Home / Plantas / Heliconia Humilis

Heliconia Humilis

De todas as heliconias ao seu redor provavelmente estarão mais familiarizadas com esta. Heliconia humilis, sinonímia rostrata, é uma das espécies mais reconhecidas e amplamente cultivadas, mas isso não tira o fato de que ainda é considerado uma das mais belas.

Heliconia Humilis

Heliconia humilis é considerada uma sinonímia de heliconia rostrata, senão a mesma planta. Isso nos levará portanto a considerar todas as descrições de heliconia rostrata como referências exatas a heliconia humilis. Esta planta é conhecida como heliconia papagaio ou como bananeira do brejo. Sua inflorescência é pendicular, com brácteas vermelha, verde e amarela envolvendo e protegendo as flores. São brácteas exuberantes de um colorido vívido e contrastes em seus tons muito destacados. As pequenas flores no interior dessas brácteas produzem um néctar nutritivo para diversas espécies de pássaros, principalmente para beija-flores.

A heliconia é uma planta inaparente durante alguns meses de seu ciclo anual, mantendo uma reserva de nutrientes e água para um determinado período sazonal sem depender, portanto, de uma reprodução somente através de sementes. Assim sendo, são geófitas. Com adubação e irrigação adequada, produz pelo ano inteiro mas tem melhor resultado no verão. Forma-se bem como trepadeiras junto a cercados, em formações de tapete ou plantada isoladamente mesmo. Atende muito o comércio de flores de corte. Mas são mais visadas como plantas exóticas em paisagismo externo, por formarem uma espécie de arbusto ou moita lindíssima, com suas folhas verdes enormes semelhantes as da bananeira.

Heliconia rostrata é uma herbácea perene nativa do Peru, Bolívia, Colômbia, Costa Rica e Equador, e naturalizada em Porto Rico. Outras heliconias crescem na posição vertical (por exemplo, heliconia bihai), suas brácteas de flores em forma de taça que armazenam água para pássaros e insetos. A heliconia humilis, no entanto, tem flores viradas para baixo, as flores proporcionando assim uma fonte de néctar para as aves. Heliconias são conhecidos por aqueles que cultivam como uma flor hospedeira para muitas aves, especialmente o beija-flor. Por causa de suas características únicas, é freqüentemente usado como um espécime para jardins tropicais. Junto com a flor de kantuta, heliconia rostrata, conhecida como patujú, é a flor nacional da Bolívia.

Utilização e Curiosidades

Heliconia rostrata é uma das espécies mais reconhecidas e amplamente cultivadas e uma das mais belas. A inflorescência que produz é uma das mais coloridas que você jamais encontrará. É pendente, as brácteas são vermelhas com bordas amarelas esverdeadas. As flores duram muito tempo e formam uma excelente flor de corte. É de fácil agricultura em áreas tropicais, mas é necessário algum espaço, porque os talos podem atingir mais de dois metros de altura. A sombra brilhante é ideal com boa umidade no ar e no solo, mas sem solos encharcados. Heliconias também são alimentadores pesados. Áreas protegidas são melhores porque os ventos fortes podem destruir as folhas bem ruins. Pode ser cultivado em vasos grandes.

Heliconia Rostrata no Vaso
Heliconia Rostrata no Vaso

Também chamado “patujú bandera” esta flor tem as cores da bandeira nacional é consagrada como um símbolo nacional. Tem as três cores dos emblemas nacionais: vermelho, amarelo e verde. É uma flor das regiões tropicais que, junto com a Kantuta, simboliza a irmandade de todos os povos bolivianos. Decreto Supremo 22482, de 27 de abril de 1990, durante a presidência de Lic. Jaime Paz Zamora, o patujú é um símbolo para reforçar a união de todas as regiões, grupos étnicos, povos, culturas e dos recursos naturais da República Boliviana.

Uso e Curiosidades: Entre as brácteas, a água da chuva é armazenada onde alguns invertebrados podem viver. A decocção do rizoma é usada como um antídoto contra a picada de cobras. As folhas são usadas na cozinha venezuelana para embrulhar alimentos (cozidos como hallacas ou assados ??como peixes) para dar um sabor muito particular à comida.

Como Plantar Heliconias

Não são plantas de interior ideais. Elas tendem a ser grandes, e são realmente magníficas durante o período de floração, quando longos fios de flores vermelhas e fantásticas saem da planta. No entanto, se você tem as condições certas e está procurando um desafio interessante, uma heliconia é a certeza de responder a essa inclinação. Tenha em mente, porém, que existem cerca de 400 espécies. Embora você possa não ter muita opção em sua região, se puder comprar uma anã mais nova, isso facilitará sua vida a longo prazo.

Heliconia prospera nas mesmas condições que bananas. A planta pode tolerar as condições de luz, desde a luz solar artificial até a luz do sol natural, especialmente nas latitudes setentrionais. Um solo orgânico rico em turfa com excelente drenagem é benéfico. Todas as espécies de heliconia necessitam de água suficiente e contínua para prosperar. As plantas submetidas à seca experimentarão o escurecimento das folhas, especialmente ao longo das margens delas. Para proteger sua planta durante o inverno, use água morna durante a rega. Alimentar com um fertilizante líquido fraco durante toda a estação de crescimento.

Mulher Cultivando Heliconia
Mulher Cultivando Heliconia

Como a maioria das plantas que crescem a partir de rizomas, heliconia se propaga rapidamente pela divisão rizoma. Quando for necessário, simplesmente divida o rizoma em pedaços e plante cada pedaço separadamente. É melhor que cada divisão tenha pelo menos dois nódulos em crescimento, mas isso não é estritamente obrigatório. Plantas bem sucedidas também produzirão sementes brilhantes no final da estação de crescimento que podem ser germinadas e cultivadas.

Dicas a Considerar

A helicônia é freqüentemente encontrada ao longo de leitos de rios em regiões tropicais. Estas plantas são cultivadas em terrenos bem úmidos, quase como aquáticas. Certamente, você será capaz de reproduzir essas condições em casa, com muita umidade, solos ricos e a luz solar artificial comparável a um clima tropical. Se você não puder, não se preocupe, você ainda pode cultivar heliconia. Em regiões mais temperadas, as plantas florescem no verão e na primavera, e então as canas com flores gastas são cortadas. Você também pode cortar sua planta até o solo no início do tempo mais frio. Ela brotará do solo novamente quando o tempo quente e a água retornarem.

Flor de Uma Heliconia
Flor de Uma Heliconia

Em termos de pragas, fique atento a pulgões e ácaros, etc. Sinais de infestação incluem minúsculas teias de plantas, aglomerados de resíduos “pulverulentos” brancos ou insectos visíveis na planta. Trate as infestações o mais rápido possível para evitar que elas se espalhem para o resto de sua coleção.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *