Home / Plantas / Exemplos De Vegetais

Exemplos De Vegetais

Os vegetais são uma espécie pertencente ao reino plantae e que são muito utilizados por nós, seres humanos como alimento. Existem os mais diversos tipos de vegetais, sendo que neste grupo podem estar incluídos os mais variados tipos de hortaliças, tubérculos e legumes, sendo que estes podem ser considerados como uma espécie de subgrupo dos vegetais.

São alimentos extremamente benéficos para manter a saúde do nosso organismo, por ser muito rico em vitaminas, proteínas e sais minerais, que são grandes aliados e responsáveis por manter a homeostasia do nosso corpo. Além disto, é comprovado que muitos desses vegetais possuem propriedades que atuam diretamente evitando e prevenindo os mais diversos tipos de doenças existentes, inclusive doenças gravíssimas como o câncer e as doenças cardíacas.

Algo bem interessante dos vegetais, é que em muitos casos as vitaminas, assim como os benefícios que os mesmos trarão para o nosso organismo podem ser previstos pela sua cor, sendo assim, fica muito mais fácil identificar e escolher os vegetais que irão compor a sua rotina de alimentação com base no tipo de nutriente do qual você deseja se beneficiar em maior quantidade, por exemplo.

Devido as suas inúmeras propriedades, os vegetais são uma recomendação unânime por parte dos profissionais da saúde. Algumas fontes afirmam que o ideal é que se consuma pelo menos 400 gramas de vegetais diariamente para que se possa aproveitar totalmente dos inúmeros benefícios que uma alimentação baseada em vegetais pode trazer para a nossa saúde e qualidade de vida.

Para que você possa saber mais sobre este alimento tão precioso e de grande valor para nós, vamos falar neste artigo um pouco sobre alguns exemplos de vegetais, as propriedades e os benefícios que eles podem trazer para a sua saúde de forma geral.

Exemplos De Vegetais Comuns

São inúmeros os exemplos de vegetais que podemos citar aqui, porém vamos falar um pouco mais sobre os mais comuns e mais fáceis de serem encontrados, a fim de que você possa identificar mais facilmente quais são aqueles que possuem as propriedades que você mais necessita no momento.

Salada de Vegetais Comum
Salada de Vegetais Comum

Lembrando que embora você possa usufruir de certos tipos de vegetais com propriedades semelhantes em função de um determinado objetivo, o ideal é que você procure consumir a maior variedade possível de vegetais e propriedades diferentes de maneira a suprir as necessidades de nosso organismo.

Acompanhe a seguir os exemplos de vegetais mais comuns e fáceis de serem encontrados e que com certeza farão uma grande diferença na sua saúde e qualidade de vida.

Abóbora

A abóbora é bem conhecida por possuir um baixo nível de carboidrato e por isso são consideradas importantes aliadas na dieta. Este exemplo de vegetal possui uma boa concentração de vitamina C, cálcio e potássio.

Trazem grandes benefícios para a saúde, sendo assim uma grande aliada para a manutenção da saúde dos olhos em parte pela ação da vitamina A, podendo até prevenir o aparecimento de catarata através dos antioxidantes que a compõem. Além disto pode atuar prevenindo o câncer e agir diretamente na saúde e melhora da aparência da pele, tudo isto pela ação da vitamina A.

Alface

A alface é um exemplo de vegetal que pertence ao subgrupo das folhas e hortaliças. Além de auxiliar no emagrecimento, este alimento que possui distintas variedades também possui muitas propriedades benéficas a saúde do nosso organismo.

É uma importante aliada na prevenção do aparecimento de tumores, devido a presença de vitamina C, que também é um antioxidante poderoso. A vitamina C presente na alface também é capaz de atuar na circulação sanguínea, junto com a vitamina K prevenindo as doenças do coração, como o infarto, por exemplo.

Couve

A couve é um exemplo de vegetal extremamente saboroso e fonte de diversas propriedades que são muito benéficas a saúde do nosso organismo. Pode ser usada tanto na preparação de saladas, como também refogada e até em sucos. Além disto o seu talo também pode ser aproveitado em nossa alimentação.

Este alimento possui uma grande concentração de potássio, o que faz com que ela se torne um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, como por exemplo, o Acidente Vascular Encefálico (AVE) e a hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta.

Batata

A batata é um exemplo de vegetal que pertence ao subgrupo dos tubérculos e no mercado podem ser encontradas diversas variedades da mesma, como a batata doce, que é muito utilizada em dietas e a batata baroa, por exemplo.

Além de trazer benefícios para a saúde, como a prevenção do câncer devido a presença de vitamina C e substâncias flavonoides, a batata pode ainda atuar como um aliado importante para a proteção e fortalecimento dos ossos, uma vez que nela podem ser encontrados cálcio, magnésio, fósforo e ferro, que são substâncias importantíssimas para a manutenção da saúde de nossos ossos.

Cenoura

A cenoura pode ser preparada e consumida das mais variadas formas: em saladas, cozida com outros vegetais ou alimentos diversos e até mesmo em sucos combinados com algum tipo de fruta, como a laranja, por exemplo.

Este exemplo de vegetal é importante para a manutenção da saúde ocular, devido a presença de vitamina A, assim como a abóbora. Possui também uma quantidade considerável de vitamina C, que atua diretamente no combate ao envelhecimento, devido a sua ação antioxidante.

Beterraba

Por fim, o último exemplo de vegetais que iremos citar neste artigo é a beterraba. Este saboroso alimento de cor característica oferece os mais variados benefícios a nossa saúde, podendo ser consumida cozida, na forma de salada ou em sucos.

Uma das suas principais atuações é na melhora da função cerebral e na prevenção de doenças provindas deste órgão. Isto acontece  devido a presença de uma substância denominada nitrato. Além disto, a beterraba atua prevenindo doenças do fígado e pulmões graças a vitamina C e a presença de uma substância denominada betalanina.

Embora só tenham sido citados esses poucos exemplos de vegetais, há uma variedade gigantesca deste alimento, sendo que cada um deles possuem características e propriedades específicas. Por este motivo, o consumo destes vegetais de forma variada e alternada é essencial para manter sua saúde em dia nos mais diversos aspectos.

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *