Home / Plantas / Frutas são Vegetais?

Frutas são Vegetais?

Os vegetais fazem parte do Reino Plantae e são um grupo extenso que compreendem diversos tipos de alimentos que em geral, possuem uma série de componentes extremamente benéficos a nossa saúde, atuando não só na manutenção da homeostase do nosso organismo mas também na melhora do aspecto da pele, cabelo e unhas e ajuda ainda na perda de peso e na prevenção de diversos tipos de doenças graves, influenciando assim até mesmo no aumento da nossa expectativa de vida.

Principalmente pra quem quer te um estilo de vida mais saudável e uma melhor qualidade de vida é imprescindível que a pessoa inclua esses alimentos em sua rotina diária e realize a combinação destes com outros tipos de alimentos para garantir desta forma, a ingestão de todos os nutrientes que o nosso corpo necessita.

Para conseguir se valer de todos os benefícios que os vegetais podem te oferecer é necessário fazer com que haja uma diversificação do que é consumido durante cada refeição, o que não é uma tarefa difícil, uma vez que existem diversos tipos de alimentos, com sabores e formas de consumo totalmente diversificados.

O Brasil é um país de terras muito férteis e clima muito favorável, o que facilita e muito o plantio e desenvolvimento de um gama gigantesca dos mais variados tipos de vegetais, o que ajuda e muito a aumentar a disponibilidade desses alimentos na mesa de muitos brasileiros.

Frutas são Vegetais?
Frutas são Vegetais?

Mas Afinal, as Frutas são Vegetais?

Muitas pessoas acham que os vegetais compreendem um único grupo de alimentos específicos, porém a verdade é que os vegetais possuem vários tipos de  alimentos que podem ser definidos como subgrupos dentro da família dos vegetais. Entre eles podemos citar:

  • Legumes
  • Verdura e Hortaliças
  • Cereais
  • Frutas

Sendo assim, podemos dizer que as frutas são vegetais sim. Portanto, podemos afirmar que dá pra ter uma alimentação saudável e completa, consumindo algum tipo de vegetal desde o café da manhã, até o jantar. E tudo isso diversificando até a forma como esses alimentos serão preparados e consumidos.

Aprendendo um Pouco Mais Sobre as Frutas

As frutas são um extenso grupo de alimentos, que contém diversas variedades com formas e sabores diferentes. É considerado como fruta ou fruto, toda massa que se desenvolve em torno de uma semente com a função de protegê-la.

Os alimentos pertencentes a este grupo possuem uma infinidade de componentes muito benéficos a nossa saúde, além de serem extremamente saborosos. Gostosas e coloridas, as frutas podem ser consumidas das mais variadas formas, como por exemplo, da forma tradicional, que é a ingestão da mesma sem nenhum tipo de preparo, em sucos, em saladas, em receitas variadas como em tortas, bolos e outros diversos tipos de receitas.

Muitas pessoas a consomem regularmente pelo fato de oferecerem saciedade, serem saborosas, muito nutritivas, com baixíssimas calorias e ainda em alguns casos podem ser grandes aliadas para ajudar a controlar a vontade de comer doce, devido a quantidade de açúcar natural que algumas delas possuem.

Porém, vale lembrar que nem todas as frutas possuem um gosto adocicado e por este motivo muitas pessoas acabam considerando alguns alimentos como o tomate, por exemplo, como um alimento leguminoso, quando na verdade ele é um tipo de fruta. Esta classificação realizada de forma equivocada por algumas pessoas, se dá pelo fato de ele possuir sementes e algumas outras características que somente as frutas possuem mas ser amplamente utilizado na execução de receitas salgadas.

Como as Frutas são Classificadas?

Como já falamos anteriormente, na verdade as frutas são vegetais adocicados ou não que nascem a partir do ovário de uma plantas e possuem sementes. Porém existem alguns tipos de frutas que não possuem exatamente esta característica e é a partir daí que surge uma espécie de classificação para elas, dando a estes frutos o nome de pseudofrutos.

Pseudofrutos são definidos como uma espécie de fruto “falso”, por serem desenvolvidos a partir de uma parte diferente da planta, porém possuem uma estrutura carnosa, que é a sua parte comestível. Entre os tipos de pseudofrutos existentes nós podemos citar, por exemplo, o morango, a maçã e o caju.

Qual é a Vantagem do Consumo Regular de Vegetais Para a Nossa Saúde?

Sabemos que nos vegetais estão presente os mais diversos tipos de vitaminas e outros nutrientes sendo possível também identificar quais estão concentrados em maior quantidade através da coloração apresentada por eles. Os tipos de vitaminas mais comumente encontrados em vegetais são:

  • Vitamina A: Esta vitamina pode ser encontrada muito facilmente em frutas de cor amarela e em legumes e verduras que apresentam coloração verde escuro, como abacaxi, manga, mamão e espinafre. O consumo de vegetais ricos em vitamina A é essencial pois esta atua de forma importante na prevenção de diversos tipos de infecções, além de atuar na manutenção da saúde dos  olhos e na melhora do aspecto da pele e dos cabelos.
  • Vitaminas Do Complexo B: Estas vitaminas podem ser encontradas em vegetais como o brócolis, a banana e espinafre. As vitaminas do complexo B atuam de forma geral na facilitação do processo de absorção de gorduras, carboidratos e proteínas, fazendo com que o metabolismo trabalhe mais rapidamente. Além disso, ajudam também a manter a saúde da pele, cabelos e unhas.
  • Vitamina C: Esta é uma das vitaminas mais famosas e que pode ser encontrada de forma geral, em alimentos que possuam cor alaranjada ou verde como a laranja, a acerola, o kiwi, limão, brócolis e o pimentão. O consumo regular desses alimentos ajudam a deixar o nosso sistema imunológico mais forte e resistente aos mais variados tipos de doenças.
  • Vitamina E: Os alimentos de origem vegetal que possuem maior concentração de vitamina E, são em geral os vegetais mais gordurosos, como por exemplo, as amêndoas, o abacate, nozes, kiwi e amendoim. Esta vitamina tem como função ajudar a aumentar a resistência do nosso sistema imunológico, além de atuar também como um tipo de antioxidante que irá ajudar na prevenção de doenças graves, como as doenças cardiovasculares, por exemplo.
Vitaminas das Frutas
Vitaminas das Frutas

E ai? Gostou de saber que as frutas são vegetais? Como podemos ver, o consumo não só de frutas, mas de todos os tipos existentes de vegetais só tem benefícios a oferecer. Sendo assim, que tal investir na melhora da sua qualidade de vida hoje, a começar pela sua alimentação?

Veja também

Gênero Bellis

Mini Margaridas Coloridas

“Ele me ama, ele não me ama.” A margarida clássica é na verdade mais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *