Home / Plantas / Diferença Entre Frutas Verduras e Legumes

Diferença Entre Frutas Verduras e Legumes

Bem, acreditamos que todos já se perguntaram qual é a diferença entre frutas, verduras e legumes. É o caso, por exemplo, do tomate. Afinal, seria o tomate uma fruta ou um legume? E a alface, seria uma verdura ou legume? As dúvidas são muitas.

Mas não se desespere, pois a resposta vai depender muito de quem vai ouvir a pergunta. Até os cientistas divergem quanto a algumas questões, e essa que estamos tentando responder hoje, é uma entre tantas.

Essa tentativa de conseguir uma resposta de cientistas já ocorreram algumas vezes. Tente entendê-las com a mentalidade do cientista e depois, utilize a sabedoria popular ou das quitandas.

Para uma fruta ou fruto qualquer:

– Um cientista vai responder que fruto, e não fruta, recorrendo à correção da grafia para fugir da questão principal, afinal o termo técnico correto é masculino.

Outro cientista poderá dizer:

– É a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada.

– O mesmo cientista dirá também que os legumes são um tipo de fruto, que tem como característica o fato de ser duro e seco, além de ter as sementes protegidas por uma vagem, como é o caso, por exemplo, do feijão, da ervilha, do amendoim e da lentilha.

A Diferença Entre Fruto e Fruta
A Diferença Entre Fruto e Fruta

No entanto, existe a regra do bom senso empregada pelas donas de casa e agricultores que facilitaram muito a vida de quem tem dúvidas do tipo. Nesses casos, a rigidez da classificação científica dá lugar a um critério bem mais simples. Os frutos doces simplesmente se transformam em frutas e o restante vira legume.

Não é uma definição técnica, porém, uma distinção popular que se consagrou pelo uso ao longo dos anos. Mas deixando a voz da sabedoria popular um pouco de lado, vamos tentar estabelecer as diferenças dentro dos parâmetros da ciência, porém, de forma que possamos todos entender.

Definição de Fruta

No momento seguinte após o óvulo da planta ser fecundado, a fruta se desenvolve em consequência dos hormônios vegetais mudando seus tecidos, consistências, cores, estrutura e sabores para proteger o embrião, no caso, as sementes até o momento da germinação.

Nutricionalmente falando, frutas são todas doces, desenvolvidas normalmente, através de vegetais floríferos. Podemos citar como exemplos, a banana, a laranja, a uva, a acerola, entre outros. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contêm sementes.

A Curiosidade do Morango
A Curiosidade do Morango

O caso mais curioso é o do morango. Quase todo mundo ignora o que ele é na verdade. Trata-se de um falso fruto. O que nós ingerimos é apenas uma parte da flor, sendo mais claro, o receptáculo que fica carnoso e cheio de suco após sua fecundação. Na verdade, os frutos verdadeiros do morango, são apenas os pequeninos grãos (ou os pontos) que se parecem com sementes enfeitando sua casca vermelha.

Definição de Legumes

Legumes são todos os frutos que não são frutas, ou seja, eles são salgados ou possuem um sabor ainda melhor quando temperados. Podemos citar como exemplo, o chuchu, a abóbora, abobrinha e berinjela, entre muito outros.

Vamos parar agora e misturar um pouco as coisas.

Afinal, o que é o Tomate?

Esse é um dos maiores dilemas alimentares de que temos notícia. O tradicional ingrediente de tantas receitas deliciosas percorre o mundo todo e o mundo todo se pergunta: ele é fruta ou legume? Você sabe responder?

Então, vamos desvendar esse mistério definitivamente e apresentar os benefícios desse alimento tão saboroso. Sem nenhum tipo de rodeios. O tomate não é nem fruta, mas também não é legume!

O tomate é um fruto e, sendo ainda mais preciso e específico, ele é uma saborosa hortaliça.

O Fruto Tomate
O Fruto Tomate

A classificação atual entre essas três coisas abriu mais espaço para outros tipos de alimentos. Com essa classificação, há espaço para incluir raízes como, a cenoura e o rabanete, ramos, como brócolis e grãos como o arroz e o girassol.

Definição de Verduras

A mais fácil de definir é a verdura! Como são hortaliças e ainda mais especificamente, são verdes e também folhagens comestíveis, defini-las não é problema para ninguém.

Couve, alface, rúcula, escarola, espinafre, e outras, podem ser ingeridas, aliás, podem comer sem dúvida alguma de que estão se alimentando de verduras.

Considerações Finais

Nutricionistas, nutrólogos, educadores físicos e qualquer especialista da área da saúde dizem que quanto mais cores existir em seu prato nos horários das refeições, melhor. As pessoas já estão até mesmo convencidas disto, e esse pensamento está correto.

Cinco cores no seu prato é o ideal para ter certeza de que você estará ingerindo todas as vitaminas, nutrientes e fitoquímicos que seu corpo necessita para o seu bem estar global. Portanto, faça com que suas refeições sejam alegres. Sua vida será melhor e seu humor também!

 

A Escolha Certa nas Compras
A Escolha Certa nas Compras

Gostaram das informações que passamos hoje? Acreditamos que agora você poderá entrar em qualquer quitanda ou supermercado e saber o que está comprando ma hora de escolher fruas, legumes e verduras.

Continue nos seguindo e aprendendo sempre mais.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *