Home / Plantas / Goiaba é um Fruto ou Pseudofruto?

Goiaba é um Fruto ou Pseudofruto?

A goiaba é um fruto indeiscentes (que não se abre para liberar as sementes) carnoso tipo baga. Todo fruto ou pseudofruto, doce e comestível é chamado popularmente de fruta, mas em termos botânicos a palavra fruta não existe.

A goiaba é um fruto carnoso, muito rico em fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol e também para manter a flora intestinal saudável. No seu interior há uma polpa branca, mas muitas vezes pode ser vermelha, quanto ao tamanho, ele é variável.

A goiaba é uma fruta que pode ser consumida in natura, porém, existe uma infinidade de coisas que podem ser feitas com a ela.

A goiaba também é rica em sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, e também em vitaminas A, o que é essencial para a pele e a visão e vitaminas do complexo B, auxiliando no metabolismo, e a vitamina C, aumentando a resistência do organismo contra gripes e resfriados.

Fortalece ainda ossos e dentes, e é um excelente fruto para o combate de hemorragias, auxiliando no processo de cicatrização. A goiaba ainda consegue retardar o envelhecimento da pele, devido um de seus componentes, o antioxidante licopeno.

Como Conservar a Goiaba

Qualquer alimento que pode ser consumido in natura, escolha essa forma de consumo, pois assim todos os nutrientes serão conservados. É também o caso da goiaba. Se a goiaba estiver em bom estado, é bom conservá-la na geladeira, pois ela se estraga facilmente, por isso, lave-a e limpe-a antes de guardar.

Goiabas Recém Apanhadas do Pé
Goiabas Recém Apanhadas do Pé

Apesar de ser indicada para pessoas as idades e estar presente em quase todo tipo de dieta, pessoas com o aparelho digestório delicado, devem evitá-la.
É uma fruta nativa das regiões tropicais da América, inclusive do Brasil, sendo São Paulo, Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), os maiores produtores.
O período de safra compreende os meses de janeiro a maio.

Frutificação e Colheita

Os frutos da goiabeira são bagas com tamanho, forma e coloração de polpa variável em função da cultivar.

A frutificação tem início no segundo ou terceiro ano após seu plantio quando as mudas são provenientes de sementes. Quando as mudas são obtidas por propagação vegetativa, a floração tem seu início aos 7 ou 8 meses após a propagação.
Geralmente a primeira florada é eliminada, pois não possui valor comercial, o que favorece a formação da copa e reduz o desgaste de plantas muito jovens.

Plantio e Cultivo da Goiaba

A goiabeira é um arbusto ou árvore de pequeno porte, que atinge até 6 metros de altura. A florada é toda branca e as flores são hermafroditas, eclodindo nos botões isolados ou em grupos de dois ou três. A goiaba é uma fruta muito bem apreciada pelo seu aroma, sabor e valores nutricionais.

A escolha da variedade a ser plantada depende do mercado de destino da produção. O brasileiro prefere o fruto de polpa vermelha, já o mercado internacional, prefere as variedades com a polpa branca.

No Brasil, a condição da seca para a goiaba acontece entre janeiro e abril, com maior concentração em fevereiro, são as épocas em que o produto tem preço muito menor no mercado, consequentemente, varia também em volume e qualidade, pois as chuvas ocorrem antes e durante o período da safra.

A poda de frutificação em períodos de menor oferta no mercado parece ser economicamente viável, uma vez que possibilita a colheita em períodos menores. Essa é uma tarefa que pode ser programada, pois distribuiria melhor os tratos culturais do pomar, conferindo maior flexibilidade à comercialização.

A goiaba é uma fruta bastante atacada pela mosca-das-frutas, o que rendeu o nome popular “bicho-da-goiaba” à larva deste inseto. Assim sendo, o fruto deve ser ensacado para proteção contra a mosca-das-frutas. Os frutos rachados, podres e caídos devem ser enterrados para evitar a disseminação da praga. Pela fragilidade a goiaba é uma fruta que precisa de armazenamento e transporte específico.

A goiaba é uma planta pioneira indiferente às condições físicas do solo. Ela tolera os solos úmidos tanto quanto o seco. Apresenta intensa regeneração natural devido à dispersão das sementes pelas aves.

Os Benefícios da Goiaba

A goiaba é uma fruta que trata diversos problemas de saúde. Entre eles, podemos citar:

  • Hipertensão – ao inserir goiabas na alimentação diária ela é capaz de baixar a pressão diastólica de 150/90 mm de mercúrio para 141/82.
  • Baixa os níveis de colesterol e triglicérides – Isso acontece porque a goiaba é rica em fibras do tipo solúvel (pectina) que limpa o intestino e facilita a eliminação de colesterol com as fezes e de sais biliares a partir dos quais é sintetizado.
    Benefícios da Goiaba
    Benefícios da Goiaba
  • Arteriosclerose – A goiaba é uma fruta ideal para manter as artérias em bom estado, pois seu consumo previne contra os fatores de risco causadores da doença: a hipertensão e o excesso de colesterol.
  • Tabagismo – É outro fator importante no endurecimento das artérias. A grande quantidade de vitamina C que se encontra na goiaba é de grande importância para os que estão seguindo um tratamento de desintoxicação tabagista, já que essa vitamina atua como um antagonista da nicotina. Duas a três goiabas por dia constituem uma sobremesa recomendada para os que estão deixando de fumar.
  • Esgotamento físico – A goiaba tem efeito tonificante sobre o organismo. Além do tratamento causal específico, seu uso é recomendado na convalescênça de doenças infecciosas e em casos de fraqueza e cansaço, provocado por doenças crônicas.

Formas de utilização

  • Fresca – A parte da goiaba em que encontram as sementes é tenra e doce. A parte externa não tem sementes. Os frutos demasiadamente maduros perdem fibra e vitamina C.
  • Produtos elaborados – Com a goiaba são produzidos deliciosos sucos, compotas e geleias.
  • Goiabada – Produto típico brasileiro, que se obtém  acrescentando açúcar à polpa da goiabada ao fogo para apurar.

Não deu vontade de comer goiaba agora? Preferencialmente, a vermelha… O motivo é simples: se estiver com bicho-de-goiaba dá pra ver.

Se você gostou do artigo, continue nos acompanhando, ele é atualizado diariamente. Aqui, você sempre encontra novidades e artigos muito interessantes.

A intenção do site é apenas informar. Nada substitui a consulta médica.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *