Home / Plantas / Folha de Bananeira Seca Para Que Serve?

Folha de Bananeira Seca Para Que Serve?

A folha de bananeira, seca, serve, entre outras coisas, como um excelente composto orgânico para adubação do solo. Muitos não sabem, mas, estendida sobre o chão de uma lavoura de banana, existe uma preciosidade de valor incalculável, e capaz de ser devolvida à natureza como forma de potencializar qualquer tipo de cultura.

Juntamente com outras variedades, a folha da bananeira, seca, pode transformar-se em adubo por meio de uma ação conhecida como compostagem. A técnica pode envolver a participação de bactérias e de fungos que, digamos, alimentam-se das folhas, transformando-as em matéria orgânica.

Durante o processo, os micro-organismos efetuam a degradação das folhas, e essa degradação resulta na formação de húmus – um material extremamente nutritivo e capaz de devolver aos vegetais todo o seu vigor.

No caso da participação exclusiva de fungos, também ocorre um processo de “degustação” de material orgânico, no entanto, diferentemente do processo que utiliza bactérias, neste, ocorre, juntamente com a potencialização da planta, a potencialização também do solo – um efeito muito mais benéfico e integral.

Trata-se de um evento lento, que poderá requerer até 1 ano de espera, mas que, ao final, poderá resultar numa completa reabilitação do solo, desenvolvimento de vegetais fortes e saudáveis; e, acima de tudo, em uma oportuna economia no bolso, graças ao uso de um rico material disponível em abundância na natureza.

Como Fazer com Que as Folhas Secas da Bananeira Sirvam como Adubo?

Homens Carregando Folha de Banana Seca
Homens Carregando Folha de Banana Seca

Aqui vamos dar preferência a um tipo de compostagem por meio da utilização de fungos. Nesse caso, as folhas de bananeira, secas, irão servir como um dos ingredientes para a fabricação de uma adubo livre de qualquer tipo de substância química.

Como se sabe, as folhas secas da bananeira, e demais vegetais, tendem a tornar-se um fertilizante natural para o solo e para os vegetais que o compõem.

No entanto, esse mesmo processo pode ser reproduzido por meio da ação do homem, que, entre outras coisas, cria determinadas condições para que os micro-organismos possam atuar com maior facilidade.

E, para tal, deve-se proceder da seguinte maneira:

Junte às folhas secas da bananeira outros restos de vegetais espalhados no solo das florestas. Esse material é conhecido como “Serrapilheira”, e consiste, basicamente, de folhas, caules, flores, frutos e demais materiais vegetais em decomposição.

Em primeiro lugar, será preciso moer uma quantidade razoável de folhas secas de bananeira e de restos de folhas encontrados em decomposição em matas e florestas fechadas.

O próximo passo será utilizar um saco plástico ou composteira para o seu armazenamento. Você deverá preencher os sacos com os restos triturados, e, logo após, molhar o conteúdo, levemente, até que fique umedecido. Também é importante que haja pequenas aberturas ou furos nos sacos, a fim de que o material seja devidamente oxigenado.

Finalmente, deixe os sacos em um local protegido do sol. Isso é importante pois, como se sabe, o Astro-Rei é um dos principais inimigos desses serezinhos tão controversos, mas, ao mesmo tempo, tão importantes para a natureza.

E só assim será possível fazer com que as folhas secas de uma lavoura de bananas sirvam como um fertilizante realmente eficiente.

Próximos Passos

Agora que o material está devidamente acondicionado em sacos plásticos ou composteira, é só aguardar até que ele possa servir como um poderoso fertilizante para o solo.

Mas os cuidados com esse material não param por aí. Será necessário fiscalizar semanalmente o processo de degradação das folhas, e, até mesmo, molhá-las, frequentemente, para que tornem-se cada vez mais atraentes para os fungos.

Também será necessário agitar a composteira ou sacos plásticos cada vez que for analisar o material. Esse procedimento acelera a degradação das folhas embaladas, na medida em que facilita o contato entre elas e os fungos.

Compostagem de Folha de Bananeira
Compostagem de Folha de Bananeira

Caso seja seguida à risca, essa técnica permite que, em um prazo não superior a 6 meses, as folhas de bananeira, secas, sirvam como um excelente adubo natural. E após esse período, o material deverá ter uma aparência escura, levemente umedecido, e com aquele cheiro de terra característico do solo de florestas e matas fechadas.

Como Essas Folhas Secas da Bananeira Irão Servir como Adubo?

A utilização desse material deverá seguir os critérios estabelecidos por cada produtor ou indivíduo interessado em potencializar o solo do seu jardim ou canteiro de flores e de plantas.

Como regra básica, você poderá:

Utilizá-lo em uma proporção entre 6 e 12kg/m2 sobre o solo prestes a receber mudas de plantas. Isso o ajudará a tornar-se menos compacto, mais receptivo ao vegetal, além de facilitar o seu desenvolvimento.

Na forma de adubo, as folhas de bananeira, secas, também servirão como uma forma simples de evitar que o solo torne-se áspero e sem vida, principalmente no período primavera/verão, quando ele costuma sofrer com as variações de temperatura.

Adubo
Adubo

Também será possível utilizar o produto espalhando-o sobre o solo, pra que este fique com até 7cm mais espesso, devido à presença do adubo.

Aqui também os resultados virão na forma de um solo menos compacto, mais receptivo à água, menos sensível às agressões resultantes de alterações climáticas, entre outros benefícios.

Para o cultivo de leguminosas e hortaliças – que geralmente exigem uma presença maior de água no solo -, esse tipo de adubação é imbatível. Análises comprovaram a sua capacidade de reter, em um período de até 15 dias, pelo menos metade da água utilizada durante a rega.

Por fim, esse tipo de adubo produzido à base de folhas secas de bananeira poderá servir para potencializar outros compostos, como o húmus formado por bactérias ou minhocas, por exemplo. Para tal, basta utilizar partes iguais de ambos os produtos, a fim de garantir a nutrição suficiente para as mais diversas culturas de vegetais.

Curiosidades

Somente as folhas secas da bananeira podem servir como um ingrediente de compostagem. Isso porque, diferentemente das folhas verdes (que retiram nitrogênio do solo), elas possuem grandes quantidades de nitrogênio suficientes para oferecer-lhe.

Também evite acrescentar substâncias às folhas secas durante o processo de degradação. É muito comum, por exemplo, que se introduza oxigênio às compostagens por meio de bactérias. No entanto, o que terá, ao final, será uma compostagem tradicional, com características mais artificiais.

Compostagem Folha de Bananeira Seca.jpg
Compostagem Folha de Bananeira Seca.jpg

As folhas secas da bananeira possuem um alto teor de celulose, dessa forma, é possível que o tempo necessário para a produção desse tipo de adubo seja maior.

Será necessário atentar para o fato de que nem todas as culturas exigem essa capacidade de retenção de água oferecida por esse tipo de adubo. Portanto, é necessário adequar o seu uso para a cultura apropriada.

E agindo dessa forma, certamente terá em mãos uma verdadeira potência em fertilização natural para o solo. Capaz de devolver toda a sua vitalidade em questão de meses. De acordo, obviamente, com a sua correta utilização.

Deixe o os seu comentário sobre esse artigo. E continue compartilhando, questionando, refletindo, comentando e aproveitando as nossas publicações.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *