Home / Plantas / Para Que Serve a Água de Bananeira?

Para Que Serve a Água de Bananeira?

Que a banana é um fruto muito rico, principalmente em açúcares, ideal para garantir nossa energia, e em nutrientes, já é um fato conhecido e tratado aqui no blog. Entretanto, o uso de outras partes da bananeira fora seu fruto ainda estão em construção e não são completamente comuns.

São diversas partes da planta que estão começando a serem utilizadas para nosso consumo diário. A maioria está sendo descoberta pela necessidade vegana e vegetariana de buscar outros alimentos que sustem a falta da carne animal e os nutrientes que ela traz para nosso corpo.

Um desses novos alimentos pegos da bananeira é a água de bananeira. Ela tem crescido sua popularidade após muitas pessoas utilizarem e comprovarem sua eficiência no tratamento de diversas questões. Desta forma, hoje trouxemos alguns fatos e explicações de para que realmente serve a água de bananeira.

A Bananeira

A planta de bananeira cresce a partir do subterrâneo e produz o pseudofruto que popularmente chamamos de fruto, que é a banana. Suas raízes são bem ricas em nutrientes dos mais variados tipos, por isso hoje, está se tornando comum o consumo do “coração de bananeira”.

Dependendo do tipo de banana que ali irá crescer, ela pode gerar mais de 200 bananas por cacho, sendo um valor bem alto, fazendo com que o preço que chega para nós consumidores não seja um exagero, e ajude a termos ela com tanta frequência dentro de casa.

São muitas as vantagens de se consumir essa fruta que a bananeira nos dá. Ela ajuda no emagrecimento, dá energia, melhora a saúde de sua visão e regula e vários outros. E o melhor de tudo, é que existem muitas formas de consumir esse alimento.

Você pode come-la crua, eliminando a casca depois. Ou fazer um bolo utilizando a carne e a casca, fritar a casca, amassa-la e comer com aveia e mel, ou somente canela. Todas essas opções deixam ainda mais fácil a digestão desse alimento.

Para Que Serve a Água de Bananeira

A água de bananeira nada mais é do que um estilo de chá feito a partir de uma ou mais bananas. Afinal, como já sabemos, a banana possui como um todo grandes poderes antioxidantes e reguladores estomacais. Sua água não vai ser tão diferente disso.

Recentemente foi descoberto que essa água ajuda em um problema que está afetando pessoas no mundo inteiro, inclusive brasileiros, que é a insônia. Com a demanda cada vez maior de trabalho, estudos e outros problemas que podem afetar o sono, como a ansiedade, dormir está se tornando um desafio cada vez maior.

Desta forma, descobriram que a banana é uma ajudante para combater essa insônia. Porém, para um resultado ainda mais eficiente e rápido, a água de bananeira se tornou uma opção mais interessante. Devemos lembrar que quando fazemos essa água, deixamos algumas coisas de lado, como as fibras, mas ganhamos mais em outras.

O magnésio e potássio estão em uma boa quantidade na banana, só que são mais encontrados na casca da fruta. E não é todo mundo que costuma utilizar a casca da banana para alguma coisa, ainda a maioria come a parte carnuda de dentro e joga fora o resto. Esses dois sais minerais ajudam no relaxamento dos vasos sanguíneos e nos músculos de forma geral.

Tal efeito ajuda a pessoa a ficar mais tranquila e conseguir ter um sono mais calmo e duradouro. Mas não fica somente nisso. Essa grande fonte de potássio também ajuda em outra questão.

Já ouviu sua avó mandando você comer banana quando está com câimbra? Ela não está errada. Diversas pesquisas apontam que uma quantidade baixa de potássio no sangue pode aumentar o número de câimbras musculares. Por isso, muitos atletas sempre possuem bananas em sua dieta para ajudar nisso.

Como a água de banana deixa em questão o potássio, juntamente com o magnésio, é uma boa para quando você sentir que está tendo câimbras musculares de forma muito regular. Vale ressaltar, que você também terá de forma imediata praticamente todos os benefícios de estar comendo uma banana crua ou de outra forma. Somente a questão das fibras, que pode ter seu valor bem diminuído.

Como Preparar a Água de Bananeira para Beber?

O procedimento de preparo da água de bananeira é bem simples e não é necessário possuir a planta no seu quintal, ou algo do tipo. Na realidade, o processo parece bastante com a realização de um chá.

Para fazer essa receita, você precisará de apenas dois ingredientes:

  • Uma ou duas bananas, dependendo do tamanho dela, cruas e COM casca. É preferível também a utilização de bananas orgânicas, que terão mais nutrientes e serão mais saudáveis.
  • Uma xícara de água.

Poucos ingredientes, certo? A preparação é ainda mais simples. Coloque a água para ferver, e enquanto isso retire a extremidade da banana. Após a água ferver, coloque a banana inteira dentro da água e espere por mais ou menos 10 minutos.

Quando o tempo passar, retire a banana e espere esfriar para beber o “chá de água de bananeira”. É recomendado você beber uma hora antes de se deitar para dormir, dando tempo para que ele funcione de forma correta. Não há nenhuma contraindicação, já que é algo completamente natural e sem nenhum tipo de produto industrializado.

Algumas pessoas também colocam canela no meio dessa água. Já sabemos que banana e canela dão um show no quesito de sabor, mas também fazem uma bebida bem terapêutica. Do modo que você preferir, essa água será um tratamento natural para certos problemas existentes e uma grande ajuda para nós.

Veja também

Flores de Cravo em Ritual Fúnebre

Flor de Cravo de Defunto Significado

Os Seres Humanos e Seus Rituais Desde que passamos a nos organizar como sociedades nós, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *