Home / Plantas / Nutrientes da Salada de Alface

Nutrientes da Salada de Alface

Entre os principais nutrientes de uma salada de alface, estão: vitaminas A, B, C e E, potássio, cálcio, ferro, riboflavina, niacina, zinco, fósforo, betacaroteno, entre outras substâncias essenciais pra o bom funcionamento do organismo.

Não por outro motivo, a alface é o vegetal folhoso mais presente na mesa dos brasileiros, e na região sudeste é praticamente um sinônimo da hora do almoço.

Para se ter uma ideia da importância desse vegetal, um grupo de professores e alunos da William Paterson Universidade de Nova Jersey resolveu responder a uma pergunta que, para os adeptos de uma alimentação saudável, é um dos maiores enigmas da humanidade: Quais são, afinal, os vegetais mais importantes para a alimentação diária de um indivíduo?

O resultado foi uma lista com 41 variedades de vegetais considerados os mais importantes para uma dieta saudável, com base na sua capacidade de satisfazer, adequadamente, pelo menos 10% das necessidades diárias de nutrientes de um indivíduo adulto (para cada 100 g do vegetal) e de serem adequadamente absorvidos pelo organismo por meio da alimentação.

E onde é que a alface entra nessa história? Bom, ela teve o mérito de, simplesmente, aparecer com três variedades dentro dessa lista. Com a 7ª posição para a alface lisa, a 9ª posição para a romana e 29ª posição para a alface americana.

Portanto, inspirada por esses e outros estudos acerca da importância desse vegetal para a alimentação diária de indivíduos de todas as idades, segue uma lista com algumas das principais virtudes dos nutrientes encontrados em uma porção generosa de salada de alface.

1. Perda de Peso

Um dos principais benefícios dos nutrientes consumidos em uma salada de alface, é o de ajudar os indivíduos a perderem peso – ou ao menos ajudá-los a “fazerem as pazes com a balança.”

No caso caso da perda de peso, os resultados positivos são obtidos com a ajuda da clorofila – um dos principais desintoxicantes naturais que existem, capaz de fazer uma verdadeira limpeza no fígado, sangue e demais órgãos do corpo humano.

Perdendo Peso com Alface
Perdendo Peso com Alface

Enquanto as fibras, como já se sabe, são capazes de retardar a fome, graças à lentidão com que são digeridas pelo organismo. E quando associadas à ingestão abundante de água, as fibras ainda são capazes de regularizar, por completo, as funções intestinais e eliminar o excesso de gordura que se localiza na região abdominal.

2. São Parceiros do Coração

Nesse caso, devemos creditar tal qualidade aos seus altos teores de betacaroteno (antioxidante), flavonoides, clorofila e vitamina C.

Tais substâncias, além de atuarem como excelentes vasodilatadores, ainda impedem que um excesso de gorduras acumule-se nas artérias, provocando a sua obstrução, com consequente risco para o bom funcionamento do coração.

Consumo de Alface
Consumo de Alface

O consumo, desde a mais tenra idade, de vegetais como a alface, é capaz de impedir os casos de infarto precoce, além da morte prematura de indivíduos em todo o mundo.

3. Colaboram com o Metabolismo do Organismo

Zinco, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B, C, entre outras, são nutrientes encontrados em uma salada de alface, e que, para a grata surpresa de muitos, contribuem para a aceleração do metabolismo, como espécies de “coenzimas” capazes de atuar em praticamente todos os sistemas metabólicos.

Eles aceleram os processos digestivos, excretores, hormonais (endócrinos), entre outros processos necessários para a manutenção de um indivíduo.

Alface e Metabolismo
Alface e Metabolismo

O resultado pode ser percebido pelo aumento surpreendente do vigor e da disposição; melhora da pele, ossos e unhas; fortalecimento dos músculos; cabelos mais vistosos e brilhantes; visão fortalecida; entre outros benefícios ligados ao bem estar geral.

4. São Coadjuvantes no Tratamento da Depressão

Calcula-se que, no mundo, cerca de 300 milhões de indivíduos convivem com depressão e suas principais parceiras: a ansiedade, insônia e síndrome do pânico.

Esse é um mal altamente debilitante, e que, em muitos casos, tem a ver com a produção deficiente dos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de bem-estar, prazer e autoestima.

Na luta contra esse transtornos, a medicina tradicional já possui as suas armas, mas hoje em dia já se sabe, também, que o Reino Vegetal pode atuar como um excelente coadjuvante nessa batalha.

O Gosto do Alface
O Gosto do Alface

E a alface entra nessa luta por meio da ação de uma propriedade chamada “Lactucina”, um produto amargo com aparência leitosa, e que produz surpreendentes efeitos analgésicos, calmantes, relaxantes e sedativos.

5. Promove o Vigor Físico e Mental

O vigor físico e mental é uma consequência quase natural do hábito de consumir vegetais desde a mais tenra idade.

As suas quantidades ideais de vitamina C, por si só, cumprem muito bem esse papel na vida de um indivíduo.

Alface - Benefícios Físicos e Mentais
Alface – Benefícios Físicos e Mentais

Mas a novidade é que as suas substância desintoxicantes e que equilibram a acidez no sangue também atuam como excelentes vasodilatadores, capazes de fazer com que água, oxigênio e nutrientes cheguem adequadamente ao cérebro e demais órgãos do corpo humano.

6. Controla o “Açúcar no Sangue”

Os nutrientes que são encontrados na salada de alface também ajudam a equilibrar os níveis glicêmicos. Isso se dá graças às suas elevadas quantidades de vitaminas A, C e E, além de potássio, magnésio, cálcio e fibras solúveis.

Nesse último caso, as fibras ajudam o intestino a absorver o excesso de açúcar ingerido por meio da alimentação, impedindo que ele acumule-se perigosamente no sangue.

Nutrientes do Alface
Nutrientes do Alface

Fígado, pâncreas, rins e aparelho digestivo também agradecem à ação desintoxicante dessas substâncias, que ajudam a tornar a vida dos diabéticos menos traumática.

7. Ajudam a Prevenir Diversos Tipos de Cânceres

Por fim, um outro benefício dos nutrientes que são ingeridos por meio do consumo de uma salada de alface, mas que não é simplesmente um benefício. É um benefício e tanto! Eles simplesmente possuem a capacidade de ajudar o organismo a impedir o desenvolvimento de células defeituosas.

Essa é uma virtude das substâncias conhecidas como “flavanoides” – espécies de compostos presentes nos mais diversos tipos de vegetais, com a função de evitar os danos provocados pela oxidação das suas estruturas.

Esse mesmo princípio ajuda a inibir a formação de células cancerígenas, além de atuarem como protetores dos glóbulos brancos (de defesa) do corpo humano.

Esse artigo respondeu às suas dúvidas? Tem algo que queira acrescentar? Fique à vontade para fazê-lo por meio de um comentário, logo abaixo. É por meio deles que conseguimos aprimorar, ainda mais, os nossos conteúdos.

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *