Home / Plantas / Hortaliças Perenes

Hortaliças Perenes

O cultivo de horta nos dias atuais já não é muito comum e usual pelas famílias brasileiras. A vida em nossas metrópoles, com seus ritmos acelerados, ocupações e distrações de um mundo moderno, com suas facilidades em aquisições de produtos industrializados que iludem com promessas de economia de tempo e dinheiro tornaram a ideia de um cultivo natural quase que obsoleta e inviável. Mas, aos poucos porém, existem aqueles que se voltam em busca desse conhecimento, objetivando melhor qualidade de vida. E junto com o desejo de comer bem para viver melhor, surgem naturalmente as dúvidas: o que devo plantar? Como e quando? Quais os benefícios?

Um fator determinante a atrapalhar muitos tem sido a desinformação; acham que cuidar de hortaliças gasta tempo e recursos desde o semear até colher, conhecer a época certa, o local adequado, certos cuidados exigidos e, assim, logo desanimam imaginando que comprar na feira ou em mercados sai mais barato no final das contas. É um engano clássico!  O benefício a saúde e o bem estar que pode oferecer ao relacionamento familiar em si já seria motivos valiosos o suficiente pra tentar. E, se ainda assim, você acha que não conseguiria dar conta do problema por causa da manutenção, como adubação e regas constantes, por exemplo, está na hora de conhecer melhor as Hortaliças Perenes.

O que São Hortaliças Perenes?

Homem Cuidando da Plantação
Homem Cuidando da Plantação

Você gostaria de plantar sua horta uma vez e não precisar se preocupar muito com ela por anos, talvez até uma década? Será que isso é possível? Bem, se você plantar hortaliças perenes, isso é de fato realizável! Porque vegetação ou planta perene são aquelas que podem durar mais de dois anos. Essas plantas prolongam a estação de crescimento fornecendo alimento tanto mais cedo como mais tarde no ano, porque elas retornam ano a ano, a cada temporada.

O que Difere as Hortaliças Perenes de Outras?

Como já foi mencionado, hortaliças perenes apresentam um prazo de vida muito maior,  diferente daquelas anuais ou bienais comumente cultivadas. Além disso, enquanto as outras exigem uma manutenção mais frequente, como adubação e regas constantes, as perenes exigem pouca água, costumam resistir bem a climas de inverno ou seca. E mesmo aquelas consideradas espontâneas não dependem de muita manutenção porque, mesmo quando parecem desaparecer em alguns momentos do ano,simplesmente voltam a crescer sem precisar novamente semear, adubar ou regar. Claro que cada vegetação perene tem um hábito único e deve-se estar atento ao seu requisito de plantio.  Mais uma vez que a planta estiver estabelecida, não te dará dor de cabeça com manutenção.

Quais Hortaliças Perenes devo Plantar?

Diversas Hortaliças
Diversas Hortaliças

Para uma plantação e cultivo ter êxito, é natural que se considere todos os fatores e regras que envolvem a vegetação pertinente. Embora hortaliças perenes exijam menos cuidados que as anuais, elas exigem cuidados. E o maior segredo está no período inicial de plantio, no seu cuidado com o terreno de cultivo e na escolha do clima adequado para o desenvolvimento de cada planta. O que isso quer dizer? Bom, sobre o clima é importante que você considere qual o ambiente ideal de cada vegetação perene. Existem plantas que podem se comportar como perenes nas condições climáticas certas; do contrários transformam-se em anuais. Outras se adaptam muito bem em solo pobre e com escassez de água; em condições inversa podem perecer. Então, se não tiver os recursos e nem o conhecimento de jardinagem necessários para cultivar toda a diversidade de hortaliças perenes existentes, informe-se sobre quais hortaliças perenes adaptam-se melhor a zona climática onde você vive e mãos a obra…

Plante Direito, Cultive Certo e Usufrua os Benefícios.

Ainda acrescentando algo sobre o cultivo de solo, existem hortaliças perenes cultiváveis inclusive em pequenos espaços como apartamentos e mesmo vasos de plantas. Mas lembre-se: o cultivo de vegetais perenes significa menos trabalho a longo prazo, mas você não pode economizar na preparação do solo pensando que poderá com tranquilidade compensar isso depois; a adição de nutrientes ao solo logo no início e a aplicação de fertilizante nos estágios iniciais do processo de cultivo farão grande diferença nos momentos de colheita e na durabilidadede sua plantação.

Enfim, hortaliças perenes são um mundo de maravilhas pra você descobrir! E elas são numerosas! Existem dezenas de vegetais e ervas, cultiváveis e comestíveis. Você faz o trabalho só uma vez para estabelecê-las e daí é só aguardar para fazer a colheita repetidas vezes,ano após ano, com o mínimo de esforço de sua parte. É bom para o seu bolso, economiza seu tempo, é bom para a sua saúde e é muito bom para o meio ambiente!

 

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *