Home / Plantas / Folha de Bananeira Propriedades Medicinais

Folha de Bananeira Propriedades Medicinais

A banana é uma fruta extremamente versátil e abundante nutricionalmente. Mas os benefícios não estão concentrados unicamente na fruta. As longas folhas verdes de bananeira desempenham um papel fitoterápico fantástico, com uma porção de propriedades medicinais desconhecidas por muitos.

A banana é mundialmente consumida de forma intensa. No cenário mundial, o Brasil pode ser considerado um dos maiores produtores da fruta, pois ao todo são 7 milhões de toneladas produzidas anualmente por aqui.

Diante destes números, é possível avaliar que outros subprodutos da bananeira, a exemplo da folha e da casca de banana, não são muito aproveitados justamente por falta de conhecimento sobre os seus benefícios.

Além de vantagens para a saúde, a folha de bananeira também pode ser empregada na culinária, em substituição ao papel-alumínio. Nestes casos, ela se torna uma alternativa sustentável e biodegradável para conservar a umidade e sabor dos alimentos, sem adição de qualquer química. Também há muitas peças de artesanato que utilizam este folha, a exemplo de cestos indígenas ou objetos decorativos.

Neste artigo, você vai conhecer as incríveis propriedades medicinais da folha de bananeira, de modo a usá-las a seu favor.

Então, venha conosco e boa leitura.

Informações Nutricionais Sobre a Folha de Bananeira

A folha de bananeira possui antioxidantes, proteínas e hemicelulose. Detém concentração considerável das vitaminas K, C e A. Os minerais encontrados são o Magnésio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Sódio, Zinco e Cobre.

No entanto, para que a folha de bananeira detenha na íntegra toda a concentração esperada de vitaminas e sais minerais, é importante que, no momento do plantio, tenha sido realizada a adubação adequada. Visto que, adubação química ou orgânica realizada de modo ineficaz pode transferir essa deficiência nutricional para o sistema foliar da bananeira.

Folha de Bananeira Propriedades Medicinais: Poder Antioxidante e Proteção ao Sistema Nervoso

A folha de bananeira contém uma alta concentração de antioxidantes chamados de polifenóis. Esses polifenóis são excelentes para combater o dano que os radicais livres causam no organismo. Muitas inflamações e/ou doenças degenerativas são evitadas por meio da ingestão desses antioxidantes.

Os polifenóis podem, inclusive, prevenir contra o Mal de Alzheimer e os sinais físicos de envelhecimento precoce.

Folha de Bananeira Propriedades Medicinais: Renovação Celular da Pele

Além dos polifenóis, a folha de bananeira também conta com uma substância incrível para deixar a pele bela e rejuvenescida, trata-se da alantoína.

A alantoína, inclusive, vem sendo empregada na formulação de muitos cosméticos, graças às suas propriedades de renovação celular. Propriedade esta que também permite que a folha de bananeira seja eficaz para curar feridas e irritação da pele.

Folha de Bananeira Propriedades Medicinais: Controle Intestinal

Neste tópico, entra em ação os antioxidantes polifenóis (citados acima) e a alantoína, os quais são benéficos para quadros de diarreia e peristaltismo intestinal acelerado. Convém lembra que, neste caso, são apenas um complemento, e devem ser tomados juntos com a medicação prescrita pelo médico, de modo a potencializar o seu efeito.

Folha de Bananeira Propriedades Medicinais: Combate de Gripes e Resfriados

Além do incrível poder antioxidante e anti-inflamatório, a folha de bananeira também é adstringente. Esses benefícios possibilitam que o chá da bananeira seja empregado para aliviar sintomas respiratórios da gripe e do resfriado, principalmente a dor de garganta e a febre.

A sugestão de consumo deste chá é de 3 vezes ao dia.

Para a febre, também há uma outra alternativa semelhante à compressas de água fria colocadas sobre o corpo durante episódios febris. Esta alternativa, na verdade, usa folha de banana besuntada em óleo de coco, que posteriormente é colada às áreas do corpo com febre alta, a exemplo da cintura e da testa.

Folha de Bananeira Propriedades Medicinais: Melhora do Sistema Imunológico

Assim como a folha de bananeira pode tratar fitoterapicamente pequenas infecções já instaladas, ingerir uma cocção diária das folhas otimiza o sistema imunológico, de modo a blindar o corpo contra infecções oportunistas. Logo, vale a pena investir nessa alternativa.

Sistema Imunológico - Folha de Bananeira
Sistema Imunológico – Folha de Bananeira

Folha de Bananeira Propriedades Medicinais: Redução da Celulite

A celulite é caracterizada pelo desagradável aspecto de “pele com casca de laranja”, que na verdade é uma alteração das células do tecido subcutâneo, gerando nestas um acúmulo de água, gorduras e toxinas; prejudicando também a circulação no local e aumentando a concentração de tecido fibroso. Como consequência, se manifestam desníveis como ondulações, retrações e nódulos; e externamente, os furinhos odiados pelas mulheres.

Embora a redução da celulite seja principalmente obtida através da mudança de hábitos alimentares, e atividades físicas, há procedimentos estéticos intervencionistas, os quais, infelizmente, ainda são muito caros. Porém , há uma solução potencialmente mais econômica para reduzir este problema, e ela se chama: cataplasma com folhas de bananeira.

Na verdade, há duas opções: a ingestão do chá, ou a aplicação de cataplasmas no local. Você pode optar pela opção mais viável para você, ou adotar as duas.

Folha de Bananeira Propriedades Medicinais: Crescimento Capilar e Controle da Caspa

Chá de folha de bananeira também pode ser eficaz para controlar a caspa (descamação e coceira do couro cabeludo, provavelmente causada por fatores genéticos e ambientais) e fornecer nutrientes que auxiliam no crescimento capilar.

Para preparar este chá, basta adicionar uma folha de bananeira cortada a uma panela contendo 2 litros de água. O tempo de fervura é de 5 minutos. Após a fervura, é aconselhável abafar o chá durante 10 minutos, esperar que a temperatura esfrie e aplicar.

A aplicação poderá ser realizada através de enxague ao couro cabeludo, posteriormente à lavagem tradicional com xampu e condicionador; ou através de borrifadas diretas na região do couro cabeludo (caso o objetivo seja apenas o controle da caspa).

Conhecendo Outros Subprodutos da Bananeira: A Casca da Banana

A casca da banana contém teor elevado de Magnésio, Potássio e Vitamina B6. Contém maior concentração de fibras solúveis do que a própria polpa. Possui um aminoácido chamado triptofano, extremamente eficaz no auxílio à síntese de serotonina (neurotransmissor que, dentre outras funções, auxilia na sensação de prazer e bem-estar).

As fibras solúveis na casca da banana são muito eficientes para o controle do colesterol. Para obter os benefícios, bastar adicionar a casca a uma variedade de receitas como bolos, tortas, ou ainda, alguns pratos.

Na casca da banana, também há uma substância chamada luteína, a qual possui função antioxidante, protege a visão e previne contra danos oculares e degenerativos, assim como a catarata e degeneração macular.

Logo, assim como a folha de bananeira, a casca também possui propriedades incríveis que podem ser aproveitadas a favor de uma melhor saúde.

*

Agora, que você já conhece os benefícios da folha de bananeira, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Agência de Informação Embrapa. Banana- Aspectos nutricionais. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia40/AG01/arvore/AG01_48 _41020068055.html>;

Os 9 benefícios das folhas de Banana para a saúde. Disponível em: <https:// www.saudedica.com.br/os-9-beneficios-das-folhas-de-banana-para-saude/>;

Mundo Boa Forma. 8 Benefícios da Casca de Banana- Para Que Serve e Propriedades. Disponível em: < https://www.mundoboaforma.com.br/8-beneficios-da-casca-de-banana-para-que-serve-e-propriedades/>;

TORRES, L. 17 Benefícios Para a Saúde do Chá De Folhas de Banana. Disponível em: < https://mentesacorposao.com/cha-de-folhas-de-banana/>.

Veja também

Gênero Bellis

Mini Margaridas Coloridas

“Ele me ama, ele não me ama.” A margarida clássica é na verdade mais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *