Home / Natureza / Nutrientes da Banana Prata

Nutrientes da Banana Prata

A banana é uma das frutas mais consumidas do Brasil. Ela é riquíssima em nutrientes, vitaminas e minerais; além de possuir uma ampla variedade – Banana Prata, Banana Maçã, Banana Nanica, Banana Ouro, Banana da Terra, etc.

Estima-se que já foram catalogadas mais de 50 espécies de banana, onde a grande maioria é oriunda dos continentes africano e asiático; No Brasil há apenas uma espécie nativa, a banana da terra.

Cada variedade de banana possui tamanho, textura, sabor e valores nutricionais distintos. Mas o que merece destaque são os nutrientes, os benefícios que elas proporcionam ao nosso organismo; e nesse quesito, todas as variedades são semelhantes.

Para cada objetivo, existe um tipo de banana, é simples. Para quem busca regular os nutrientes e o nível de potássio do corpo, pode consumir a Banana Nanica, já para quem busca um maior consumo de carboidratos e mais energia, busque a Banana da Terra.

De fato, se formos analisar espécie por espécie, veremos quão benéficas são as bananas. Mas nesse artigo vamos tratar de uma variedade em especial, da possivelmente mais consumida e vendida do Brasil. Conheça agora os benefícios, curiosidades e nutrientes da Banana Prata.

Banana Prata: Um Alimento Poderoso

A Banana Prata se diferencia das outras espécies de banana por causa do seu baixo valor calórico. É uma fruta ideal para quem busca perder peso e eliminar aquelas gordurinhas a mais.

Ela possui apenas 98 Kcal para cada 100 gramas. Outras espécies de banana são mais calóricas, com estimados 110 kcal a 130 kcal; apenas a banana maçã possui baixas calorias como a banana prata.

O nível de potássio presente Banana Prata é bem elevado e merece destaque; em 100 gramas, estão presentes cerca de 360 mg do mineral. O potássio é um mineral extremamente fundamental para nossa saúde, ele previne doenças cardiovasculares, fortalece os ossos, auxilia na saúde mental, regula o metabolismo e auxilia tanto no ganho de massa muscular, como também na perda de peso.

O poder de saciedade da banana também é um fator que auxilia no emagrecimento. Basta consumir uma banana, que o organismo já fica bem alimentado e nutrido.

Fique tranquilo, apesar de serem semelhantes, as espécies de bananas possuem características especificas que ajudam na hora da escolha. A Banana Prata é caracteriza por ser totalmente reta, ter 5 divisões na casca e sua polpa possui coloração mais amarelada..

A polpa da Banana Prata é mais consistente que as outras variedades; o que favorece a confecção de diferentes receitas, tornando-a bastante maleável na culinária. Receitas como: Farofas, doces, empadas, cocadas podem conter essa espécie de banana, que é tão valorizada e saborosa.

Ela é utilizada principalmente na confecção de doces por causa de sua polpa adocicada. A polpa da Banana Prata é mais doce que as outras variedades. O que aumenta a versatilidade e o poder de saciedade da fruta.

Nutrientes da Banana Prata

Agora que sabemos como reconhecer a Banana Prata e já sabemos que elas estão nos mais diversos mercados e feiras, busque consumi-las, elas são excelentes alimentos para quem busca uma vida saudável e receitas deliciosas.

A Banana Prata possui valores nutricionais que surpreendem. Confira agora os nutrientes que fazem da banana ser um alimento tão poderoso.

Valores para cada 100 gramas:

Valor Energético: 98 Kcal

Carboidratos: 26 g

Proteínas: 1,3 g

Fibra Alimentar: 2 g

Cálcio: 7,5 mg

Vitamina C: 21 mg

Fósforo: 22 mg

Magnésio: 26 mg

Potássio: 360 mg

São valores realmente impressionantes. A quantidade de potássio presente na Banana Prata pode ser considerada como o diferencial, o que faz o alimento ser um diamante para a nossa saúde.

Consuma a Banana Prata. Cuide da sua saúde e do seu bem-estar. Quanto mais cuidamos da nossa saúde, mais cuidamos do nosso corpo e da nossa mente. Uma boa saúde reflete em uma vida feliz e prolongada.

Mas se mesmo depois de conhecer alguns valores nutricionais da banana, você não se convenceu de que ela é o alimento ideal para você incluir na sua dieta; vou lhe apresentar alguns dos principais benefícios à saúde que este alimento apresenta.

Por Que Comer Banana Prata?

Reduz as Câimbras do Nosso Corpo

Devido a grande quantidade de potássio, ela evita o que muitos atletas e esportistas temem. Por isso ela é tão procurada por eles, o consumo de 1 ou 2 bananas antes ou depois do treinamento, diminui os riscos de câimbras. As câimbras ocorrem devido a falta de potássio no organismo.

Combate o Câncer

A manifestação de radicais livres em nosso organismo é o principal fator de ocorrência de câncer. Por conter um valor considerável de vitamina C, a Banana Prata auxilia no combate a manifestação e formação de tais radicais.

Estudos afirmam que a banana pode auxiliar no combate ao câncer de rim em mulheres. O recomendado é que se consuma de 4 a 7 bananas por semana.

Você estará fazendo um bem tremendo para sua saúde e para seu corpo comendo 1 banana por dia, além de evitar e cortar pela metade os riscos de uma possível evolução do câncer de rim.

São Ótimas Fontes de Energia

A banana é uma das frutas mais consumidas pelos atletas. Tanto antes dos treinamentos, como após eles. Isso se deve a quantidade imensa de carboidratos e nutrientes, que quando ingeridos, transformam-se em energia para nosso corpo.

Além da prevenção de câimbras e do alto valor energético, os atletas a consomem também devido ao seu baixo nível de calorias, com cerca de apenas 100 calorias em 100 gramas da fruta.

Ela pode tanto substituir pré-treinos ou isotônicos, quanto substituir também aqueles doces extremamente calóricos. É um alimento maleável e versátil, que deve ser incluído ainda hoje no dia a dia de quem deseja uma vida saudável com bastante energia.

Reduz o Estresse

Os elevados níveis de tripofano auxiliam para que o estresse e o mau humor sejam contidos. Esse aminoácido, que ao ser ingerido pelo corpo, é transformado em serotonina.

A seretonina é fundamental para nosso organismo ter a sensação de bem estar e de bom humor.

Banana - Benefícios
Banana – Benefícios

Além disso, a banana auxilia no sono e no relaxamento dos músculos, devido a presença da Vitamina B6 e de grandes quantidades de Magnésio.

E ai, está esperando o que para inclui-la na sua dieta ainda hoje?

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *