Home / Plantas / Folha de Bananeira Pra Que Serve

Folha de Bananeira Pra Que Serve

O uso de folhas de bananeira é parte integrante de muitas culturas e já há quem não consiga mais imaginar-se sem essa utilização em seu cotidiano. Folha de bananeira também tem maravilhosos benefícios de saúde e usos medicinais.

Comer nas Folhas de Bananeiras?

Sim, folha de bananeira é perfeita para servir comida e devido ao seu tamanho, você pode servir uma grande variedade de pratos na folha de doce ao sal. Tradições na Índia servem pequenos lençóis para o café da manhã e jantar e o lençol maior é reservado para o almoço, como de costume o almoço tem uma grande variedade de pratos.

É muito muito higiênico, em muitos hotéis na Índia, fornecerem uma folha de banana no topo da placa exatamente cortada no tamanho das placas, onde basta borrifar água e limpar e as folhas estão limpas em poucos segundos. É ecologicamente correto ter uma folha de bananeira, enquanto as placas de plástico agravam o meio ambiente e, em pequena medida, se cada um de nós começar a usar materiais biodegradáveis ​​naturais, teremos um ambiente muito mais limpo e seguro.

A folha de bananeira é cheia de antioxidantes e comer comida quente, assada na folha de bananeira é uma boa maneira de obter todos os antioxidantes facilmente. Finalmente, há quem afirme que comer em folhas de bananeira melhora o sabor do prato.

Folhas de Bananeira como Embalagem

Da próxima vez que você fizer uma viagem, tente embrulhar alimentos em uma folha de bananeira. Também há um costume na Índia em que, ao saírem, a comida (normalmente variedades diferentes de arroz) seja embrulhada em uma folha de bananeira. Depois de uma longa viagem, abrir a folha de bananeira para comer é uma experiência incrível, segundo dizem.

O arroz nesses casos geralmente é o tamarindo (porque demora mais tempo para estragar) e terá o gosto misturado ao das folhas o que lhe confere um sabor único. Esse arroz geralmente é feito com pedaços de coco frescos. Segundo dizem, a folha de bananeira pode substituir perfeitamente uma folha de alumínio. É fácil embalar com folhas de bananeira.

Para usar, corte o tamanho requerido da folha de bananeira e lave-a para remover todas as impurezas e seque completamente, caso contrário a comida estragará facilmente. Veja se a folha se dobra, ou caso ela se romper quando você dobrar, pegue o lençol (a folha) com uma pinça e frite em fogo direto por alguns minutos, assim ela ficará flexível. Mantenha a comida, dobre-a, envolva-a e amarre-a com um fio de forma segura.

Cozimento com Folhas de Bananeira

Folhas de bananeira também são excelentes para cozinhar. Usa-se folhas de bananeira para moldar massa antes de fritar e há mesmo quem prefira as folhas de bananeira em vez de plástico. Corta-se um pequeno pedaço quadrado de folha de bananeira e coloca-se perto da panela. Basta simplesmente limpar com água, depois pegar uma quantidade necessária de massa e colocar na folha, fazer pequenos círculos e depois fritar.

Este método pode ser usado para qualquer fritura de qualquer massa. Folhas de bananeira também são usadas em todo o mundo para cozinhar várias coisas, como peixe, frango, borras e até algumas sobremesas usam folhas de bananeira. Tente usar folhas tenras, para que não seque facilmente. Os pratos cozinhados por embrulhar com folhas de bananeira têm de fato um outro sabor.

Rituais, Decorações e na Saúde

Supostamente, todas as orações e rituais na Índia requerem folha de bananeira e até mesmo um simples ritual diário de oferecimento de comida é feito em folha de bananeira. Para um ritual hindu chamado pooja, eles usam uma folha de bananeira chamada thalai vazhali ilai, folha essa que fazem questão de usar também ao receber hóspedes, como demonstração de recepção honrosa e apreciável.

Existem várias exposições em regiões asiáticas que apresentam também coisas realmente bonitas e maravilhosamente artísticas feitas com folha de bananeira.

Muitos tratamentos naturais em aldeias na Índia ainda incluem até hoje folha de bananeira no seu programa. Pequenas queimaduras causadas por fogo, vapor quente e água quente podem ser curadas muito rapidamente, se colocar a folha de bananeira ao redor.

Depois de uma massagem corporal com óleo morno e aplicação de pacotes corporais, o corpo inteiro é coberto com folhas de bananeira para manter o corpo aquecido, é dito para remover toxinas do corpo e é dito ser muito relaxante.

Folha de Bananeira pelo Mundo

Não é só a Índia que acredita no valor nutricional e no poder curativo das folhas de bananeira. Outros países também o fazem muito frequentemente, inclusive como metodologia tradicional e antiga.

Na Martinica , as folhas secas da banana com chips são usadas em decocção contra os ataques do fígado.

No Haiti , a folha de bananeira é usada para combater resfriados, gripes ou tosse, infusão com açúcar. Em caso de diarréia, a seiva ou polpa de frutas é usada com sal. Para curar uma ferida ou lesão, a mesoderme da fruta ou seiva da casca da fruta é usada na aplicação. Quanto à folha aquecida, pode ser benéfico, na aplicação, para reduzir o reumatismo.

Na República Dominicana, é o edema ou inflamação que é tratada banhando-se por infusão de folha de bananeira. Isso pode ser útil em caso de hipertensão também.

Na Martinica, é a crise do fígado que é tratada pela infusão da folha.

Aqui estão alguns usos das bananas na bacia do Caribe:

Curaçau: a folha, como analgésico.
Trinidad: folha ou raiz, como um vermicida.
Jamaica: folha, como estomacal (facilitando a digestão) e anti-venéreo (anti MST).
Venezuela: folha e fruta, como anti-diarréia.
Bahamas: a folha, como o febrífugo (drogas cujo objetivo é combater a febre).
Panamá: a seiva do tronco, como um tônico.
Costa Rica: a seiva do tronco, como anti-icterício (icterícia).

Receita de Arroz na Folha

E já que falamos do costume da Índia de arroz na folha de bananeira, que tal você experimentar? Eis uma receitinha simples:

Arroz na Folha
Arroz na Folha

O ingrediente é simples: 4 pedaços de folhas de bananeira (pode ser no tamanho equivalente a folha A4) e 400 g de arroz glutinoso.

No dia anterior, mergulhe o arroz em um grande volume de água fresca e, no dia seguinte, enxágue o arroz com água limpa.
Corte as folhas de banana do tamanho de um papel A4 e lave-as antes de passá-las sobre a chama de um queimador de gás. Deve ser passado na chama várias vezes para amolecer a folha e não se quebra quando é dobrada.

A folha torna-se mais escuro no calor. Ela estará pronta para uso quando começar a “enrugar” e a espessura da folha se tornar mais fina e notará que pode dobrar sem quebrar.

Coloque dois punhados de arroz em uma folha que foi preparada no fogo.
Em seguida, feche dobrando a folha nas laterais e de cabeça para baixo para formar um pacote no qual o arroz é fechado.
Você deverá colocar isso em algum recipiente ou equipamento doméstico que tenha para cozimento à vapor.
cozinhe por cerca de 45 minutos a vapor. O arroz pode ficar um pouco amarelado ou castanho claro, é normal. O sabor também é diferente (mas nada a ver com o sabor da fruta: banana).

Observação: Folhas de bananeira frescas são encontradas em mercearias exóticas, enroladas em longas tiras e cortadas quando necessário.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *