma aparência limpa e brilhante, sem cortes e sem nenhuma mancha.

Seus modos de ingestão são diversos, como crua, cozida, temperada com especiarias ou até mesmo acompanhada de um saboroso molho. Também pode ser utilizadas como acompanhamento de arroz, massas, caldos e sopas.

Se ainda não conhecia todos esses benefícios, agora tudo isso te foi apresentado. O que está esperando? Procure um lugar onde você possa apanhá-la e prove-a hoje mesmo!

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *