Home / Plantas / Diferença Entre Acelga e Alface

Diferença Entre Acelga e Alface

Folhas verdes de todos os tipos, incluindo acelga e alface, contribuem para uma dieta saudável. Os perfis e fatos nutricionais variam de acordo com os verdes e como você os prepara. Para obter todos os nutrientes que você precisa, siga uma dieta diária equilibrada que inclui uma variedade de tipos de vegetais.

A Acelga

Acelga ou beta vulgaris vulgaris é um vegetal de folhas verdes. Os talos da folha são grandes e muitas vezes preparados separadamente das folhas. As folhas pode ser de cor verde ou avermelhada. Os caules das folhas geralmente são brancos, amarelos ou vermelhos.

A acelga, como outros vegetais de folhas verdes, tem folhas altamente nutritivas, tornando-se um componente popular de dietas saudáveis . A acelga tem sido usado na culinária há séculos. A acelga fresca pode ser usada crua em saladas. Folhas e acelgas maduras são tipicamente cozidas. O amargor desaparece com o cozimento, deixando um sabor refinado que é mais delicado do que o do espinafre cozido, por exemplo.

Em uma porção de 100 gramas, a acelga bruta fornece 19 kcal de energia alimentar e tem um conteúdo rico de vitaminas A , K e C , com 122%, 1038% e 50%, respectivamente, do DV (valor diário). Também há um conteúdo significativo em acelga enquanto crua a vitamina E e os minerais dietéticos como magnésio, manganês, ferro e potássio. Carboidratos, proteína, gordura e fibra dietética têm baixo conteúdo.

Quando a acelga é cozida em ebulição, os teores de vitaminas e minerais são reduzidos em comparação com a acelga crua, mas ainda fornecem proporções significativas da DV.

A Alface

A alface ou lactuca sativa é uma planta anual frequentemente cultivado como um legume de folhas, mas às vezes o seu caule e sementes também são utilizados. A alface é mais usada para saladas, embora também seja vista em outros tipos de alimentos, como sopas e sanduíches. Além de seu uso principal como um verde frondoso, também reuniu significado religioso e medicinal ao longo de séculos de consumo humano.

Dependendo da variedade, a alface é uma excelente fonte de vitamina K (97% DV) e vitamina A (21% DV), com maiores concentrações de provitamina A composto, beta-caroteno, encontrado em alfaces verdes mais escuras. No geral, a alface também é uma boa fonte de folato e ferro.

Fatos Macronutrientes de Acelga e Alface

A acelga e a alface oferecem quantidades modestas de macronutrientes, e os fatos variam apenas ligeiramente de acordo com o tipo que você escolhe. Todos são pouco calóricos mas também são pobres em proteínas, carboidratos, fibras e gorduras, oferecendo apenas 1 a 4% do valor diário desses nutrientes em uma dieta de 2.000 calorias.

Cozinhar acelga não altera significativamente o seu teor calórico ou macronutrientes, embora o cozimento diminua sua fibra de 2 a 5 por cento do DV para uma porção, que é apenas 1/2 xícara. Você precisa de fibra alimentar para manter a saúde digestiva e mantê-lo saciado.

Acelga Cortada na Tábua
Acelga Cortada na Tábua

Acelga e alface brilham quando se trata de vitaminas. Em um copo, a acelga e o alface fornece 32 e 42 por cento do valor diário da vitamina A, um antioxidante que ajuda a visão e a função imunológica. Alface folha vermelha também lhe dará 42 por cento, enquanto a lisa oferece um enorme 82 por cento do DV. Cozinhar acelga coloca sua ingestão de vitamina A acima do limite. Uma meia xícara fornece 177% do valor diário.

A acelga e o alface são estrelas quando se trata de vitamina C, fornecendo 32 e 145 por cento do DV em uma porção de 1 xícara. A acelga cozida oferece generosos 45% em 1/2 xícara, enquanto os dois tipos de alface fornecem apenas 2 a 3% em uma xícara. Você precisa deste antioxidante para combater os danos às suas células e construir o colágeno, uma proteína que compreende todos os seus tecidos.

Rica em vitamina K, uma xícara de acelga crua oferece 141% do DV, enquanto uma porção de meia xícara dá a você 664%. Os dois tipos de alface também são excelentes fontes deste nutriente, com 49 e 60 por cento do valor diário. A vitamina K suporta ossos saudáveis ​​e desempenha um papel vital no processo de coagulação do sangue.

Com minerais, os percentuais de DV para acelgas e alfaces são geralmente de um dígito, com algumas exceções. Uma xícara de acelga é uma fonte mais rica de minerais, dependendo da variedade. Ela oferece 14% do valor diário do cálcio, por exemplo, enquanto as alfaces contêm menos de 2%. Há uma variedade da acelga que é uma excelente fonte de magnésio e manganês, fornecendo 15 e 20 por cento do DV em uma porção. Cálcio e magnésio suportam a saúde de seus ossos e dentes, enquanto o manganês é parte de muitas das enzimas do corpo.

Fatos Gerais de Saúde

Uma revisão da literatura científica concluiu que todos os vegetais de folhas verdes, uma categoria que inclui a acelga, se qualificam como superestrelas quando se trata de benefícios para a saúde. Um estudo desse ano descobriu que uma alta ingestão de vegetais com lâminas foliais comestíveis em geral ajuda a reduzir o risco de toda a mortalidade. Além disso, uma revisão de estudos concluiu que o consumo de verduras como a alface, bem como a acelga, está fortemente ligado à saúde cardiovascular.

Tanto a acelga quanto a alface oferecem benefícios de saúde surpreendentes e incluem a capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue, prevenir vários tipos de câncer, melhorar a digestão, impulsionar o sistema imunológico, reduzir a febre e combater a inflamação. Também ajuda a baixar a pressão arterial , prevenir doenças cardíacas, aumentar a resistência óssea, desintoxicar o corpo e fortalecer o funcionamento do cérebro.

Alface tem sido chamado de ‘o alimento de perda de peso perfeito’ e ‘comida de coelho’ mas é muito mais. Com incríveis benefícios de cura e 20% de proteína por calorias, pode ser chamado de “alimento gorila”. Acelga também tem quantidades significativas de biotina, entre seus muitos outros compostos benéficos. A biotina é um composto orgânico que tem sido diretamente ligado ao cabelo saudável, a estimulação dos folículos e como uma maneira de aumentar o brilho e a textura.

Enfim, a comparação é irrelevante mas o valor nutricional sim é o mais importante. Vamos parar com as comparações insignificantes e vamos preparar as duas numa bela salada, que tal?

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *