Home / Natureza / Como Tirar Lagarta da Couve Flor

Como Tirar Lagarta da Couve Flor

É muito comum estar no mercado, escolher a couve-flor mais bonita e ao chegar em casa na hora de comer se deparar com pequenas lagartas presentes no meio da verdura que acabamos de comprar.

Esta situação é muito corriqueira para pessoas que compram couve-flor nos mais diversos lugares, seja esse lugar um mercado, hortifruti ou até mesmo na feira; e ninguém está imune a este problema.

Se você está cansado de passar tempo no mercado escolhendo sua verdura e ao chegar em casa se deparar com larvas onde deveria existir apenas comida, saiba que existem muitas possibilidades para conseguir tirar essas lagartas da sua verdura.

Vamos, neste artigo, ver algumas características dessa lagarta da couve flor e também aprender a tira-la da sua verdura de maneiras simples, eficazes e caseiras; assim, sempre que você comprar uma couve-flor, pode usar essas técnicas antes de comer.

A Couve Flor

A couve-flor é uma hortaliça e seu nome científico é Brassica oleracea, ela faz parte da mesma espécie de outras plantas como o brócolis e o repolho, por exemplo.

Ela pode ser consumida de diversas formas: cozida, crua, frita, empanada assada e gratinada. O importante é que ela não tenha larvas na hora que você ingerir.

A couve-flor possui pouca quantidade de carboidrato, proteína e gordura; mas em compensação possui muita vitamina A, B, C e E. Além de ser rica em nutrientes como o cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo.

Por conta desses nutrientes, ela pode ser um alimento muito benéfico para a prevenção de doenças como o câncer, doenças no coração, no intestino e também nos rins.

O consumo dela é muito indicado para quem tem problemas intestinais como prisão de ventre e também problemas estomacais como gastrite ou úlcera.

A Lagarta da Couve Flor

A lagarta da couve pode ser também chamada de curuquerê-da-couve, porém, seu nome científico é Ascia monuste orseis.  Além da couve-flor, ela afeta outras culturas, como por exemplo: Alface, amendoim, arroz, brócolis, cana-de-açúcar, nabo, repolho, soja, trigo, mandioca e muitas outras.

Essa lagarta se torna uma borboleta com asas brancas amareladas em sua fase adulta e mede aproximadamente 50 mm. Elas ficam muito escondidas no interior das verduras e vegetais já que a fêmea tem a tendência de pôr os ovos no interior das folhagens e de forma separada.

Apesar de seu pequeno tamanho, essa larva pode ser extremamente prejudicial para plantações, já que após botar os ovos ela acaba comendo as folhas e destruindo toda a cultura do local.

Técnicas para Tirar a Lagarta da Couve Flor

 

  • Técnica 1: Vinagre

 

Essa técnica é bem simples e efetiva. Você precisará apenas de água, sal e vinagre. Em uma vasilha coloque a água, sal e vinagre todos juntos e deixe a couve-flor de molho por um tempo entre 15 e 20 minutos.

Quando você escorrer a hortaliça, todos os bichinhos e a sujeira terão saído. Mas você sabe por que isso ocorre?

Ocorre um caso de osmose entre o vinagre, a planta e a larva. O vinagre é muito concentrado em sódio e acidez, assim como o próprio sal; por conta disso, ele é hipertônico em relação ao meio em que está.

Já a larva, é hipotônica em relação ao meio. A água, por sua vez, será atraída pelo meio hipertônico. O que isso significa? Que o vinagre fará a água do corpo da larva se “mover” para fora; e a larva que estiver viva ressecará e morrerá.

Técnica do Vinagre para Combater
Técnica do Vinagre para Combater

Por isso você deve deixar a sua couve-flor por no mínimo 15 minutos para que essa técnica funcione muito bem e você possa comer uma verdura livre de bichinhos.

  • Técnica 2: Repelente Forte (Para Quem tem Plantação)

Se você por outro lado não compra sua couve-flor em outros lugares, mas planta ela, nós te daremos algumas dicas para que você possa tirar essa larva da sua plantação de forma eficaz.

Primeiro é necessário que você acompanhe sua horta diariamente para ver se estão ocorrendo ataques de insetos ou outras coisas desse tipo, se você encontrar algum ovo nas folhas de suas plantas, esmague-o antes que seja tarde e uma nova larva nasça.

Se ela já tiver nascido, existe uma receita simples que você pode fazer para proteger sua plantação:

Pegue 50 gramas de fumo, um litro de álcool e 50 gramas de pimenta picante. Você deve deixar essa mistura descansando por uma semana e depois adicionar 250g de sabão ou detergente nela. Coloque tudo isso em água, coe e coloque dentro de um borrifador.

Técnica do Repelente para Combater
Técnica do Repelente para Combater

Essa mistura é claramente forte e com certeza irá ajudar a acabar com as pragas na sua plantação. Com a mistura no borrifador, borrife sempre que você achar necessário e com o tempo você verá que as larvas  sumiram e sua plantação está cada vez mais saudável e sem furo nas folhas.

  • Técnico 3: Repelente de Vinagre (Para quem tem Plantação)

O vinagre serve tanto para retirar a larva couve-flor comprada no mercado quanto para defender a sua plantação, por isso, vamos te passar uma receita de repelente de vinagre para que você não precise usar produtos químicos nas suas plantas.

Você irá precisar de 5Lde vinagre (o vinagre de vinho tinto é melhor, já que ele é bem mais ácido que o de maçã ou o balsâmico), 2L de água, uma colher de sal grosso e 200ml de detergente.

Para preparar você deve colocar todos os ingredientes em uma panela e mexer até que o sal fique diluído. Deixe a mistura repousando por 15 minutos e depois coloque-a em um borrifador.

Usando essa mistura por dois dias seguidos nas suas plantas é quase impossível que você não mate todas as larvas; use de novo sempre que você achar necessário.

Técnica de Repelente de Vinagre para Combater
Técnica de Repelente de Vinagre para Combater

Todas essas três opções são muito boas caso você não queira usar produtos químicos na sua plantação ou na sua couve-flor comprada no mercado. Tente sempre optar por opções naturais que não danificam sua saúde!

Se interessou em ter uma horta em casa para poder utilizar essas técnicas? Ou então quer um modelo de horta onde não seja necessário se preocupar tanto com o ataque de pragas? Se a resposta foi “sim”, leia também: Horta Hidropônica de Garrafa Pet Passo a Passo.

Veja também

Flor Cravo

Flor Cravo Como Cuidar

O ser Humano Controlando a Natureza Quando estudamos a história evolutiva do ser humano, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *