Home / Plantas / Como Plantar Couve Flor No Quintal?

Como Plantar Couve Flor No Quintal?

A couve flor pertence a espécie chamada Brassica oleracea e é um alimento extremamente nutritivo que pode servir como um importante aliado para a manutenção da nossa saúde e até mesmo na prevenção de algumas disfunções que podem  vir a acometer o nosso organismo.

Esta hortaliça bem conhecida por nós brasileiros é de origem mediterrânea, e foi levada para a Europa no século XVI, onde a partir daí, começou a ser difundida e consumida em todo o mundo. A couve flor é bem delicada, e se desenvolve melhor em um clima mais frio. Os principais produtores de couve flor aqui no Brasil são os estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul que são as regiões do país que possuem um clima mais ameno e propício para o seu cultivo.

Além de ser uma hortaliça muito bela visualmente, a couve flor possui muitas vitaminas e pode ser consumida de diversas formas sem perder o seu sabor, porém como já foi dito ela é um alimento muito sensível. Por esse motivo, muitas pessoas que desejam cultivá-la para consumo próprio tem a curiosidade de como plantar couve flor no quintal de sua casa.

Componentes Benéficos da Couve Flor

A couve flor é uma hortaliça que pode ser consumida crua, cozida, gratinada, frita e de outras diversas formas, mas antes de saber como plantar couve flor no quintal, é necessário saber um pouco sobre as substâncias contidas nela que agem de forma benéfica no nosso organismo.

A couve flor é um alimento muito rico em vitaminas A, B, C e E, e outros elementos como o potássio, ferro, fósforo e magnésio que são substâncias essenciais para o equilíbrio da saúde do nosso organismo, ajudando assim na manutenção na nossa saúde.

Como Plantar Couve Flor no Quintal da Sua Casa?

A couve flor possui um visual e uma beleza bem exótica, além de ser bem saborosa e ter o poder de ser um dos principais ingredientes de vários pratos bem conhecidos por nós brasileiros. Muitas pessoas também a consomem por estarem em busca de hábitos alimentares mais saudáveis e por estarem de olho também nos inúmeros benefícios que o seu consumo periódico podem acarretar.

Além disto, muitas pessoas buscam aprender como plantar couve flor no quintal devido a grande quantidade de agrotóxico que as hortaliças, vegetais e frutas em geral comercializadas em mercados e varejões possuem, e por isso, buscam como alternativa realizar o plantio dela em sua casa a fim de obter um alimento orgânico, totalmente livre de agrotóxicos e sem ter que pagar nada a mais por isso.

Porém a couve flor possui algumas características que fazem com que o seu plantio e manutenção requeiram um pouco mais de cuidado. A fim de te ajudar a plantar e cuidar da sua couve flor estarão listadas aqui algumas dicas com a intenção de te ajudar nesta tarefa.

O primeiro passo é providenciar as sementes que darão origem aos seu pé de couve flor. Elas podem ser achadas em lojas agropecuárias, por exemplo, a um preço bem acessível. Outra forma de obtê-las que talvez seja até mais interessante do que comprar as sementes é comprando uma muda de couve flor em uma loja de plantas, além de você ter de aguardar um período menor para que ela se desenvolva, você poderá tirar algumas duvidas sobre o seu cultivo na própria loja onde você irá adquiri-la

Após providenciá-las tenha em mente um planejamento da data certa para plantá-las, uma vez que a melhor época para que ela mature é durante o outono ou até mesmo o inverno, sendo que, para ser mais exato, a temperatura ideal para este período gira em torno de aproximadamente 15º Celsius.

Algo importante que deve ser feito em meio a este primeiro processo que foi citado acima é fazer a escolha do local ideal em sua casa para que você plante a sua couve flor. Este local deve ter espaço suficiente para que ela cresça sem obstáculos por perto, uma vez que seu crescimento não deve ter interferências nem interrupções, e de maneira que ela receba pelo menos 6 horas de luz solar por dia.

Preparando a Terra Para o Plantio da Couve Flor
Preparando a Terra Para o Plantio da Couve Flor

O solo do local que você escolheu também deve ser apropriado para recebe-la também deve ser úmido e oferecer uma boa oferta de nutrientes e vitaminas necessárias para propiciar um bom desenvolvimento da couve flor.

Depois de plantá-la você deverá manter alguns cuidados periódicos, como por exemplo, regar a  sua couve flor regularmente, uma vez que ela necessita de água e de um solo úmido para crescer como o esperado.

Usar alguns adubos naturais pode ser a chave para um bom desenvolvimento da couve flor que você irá plantar em seu quintal. Alguns fertilizantes que são comercializados podem vir enriquecidos com substâncias como potássio e nitrogênio que podem ser elementos essenciais para que sua muda de couve flor nasça e se desenvolva conforme o esperado por você.

Quando aquela parte branca da couve flor estiver firme e grande, significa que é chegada a esperada hora de colher e saborear a couve flor que você mesmo plantou e cuidou. Para colher basta cortar a base da hortaliça, mantendo algumas folhas ao seu redor. Depois disso ela pode ser consumida instantaneamente ou então guardada na geladeira.

Depois de Saber Como Plantar Couve Flor em Casa, Quais São os Cuidados a serem Tomados?

Como já dissemos anteriormente a couve flor é muito sensível e por isso alguns cuidados mais especiais devem ser tomados. Sendo assim, orientamos que você fique atento as temperaturas que a sua plantação de couve flor está sendo submetida, além de regá-la e aduba-la adequadamente.

Adubo Orgânico
Adubo Orgânico

Um outro fator que você deve se atentar é ao aparecimento de possíveis pragas e fungos que podem atingir a couve flor. Existem alguns fungos que deixam a planta “doente”, como por exemplo a hérnia das crucíferas, que deve ser tratada a partir retirada das plantas que tenham sido atingidas  por ela em seu quintal, e até mesmo por larvas, que podem ser afastadas através de produtos específicos para o combate das mesmas.

Como A Couve Flor Pode Ser Uma Aliada Da Nossa Saúde

Como já foi dito anteriormente a couve flor é muito rica em diversas substâncias que contribuem como aliadas na prevenção de algumas doenças, por isso saber como plantar couve flor no quintal pode ser algo interessante para você.

A couve flor possui algumas substâncias anticancerígenas, além de ser rica em vitaminas e minerais que ajudam na manutenção e saúde do sistema digestório.

Portanto, concluímos que o consumo da couve flor é muito benéfico para nós e que plantá-la em casa pode ser uma ótima alternativa para adotar hábitos alimentares mais saudáveis.

Veja também

Gênero Bellis

Mini Margaridas Coloridas

“Ele me ama, ele não me ama.” A margarida clássica é na verdade mais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *