Home / Plantas / Como Plantar Couve Flor em Vaso

Como Plantar Couve Flor em Vaso

A couve flor é uma das mais de cem espécies de couve existentes no mundo. Vamos conhecer um pouco dessa verdura deliciosa?

Definindo a Couve Flor

Da família brassicaceae, a couve flor é uma planta de cultivo anual e pode ser reproduzida através de sementes. Geralmente só se come a cabeça, uma carne branca que alguns chamam vulgarmente de coalhada. A essa mesma família da espécie também pertencem o brócolis e o repolho, pra citar apenas alguns. Os primeiros registros históricos do cultivo dessa planta datam supostamente do século 1DC, registros árabes feitos por volta do século 12DC. No entanto, provavelmente a couve flor só começou mesmo a ganhar predileção na culinária a partir do século 17DC. É considerada uma cultura de cultivo mais delicada. Sem os devidos cuidados, sua cabeça não se desenvolve plenamente com uma inflorescência de muito pouca qualidade.

Os Principais Benefícios da Couve Flor

Pode-se resumir destacando que a couve flor trás bons resultados à saúde na prevenção do câncer, de problemas cardíacos e cerebrais, para a desintoxicação do corpo, para o alívio do stress e a perda de peso. Também é bom para os olhos e auxilia no combate a diabetes, hipertensão, equilíbrio hormonal, etc. Seu poder antioxidante e sua riqueza nutricional é significativa para a saúde óssea e celular, para o equilíbrio do sistema imunológico e para os níveis do bom colesterol.

Couve flor é rica em vitamina A, vitamina K, vitamina C e vitaminas do complexo B, além de ácido fólico. Em suas composições minerais estão incluídos bons níveis de potássio, fósforo, cálcio, zinco, magnésio ferro e sódio. É uma boa fonte de proteínas, substâncias fitoquímicas, e os essenciais ácidos graxos ômega-3. Fornece fibra dietética, mas contém muita gordura.

Enfim, apenas recapitulando e listando os muitos benefícios possíveis com o consumo balanceado da couve flor, pode-se afirmar portanto que essa verdura, entre tantos outros benefícios secundários, melhora a saúde do cérebro, controla a diabetes, auxilia no desenvolvimento fetal, cura colite, previne a obesidade, previne o derrame, fortalece o sistema imunológico, contribui substancialmente para o funcionamento do sistema nervoso na transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares, trata os distúrbios nervosos, desintoxica o corpo, melhora a saúde óssea, ajuda a absorver melhor o ferro no sangue, previne o câncer, previne o estresse oxidativo, garante a circulação sanguínea e ajuda a manter o funcionamento adequado dos vasos sanguíneos, promove a eliminação de incômodos estomacais, trata problemas respiratórios, nos protege de degenerativos que podem comprometer a visão e previne de várias doenças oculares, reduz a hipertensão, e oferece bons resultados nos cuidados com a pele e os cabelos.

A Lavoura da Couve Flor

A atenção para as condições climáticas são muito importante e necessárias para a lavoura adequada da couve-flor. A couve-flor se desenvolve melhor quando cultivada em clima frio e úmido. Clima seco, com calor excessivo e nível muito baixo de imunidade é trágico para a couve flor.As sementes da couve flor, por exemplo necessitam de uma temperatura entre 10 a 20ºC. Elevadas temperaturas desenvolverão a cabeça, a chamada coalhada quase ínfima e de baixa qualidade de nutrição e no sabor. O tempo quente e seco pode produzir somente pequenas cabeças duras, como o repolhinho, mas sem valor nutricional. O inverso também é prejudicial. O cultivo em condições climáticas abaixo da temperatura ideal, com muito frio, também resultará em um resultado negativo, com um desenvolvimento acéfalo. A  orientação ideal é que primeiro germine as sementes em sementeiras ou vasos, e depois transplante para o solo preparado quando as mudas estiverem com pelo menos 4 a 6 folhas.

O solo para o plantio da couver flor precisa ser ricos em nutrientes e com a umidade balanceada. Sugerimos que se faça inicialmente uma boa drenagem do solo e um reforçado processo de adubação com muita matéria orgânica. A couve-flor cresce melhor em solos neutros a ligeiramente ácidos, isto é, a pH 6,0 a 7,0. Quanto a acidez do solo, o preparo pode ser feito misturando 2 gramas de ácido bórico para cada 5 litros de água adicionados a adubação. Mas cuidado pois o excesso de acidez também prejudica.

Essa lavoura precisa ser irrigada com frequência, mantendo a umidade ideal sempre controlada, pois a couve-flor é muito sensível a falta de água no solo. Irrigação a cada 5 – 6 dias para o plantio precoce e 10 a 15 dias para a colheita tardia pode ser suficiente. Quando já estiver com a cabeça em formação, deve haver umidade suficiente no campo de plantio. Maior atenção nessa época. Deve ser regada de perto.

O Cultivo da Couve Flor em Vasos

Couve Flor Plantada em Vaso
Couve Flor Plantada em Vaso

Cuidar de couve flor em recipientes não é muito difícil se você souber quais são as necessidades da planta e as condições de cultivo ideais. Como já dissemos, a couve-flor é uma safra de estação fria, embora haja algumas que respondam bem a uma variedade de climas. É válido, portanto que você pesquise qual o gênero de couve flor que  melhor se adapta à estação e clima em que você vive. Couves-flores podem ser plantadas a qualquer momento em climas livres de geadas, e quando a temperatura variar entre 4 a 30ºC. No momento em que as cabeças estiverem se desenvolvendo, a temperatura ideal tem de ser entre 12 a 20ºC. Em regiões mais quentes, recomendamos que comece a semear couve flor no outono e permanecer semeando até o final do inverno. Já em regiões mais frias, recomendamos que comece a semear couve flor mais no final do inverno e permanecer semeando até a primavera para obter melhores resultados.

Plante as sementes na terra com 1 ou 2 cm de profundidade e 4 cm de distância entre as sementes. O cultivo em vasos e recipientes pode ser feito até que a couve flor se desenvolva plenamente em planta adulta mas, como já dissemos, ideal seria transplantá-las para um solo preparado quando estiverem desenvolvidas como um broto de 4 ou 6 folhas. Procure semear em recipientes com pelo menos 30 centímetros de comprimento e pelo menos 25 centímetros de largura.Isso dará um espaço suficiente para uma planta crescer. Além disso, se já não houver, procure criar orifícios de drenagem suficientes na parte inferior. É possível cultivar até 02 ou 03 brotos em um único vaso se ele tiver um tamanho adequado pra isso. Encha a panela com uma terra de qualidade que seja leve, rica em húmus e um pouco argilosa. Escolha um substrato que contém um pouco de umidade, mas também drena bem.

Prefira manter seu vaso com a planta em um local ensolarado que receba pelo menos 6 horas de sol. Em regiões tropicais, evite o Sol direto. Lembre-se do controle ideal de temperatura. Você precisará regá-la regularmente. É importante evitar a secagem do solo no período em que a muda está amadurecendo e no momento da formação da cabeça. Mas cuidado com o excesso também.
Quando a cabeça ou flor da couve-flor, a chamada coalhada já estiver em torno de 5cm de diâmetro, cubra-a com as folhas internas quebrando-as ou amarrando-as na cabeça. Isso protegerá a cabeça do sol e obterá uma couve-flor mais saborosa após a colheita.Procure manter uma fertilização solúvel em água mensalmente.Também seria bom que providenciasse uma cobertura para preservar o solo, mesmo cultivando em vasos. Essa técnica é chamada mulching.

Já deu pra perceber que o cultivo de couve flor é delicado, não é? E ainda tem as pragas, como os besouros da pulga, a larva da borboleta, as mariposas, os pulgões, as moscas brancas, etc. Mas, diante de todos os benefícios listados acima que a couve flor pode proporcionar, acho que vale a pena ser também tão cuidadoso com ela, não é mesmo? Se tudo der certo, você estará colhendo couve flor ao longo de praticamente todo ano, dependendo da sua variedade e do período de semeadura que empregou. Em geral, a colheita ocorrerá entre 3 a 4 meses após seu plantio. Boa sorte!

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *