Home / Plantas / Para Que Serve a Banana?

Para Que Serve a Banana?

Existem vestígios do consumo da banana há pelo menos 5.000 anos. Sociedades como as do Egito, Pérsia, Suméria, Mesopotâmia, Babilônia, entre outras, de acordo com a história, já sabiam para que tipo de utilidades serviriam as bananas.

Por esse motivo eles se beneficiavam, e muito, das inúmeras propriedades desse fruto conhecido, principalmente, pelos seus altos níveis de potássio e magnésio.

Estudos mais aprofundados afirmam – com bem mais autoridade – que a banana foi cultivada de forma regular no Sudeste Asiático, em países como Vietnã, Camboja, Laos, Singapura, Filipinas, Tailândia, Timor-Leste, além de muitas outras regiões próximas.

Dessas regiões, ela teria, supostamente, chamado a atenção de comerciantes árabes e, finalmente, trazida por estes para a Europa.

A partir daí, o seu roteiro é bastante conhecido: Da Europa – especificamente da Espanha e Portugal -, ela se espalhou por toda a Costa do Atlântico, trazida pelos colonizadores durante a saga da descoberta do Novo Mundo.

Aqui ela encontrou condições ideais para se desenvolver maravilhosamente: Umidade em torno de 80%, ventos não superiores a 14km/h, solo riquíssimo em matéria orgânica, temperaturas entre 25 e 34°C, e, obviamente, um clima tropical.

Nesse último caso, tal foi a sua adaptabilidade ao clima, que a banana simplesmente transformou-se, especialmente aqui no Brasil, no maior símbolo de tropicalidade que se conhece.

Mas o objetivo desse artigo é mostrar exatamente para que serve a banana, por meio de uma lista com 9 utilidades que, certamente, irão surpreender os menos familiarizados com as suas propriedades naturais.

1.Depressão

Sim, é possível usar vegetais como a banana, por exemplo, para combater casos leves de ansiedade, insônia e depressão. Isso porque a fruta é riquíssima em triptofano, um aminoácido capaz de atuar na síntese de proteínas e ainda estimular a produção de serotonina e endorfina no cérebro.

Como o triptofano não pode ser produzido naturalmente pelo organismo, somente ao introduzi-lo à dieta será possível manter os níveis necessários para o funcionamento do organismo de forma satisfatória.

2.Distúrbios Intestinais

A banana serve também para aliviar distúrbios do aparelho digestivo. A variedade conhecida como banana-da-terra ou caturra, por exemplo, é uma potência em fibras, capaz de regularizar esse aparelho e saciar a fome como poucos vegetais na natureza.

Além disso, cientistas da Universidade de Liverpool concluíram que as fibras solúveis da banana são capazes de combater transtornos intestinais, como a Doença de Crohn, por exemplo, graças à sua capacidade de evitar que a bactéria Escherichia coli seja fixada à parede do intestino.

3.Produção de Massas Alimentícias

Essa, definitivamente, é uma novidade! Em sua tese de Doutorado em Ciências da Saúde, a nutricionista Renata Zandoni apresentou-nos a capacidade da massa de banana verde de ser transformada em massa de macarrão.

Um verdadeiro “achado”, já que, ainda de acordo com a suas pesquisas, o macarrão produzido à base de banana consegue ter níveis de proteínas bem maiores do que os tradicionais, além de possuir quase 10 vezes menos gorduras.

4.Materiais Plásticos

Na busca por descobrir para que mais serviria a banana, pesquisadores da Universidade de São Paulo (UNESP) acabaram descobrindo que é possível obter materiais plásticos com as suas fibras.

De acordo com eles, a técnica desenvolvida consegue produzir um verdadeiro “super-plástico”, facilmente degradável pela natureza, bem mais leve, flexível, com uma resistência bastante superior aos tipos tradicionais, e ainda com a vantagem de utilizar os resíduos produzidos pela agropecuária.

5.Despoluir Água

Despoluir Água Com Banana
Despoluir Água Com Banana

Como é possível que a banana sirva, também, para despoluir rios, lagos e demais reservatórios de água? A resposta foi dada por Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da USP (Universidade de São Paulo, em Piracicaba).

Os estudantes descobriram que a fruta pode funcionar como uma espécie de filtro, capaz de eliminar até 90% dos resíduos de agrotóxicos da água.

Mas para que a banana sirva como um despoluente natural, é necessário secar e moer uma quantidade razoável das suas cascas e mergulhar o produto no reservatório que deseje purificar.

Após cerca de 45 minutos, o milagre! Praticamente todo o produto químico é absorvido pelo material. E o melhor: de forma 100% natural.

6.Adubo

Uma outra utilidade da banana, é como um excelente adubo orgânico para ser utilizado em jardins, vasos de plantas, canteiros, além dos mais diversos tipos de lavouras.

Tal capacidade vem do fato de que a bananeira caracteriza-se, entre outras coisas, por extrair grandes quantidades de nutrientes do solo e enviá-los (também em grandes quantidades) para todas as suas partes.

E o resultado disso é que o potássio e o magnésio podem ser encontrados em abundância na fruta. E por meio de determinados processos de compostagem, é possível produzir um adubo orgânico incomparável.

7. Para Tirar Verrugas

Casca de Banana em Verruga
Casca de Banana em Verruga

Para que a banana sirva como uma espécie de antiverrugas natural, é necessário que se utilize uma parte da casca da fruta madura. Esse pedaço deve ser aplicado no local e fixado com um esparadrapo ou band-aid, a fim de que esse local possa ser preservado e oxigenado.

Esse procedimento deve ser repetido por alguns dias, até que a verruga desapareça – preferencialmente à noite, quando poderá ser utilizado por várias horas seguidas.

8. Para Reduzir Rugas e Marcas de Acne

Acnes e marcas de expressão também podem ser combatidas por meio da aplicação tópica da casca de banana no local.

Aqui, mais uma vez, é a sua capacidade de adstringência que contribuirá para combater o problema – especialmente das variedades conhecidas como banana-da-terra, caturra ou marmelo.

Para tal, é preciso esfregar, levemente, todos os dias, a parte interna da casca da banana no local desejado do rosto. Logo após, deixe-a nesse mesmo local por pelo menos meia hora. E, após esse prazo, lave o rosto completamente.

O seu potencial de adstringência, inclusive, funciona como um preventivo para pequenas lesões que podem levar a diversos tipos de transtornos da face.

9.Farinha Verde

A farinha de banana verde é uma espécie de “menina dos olhos” do segmento de produtos orgânicos, muito por conta do seu caráter de originalidade.

Ela é obtida por meio da casca moída de variedades como a nanica, prata, maçã, entre outras, consideradas as mais tradicionais.

Para obter a farinha será necessário retirar as cascas (ou mesmo cortar rodelas do fruto inteiro), levá-las ao forno e mantê-las em temperatura média até que fiquem com uma consistência crocante e seca.

Logo após, bata todo esse material no liquidificador, até que ele transforme-se numa farinha, para ser aproveitada na fabricação de bolos, pães, tortas, mingaus, iogurtes, ou mesmo com água potável. Tomando apenas o cuidado para não consumir mais do que 30g do produto por dia.

Pois bem. Essa foi a nossa lista com algumas das formas mais originais de utilizar a banana no dia a dia. Mas, e a sua? Deixe-a na forma de um comentário. E não deixe de compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e também familiares.

Veja também

Flores de Cravo em Ritual Fúnebre

Flor de Cravo de Defunto Significado

Os Seres Humanos e Seus Rituais Desde que passamos a nos organizar como sociedades nós, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *