Home / Natureza / Horta Hidropônica Garrafa Pet Passo a Passo

Horta Hidropônica Garrafa Pet Passo a Passo

Atualmente, sempre se fala muito sobre o risco causado pelos agrotóxicos à saúde do ser humano e como eles são ingeridos diariamente sem que percebamos; trazendo doenças causadas pelo excesso de seu consumo. Por conta disso, muitas pessoas optam por plantar seus próprios vegetais e verduras em casa por meio da técnica da hidroponia.

A técnica já é muito utilizada em alguns países desenvolvidos, como Japão, Itália, Espanha, Suécia… aqui no Brasil ela ainda não é tão difundida, mas com a internet as chances da informação se espalhar para outras pessoas que gostam de hortas é gigante, e por isso ela está começando a ganhar força.

Ao mesmo tempo em que a hidroponia está ganhando força na sociedade, muitas pessoas ainda não entendem os benefícios da técnica para a saúde e entendem ainda menos como aplicá-la no aconchego de casa. E é exatamente disso que falaremos hoje: o que é hidroponia, por que utilizar a técnica, quais são suas vantagens e como fazer uma horta hidropônica de garrafa pet passo a passo!

O Que é Hidroponia?

O próprio nome já diz: “hidroponia” se trata de trabalhar com a água, contextualizando melhor, é a técnica de construir plantações dentro da água. Esse tipo de plantação é utilizado principalmente para os pés de alface, mas existem muitas outras opções, como por exemplo: brócolis, agrião, pimentão, rúcula, morango, repolho, salsa, trigo… são muitas opções!

Na horta hidropônica os nutrientes que a planta precisa devem ser dissolvidos na água, além disso pode-se usar também substratos, como por exemplo: serragem, cascalho, areia… escolha a que mais te agrada ou a que você possui em casa no momento.

Por Que Utilizar a Técnica da Hidroponia?

A resposta é simples e rápida, existem dois motivos principais:

  • Diminuição de pragas. Se você cultivar suas plantas dentro da água, o número de pragas irá reduzir drasticamente; não haverá espaço para as pragas viverem -como por exemplo a terra, e se alguma aparecer ficará muito visível na água, se tornando fácil de controlar.
  • Reduzir o consumo de água. Essa técnica de plantio pode reduzir em até 70% o nível de consumo de água que existe pelas técnicas de agricultura tradicionais, economizando água da natureza.

Essas duas respostas nos levam a algumas vantagens que podem vir junto com a horta hidropônica feita em casa.

Vantagens da Horta Hidropônica

Como já dissemos, essa técnica de cultivo pode ser muito eficaz tanto para o meio ambiente quanto para você. As vantagens da hidroponia são inúmeras e agora citaremos algumas que você poderá notar ao fazer sua horta hidropônica (que ensinaremos a fazer a seguir).

  • Proteção contra o tempo. Como esse tipo de plantação é feito em forma de “tubos” sua planta não fica completamente exposta às mudanças climáticas, e isso ajuda muito em um melhor cultivo da mesma. O cuidado necessário acaba sendo menor se você não precisar mudar a planta de lugar por conta da temperatura atual, por exemplo;
  • Redução do uso de pesticidas. A horta hidropônica tende a ser feita de forma natural e sem uso de agrotóxicos, por isso, há uma diminuição considerável no número de agrotóxicos que poluem a natureza, e sua alimentação também se torna mais limpa;
  • Menor espaço necessário. Com a urbanização, muitas pessoas podem não possuir espaço suficiente para uma horta normal em casa; a horta hidropônica resolve seu problema, e mais para frente você verá o porque;
  • Menor desperdício de água. Ao usar o método da hidroponia, você não gastará recursos hídricos com irrigação e outros métodos relacionados;
  • Consumo de alimentos de melhor qualidade. Por ser um método de cultivo mais natural, seus alimentos possuirão melhor sabor e  qualidade nutricional;
  • Menor custo. Plantando suas próprias mudas, você não precisará comprar verduras em outros locais; e isso com certeza irá diminuir suas despesas com alimentação no fim do mês.

Horta Hidropônica de Garrafa Pet – Passo a Passo

Se você se interessou pelo sistema de horta hidropônica e quer fazer em sua casa com um baixo investimento, nós temos a solução! A horta hidropônica de garrafa pet é um excelente modo de reciclar o plástico usado e, ao mesmo tempo, construir uma horta natural e sem agrotóxicos.

O investimento é baixo e os resultados são satisfatórios, já que você terá todos os benefícios que citamos anteriormente. Vamos ao passo ao passo de como fazer a horta!

Materiais Necessários:

  • Garrafa pet;
  • Pano de algodão;
  • Substrato (casca de arroz, fibra de coco e muitos outros);
  • Sementes e/ou mudas.

Todos esses materiais podem ser encontrados facilmente e tornam o sistema hidropônica ainda mais natural e reutilizável, sem agredir a natureza e, ao mesmo tempo, benéfico para o seu bolso.

Modo de Fazer:

  1. Corte duas garrafas pet ao meio;
  2. Você tem a opção de pintar as garrafas de preto, algumas pessoas acreditam que isso melhora o sistema hidropônico;
  3. Pegue o pano de algodão e coloque-o no pescoço da garrafa pet;
  4. Plante as sementes ou coloque a muda no pano;
  5. Coloque água;
  6. Coloque o substrato na garrafa pet vazia;
  7. Coloque a garrafa pet com o pano de algodão dentro da garrafa pet com o substrato;

Pronto! Esse método é ideal para iniciantes que estão interessados em começar na hidroponia de forma simples e barata. O pano de algodão servirá como um “canudo” para as plantas, passando o nutriente do substrato para as raízes da planta e a nutrindo de forma muito eficaz.

A água deve ser trocada uma vez por semana no caso de algumas plantas, e esse sistema caseiro funciona principalmente com mudas de hortaliças pequenas, como por exemplo: salsinha, manjericão, alface, coentro e rúcula.

Temos certeza que após todas essas vantagens nutricionais e para o meio ambiente, além do baixo custo, você se interessou em construir sua própria hora hidropônica de garrafa pet! Comece hoje mesmo e se inspire, as garrafas podem ser distribuídas de muitas formas diferentes pela horta, e o legal é arquitetar essa distribuição.

Com a horta hidropônica você terá muitas vantagens nutricionais e financeiras a médio e longo prazo, por isso boa sorte com a sua!

Se interessou pelo método da horta hidropônica e pensa em usá-lo para plantar alface? Então, confira também: Hidroponia Alface Brunela

Veja também

Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung

Vulcão Sinabung Características

O vulcão Sinabung é um vulcão existente na Indonésia e que provavelmente teve a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *