Home / Plantas / Época de Plantar Brócolis

Época de Plantar Brócolis

Ter uma horta em casa não é sinônimo de alguém que mora na zona rural de sua cidade. Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão preferindo ter os seus próprios alimentos cultivados no quintal. Nada contra as feiras, porém, é muito mais saudável comer o que está sendo gerado em sua casa, não é?

O que mais impressiona é que os alimentos que mais cresceram no consumo do brasileiro são os mesmos que eram odiados por crianças há vinte anos. Um desses alimentos são os brócolis, que era rejeitado por quatro em cada cinco crianças.

Sua grande quantidade de nutrientes é um fator que contribuiu muito para o desenvolvimento da ingestão dessa hortaliça. Não é mais surpresa para ninguém que, para ter uma saúde plena, é necessário comer não só os grãos e frutas, mas verduras também.

Você é uma das pessoas que deseja cultivar a própria horta em casa? Não se preocupe, não é difícil. As informações que você deve ter — como a época de plantar brócolis, por exemplo — serão essenciais para você alcançar o seu objetivo.

Veja aqui qual é a época ideal e faça o cultivo dessa hortaliça maravilhosa!

Qual a Melhor Época de Fazer o Plantio dessa Verdura?

Para fazer o plantio dos brócolis, a melhor época é entre os meses de março a junho. Se quiser ser ainda mais específico, plante-o entre os quinze últimos dias de março, pois é nessa época que o outono está começando.

Mas, por que ser tão específico?

Bem, para começar, o desenvolvimento das sementes dessa planta não é tão boa quando se depara com períodos mais quentes, como o verão. Ela se adapta melhor a temperaturas amenas.

Brócolis  é Um Tesouro Nutricional
Brócolis é Um Tesouro Nutricional

Na época em que o sol está mais escaldante, o ideal é que as flores sejam plantadas, pois elas possuem uma resistência um pouco maior. Vale lembrar que, mesmo sendo mais firmes, nenhuma delas sobrevive sem água.

Mas espere: O outono não é uma época ruim de plantar, pois é nesse período em que as folhas estão caindo?

Sim, você tem razão. Entretanto, você deve saber que todas as estações do ano são propícias para algo ser cultivado. Até mesmo o verão — que não é favorável aos brócolis — é benéfico para algumas plantas. Por incrível que pareça, a hortaliça em questão é capaz de dar frutos no período em que não está tão quente e o frio já começa a incomodar.

Outro fator que o leva a ser plantado em épocas mais amenas são as chuvas. Eles são frágeis, e a consequência disso é uma incapacidade de lidar com as águas que caem do céu de maneira abundante. Uma simples pancada mais forte pode ser capaz de destruí-lo por completo.

Quais São os tipos de Brócolis? Quais são Suas Diferenças? Suas Diferenças possuem Alguma influência no Cultivo?

Existem dois tipos de brócolis: O mais comum é o ninja, que possui cabeça única e é bem mais fácil de lidar, no que se refere ao plantio. Ele tem uma colheita simples e dura por bastante tempo.

Já o seu irmão é mais complicado: chamado de brócolis tradicional, ele precisa ser colhido várias vezes. Além disso, em épocas como o verão e primavera com sol mais severo, ele não dura mais do que dezoito horas.

Mas, por incrível que pareça, a recomendação é que o cultivo dos brócolis tradicionais seja o escolhido, em vez de optar pelo ninja. Por quê? A resposta é simples: eles são mais saborosos, nutritivos e bem mais fáceis de vender do que o outro. Apesar de enfrentar mais dificuldades para florescer, ele é bem melhor do que a outra opção.

Como Realizar o Plantio dos Brócolis?

Para começar, você deve escolher qual será o tipo que irá plantar. Não é bom ter a semente dessas duas espécies ao mesmo tempo, pois exigem cuidados diferentes. A não ser que seja extremamente necessário, não aposte do plantio dos brócolis tradicionais e ninja ao mesmo tempo.

Outra informação que deve ser levada em conta, é que no mercado existem mudas específicas para o verão e o inverno. Apesar de todos os contras que foram apresentados aqui sobre o não desenvolvimento dessa hortaliça no verão, existem sementes geneticamente modificadas para suportar essa época.

Algumas informações sobre o seu plantio:

  • O ideal é que você escolha um suporte capas de suportar todo o crescimento. Escolha uma sementeira, um copinho de jornal ou uma bandeja de isopor;
  • O solo que irá receber suas sementes deve ser argiloso e pesado. Não se esqueça de deixa-lo rico em matéria orgânica;
  • Depois de um mês completo, faça o transplantio para um solo mais preparado. Caso não saiba fazer isso, consulte algum agricultor. Ele saberá a quantidade suficiente dos produtos que você deve utilizar;
  • Após dois meses e meio você já poderá fazer a colheita! Ela pode se estender a até 110 dias. Tome cuidado com os brócolis tradicionais! Seu ponto de consumo é perdido com muita velocidade.

Lembra-se que no verão eles podem durar menos do que um dia? Caso queira evitar a perda total da verdura, faça a sua coleta antes das dez horas da manhã ou depois das cinco horas da tarde. Esses são os períodos em que o sol está menos radiante.

Utilize essas Informações Agora Mesmo e Cultive Deliciosos Brócolis!

Cultivo de Brócolis
Cultivo de Brócolis

Como você deve ter percebido, o seu cultivo não é difícil, basta você tomar alguns cuidados. Pode ser que na primeira vez não dê certo, porém, vale a pena tentar de novo. Seus nutrientes e sua capacidade de crescer rápido são algumas das maiores vantagens de se ter um em casa.

Seu consumo pode ser tanto cru quanto cozido e inúmeras receitas podem ser feitas com ele: desde saladas até recheios de tortas e suflês. Ele é uma fonte natural de vitaminas, proteínas, ferro, cálcio e nutrientes que previnem o desenvolvimento do câncer em qualquer parte do corpo.

Gostoso, saudável e nutritivo. O que mais você pode esperar de um alimento tão poderoso? Faça o plantio de suas sementes hoje mesmo!

Veja também

Flores de Cravo em Ritual Fúnebre

Flor de Cravo de Defunto Significado

Os Seres Humanos e Seus Rituais Desde que passamos a nos organizar como sociedades nós, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *