Home / Plantas / O Pepino é Uma Fruta, um Legume ou Um Vegetal?

O Pepino é Uma Fruta, um Legume ou Um Vegetal?

Qual a Origem?

Os primeiros registros dizem que os pepineiros são originários do Sul da Ásia, mais especificamente, da Índia. Introduzidos em território europeu a partir dos romanos. No Século XI já era cultivo na França e no século XIV, na Inglaterra. Na América chegou a partir dos colonizadores europeus, onde teve no território brasileiro um de seus maiores triunfos. A planta adaptou-se muito bem, pois necessita de zonas tropicais e temperadas e o Brasil possui as duas, sendo no Sul e Sudeste onde obteve maior adaptabilidade.

Composição

O pepino é composto majoritariamente por água (90%), mas também possui outras propriedades, tais como: Potássio, Enxofre, Manganês, Magnésio, Vitaminas A, E, K, Biotina e também grandes quantidades de fibras.

O fruto é longo, sua casca é verde com manchas escuras, a polpa é clara com sementes achatadas. Assemelha-se ao melão e a abóbora, ambos pertencem à família dos Cucurbitaceae. Nela se encontram plantas que possuem flores, frutos e folhas, geralmente são herbáceas rupícolas e terrícolas. Os membros desta família tendem a ter um porte rasteiro, um crescimento rápido e podem ser trepadeiras.

Variedades

Existem diversas variedades de pepinos no mundo. São basicamente dividas em duas categorias: pepino para corte, que é ele in natura, e em conserva. A partir da conserva faz o picles, também é utilizada para conservar o alimento por um longo período. No Brasil existem três principais tipos de pepinos, sendo eles: o Pepino Japonês, que são os mais alongados e finos, onde a casca é verde escura, rugosa e até um pouco brilhante. O Pepino Caipira, que é verde claro, com uma casca lisa e possui riscos brancos; também existem os Pepinos Aodai, que constitui em verde escuro e com a casca lisa.

Benefícios

O pepino possui ação anti-inflamatória e antioxidante, é diurético natural, evita a constipação, ajuda os diabéticos, faz bem à pele e ao coração. Pois possui grandes quantidades de vitamina C e de água, além de possuir Potássio, que junto com as fibras e com o Magnésio são capazes de reduzir a pressão arterial. Tem efeitos extremamente calmantes e possui baixo índice glicêmico. Sendo um alimento altamente nutritivo e pouco calórico, o pepino pode ser usado em saladas, sopas, purês e até em “sucos detox”. Além disso, ainda é usado em cosméticos para a pele. Como tantos benefícios em um único fruto? Mas calma lá. Fruto? O pepino é fruta? Fruto? Legume? Qual a diferença? Vamos ver.

O Pepino é Fruta, Legumes ou uma Verdura? A Diferença.

Pepino Cortado em Rodela
Pepino Cortado em Rodela

Muitas vezes nos perguntamos se isto é verdura, aquilo é legume, ou quiçá uma fruta. E ficamos em duvida e não sabemos responder. Isso acontece com o tomate, com o chuchu, com a berinjela, o pimentão, com a abobrinha e com o próprio pepino. Sempre acreditamos que estes são legumes, mas na verdade não são, pela botânica, estes são frutos. Já as verduras, que denominam do verde, são as plantas, folhas, como por exemplo, brócolis, ou a couve, é usado também para denominar as hortaliças. Legumes são os frutos salgados, possuem sementes, fazem parte: os leguminosos, os cereais e as oleaginosas, são exemplos de legumes, o feijão, vagem ou lentilha, cebola, milho, trigo, etc.

Fruta e fruto. Qual a diferença?

A diferença é sútil. Na Botânica, consiste em fruto, tudo o que envolva a polpa e a semente, são originário do ovário de plantas angiospermas. Essa parte da planta recebe o nome de fruta, legumes, verdura, isso que gera confusão. Este órgão da planta é responsável pela proteção de sua semente e também pela dispersão. São exemplos de frutos o pepino, tomate, kiwi, abacate, abóbora, pimentão, etc.

Fruta é uma expressão popular para os frutos adocicados e comestíveis, que muitas vezes possuem sumo, por exemplo, ameixa, goiaba, mamão, abacate, etc. Toda fruta é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta.

Além destas, existem ainda os pseudofrutos, que ao invés da semente ficar no centro do fruto, envolvida pela poupa, ela fica espalhado por ele. São exemplos: o caju, o morango, etc.

Utilidade do Pepino

Já que sabemos o que são frutos, frutas, verduras e legumes. Busquemos uma alimentação mais saudável para ter um maior cuidado com o corpo. Para manter o equilíbrio, necessitamos de um pouco de todos os alimentos, desde os de massa, que são ricos em proteínas, carboidratos ou gorduras, até os ovos, as verduras, frutas e legumes, que possuem mais água, e não tanta massa, mas que mesmo assim são fundamentais para a regulação do intestino e do corpo, pois possuem fontes riquíssimas de vitaminas, de fibras e componentes necessários ao nosso organismo.

Sempre que ingerimos um alimento é preciso questionar-nos o que estamos ingerindo, além do sabor, se estamos nos alimentando de verdade, nutritivamente, ou estamos apenas comendo, matando a vontade de comer algo gostoso. Claro que doces e derivados são muito bons, mas qual a função eles teriam para o nosso organismo? Apenas aumentariam nosso pico de açúcar no sangue e nos deixariam com energia, mas por pouco tempo.

Comer as verduras e legumes, deve fazer parte de nossa rotina, ainda mais das crianças, que não são fãs dos alimentos, mas precisamos fazer com que elas comam. Pois assim crescem e tornam-se adultos saudáveis.

Alimentação Saudável

O pepino é apenas mais um dos tantos outros frutos que possuem fontes riquíssimas de nutrientes, a berinjela é outro claro exemplo de alimento rico em nutrientes, a abobrinha, chuchu, espinafre, dentre tantos outros legumes verduras. Opção não é o que nos falta, e sim a vontade e disciplina.

Cabe a nós, encaixa-los em nossa rotina e passarmos a ter uma alimentação mais saudável, cuidando da saúde, como uma das principais nossas principais causas. Não se esqueçam, nosso corpo é sim o nosso templo, e temos que cuidar dele, que apesar dele ter o seu ciclo natural, podemos ajuda-lo a sobreviver um pouco mais, de maneira certa e saudável e não comendo besteiras como bolos, chocolates e sorvetes, que apesar de serem tão gostosos, não podemos comer com tanta frequência quanto devemos (e não comemos) as verduras, legumes, hortaliças, grãos e frutas.

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *