Home / Plantas / Como Plantar Brócolis Com o Talo?

Como Plantar Brócolis Com o Talo?

Brócolis (brassica oleracea) é uma cultura de estação fria cultivada na primavera ou no outono por suas cabeças ricas em vitaminas. Ao contrário de algumas outras culturas, o brócolis cresce melhor quando introduzido no jardim pelo talo, em vez de sementes.

Considerações Iniciais

Preparar adequadamente o local e cuidar de plantas jovens estimula o sucesso do transplante e o rápido estabelecimento. Plantas de brócolis jovens estão prontas para transplante cerca de 5 ou 6 semanas após a semeadura das sementes, quando as plantas têm três ou quatro folhas verdadeiras.

Endurecer plantas de brócolis jovens começando cerca de duas semanas antes do plantio. Reduza as aplicações de água e fertilizantes e exponha-os gradualmente aos níveis de temperatura, luz, vento e umidade em seu futuro local, colocando-os primeiro em locais protegidos e sombreados por algumas horas. Ao longo de vários dias, aumente o tempo que as plantas de brócolis passam ao ar livre e a luz que recebem até que suas condições de crescimento reflitam bem as do jardim ou do canteiro.

Plantando o Talo

Quebre o topo vários centímetros de terra e trabalhe 5 a 10 centímetros de matéria orgânica no solo. O brócolis cresce melhor em solos férteis e bem drenados com pH entre 6,0 e 7,0. Se necessário, trabalhe com um fertilizante balanceado de liberação lenta no local de plantio. A melhor maneira de determinar se um fertilizante é garantido é realizar um teste de solo.

Cavar um pequeno buraco para cada transplante. Furos espaciais para transplantes de brócolis de 30 a 45 centímetros de distância em fileiras espaçadas de um metro a um metro e meio.

Estabeleça cuidadosamente um talo jovem e robusto de brócolis em cada buraco, mova usando uma massa de meio ao redor ou segurando as folhas. Não segure a planta pelo caule ou pela ponta crescente. Plante o brócolis um pouco mais fundo do que anteriormente e encha o espaço ao redor com o solo, firmando suavemente o solo para manter a planta no lugar. Se o brócolis foi cultivado e transplantado em um pote, enterre completamente a borda do recipiente para evitar a absorção e a rápida secagem do solo ao redor das raízes.

Cuidados Posteriores

Regue o brócolis transplantado cuidadosamente, mas com cuidado, para assentar o solo ao redor e remover bolsas de ar. A umidade regular é necessária para o estabelecimento. Forneça o brócolis com 25 a 35 milímetros de água semanalmente quando a precipitação for inadequada.

Espalhe uma camada de cobertura de cerca de 5 ou 8 centímetros de espessura ao redor do brócolis, deixando alguns centímetros de espaço aberto ao redor do caule de brócolis. Palha conserva a umidade do solo, bloqueia ervas daninhas e estimula o crescimento mais rápido de brócolis.

Outras Dicas Úteis

Se você tem observado uma planta de brócolis em seu jardim e perceber que a cabeça começa a se abrir formando pequenas florzinhas ficando mais altas, é um sinal bastante claro de que sua planta de brócolis está começando a florescer. A menos que você queira comer as flores ou guardar sementes, é hora de ir em frente e colher seus brócolis para comer. Brócolis assim é o seu sinal de que a planta está indo para a fase de floração. Você certamente pode comê-lo depois de começar a aparafusar, e ainda será delicioso.

Flor da Brócolis
Flor da Brócolis

Você pode colher sua cabeça de brócolis a qualquer hora que quiser. Não há nada de errado com a colheita das cabeças de brócolis ainda jovens, se é assim que você prefere comê-las. Para colher, corte sob a cabeça de brócolis e pegue um pouco do caule, mas deixe a planta no seu jardim. Você pode pegar mais algumas cabeças pequenas brotando do caule principal.

Ou, se preferir, pode esperar e deixar que comece a trepar para poder comer as flores! As flores de brócolis são delicadas pequenas flores amarelas, e elas podem ser colhidas e comidas frescas em saladas ou cozidas como o resto da planta de brócolis. Mas se você esperar muito tempo e as flores secarem, elas não serão muito saborosas.

As Imprevisíveis Pragas

Brócolis é menos atraente para pragas do que outras plantas em seu jardim, mas você pode ver todos os suspeitos de costume, incluindo pulgões, lesmas e besouros de pulga. O melhor controle orgânico de pragas para brócolis é colocar uma cobertura de fileira flutuante que permita que a luz, o ar e a água se movam através dela, mas evita que as pestes tenham acesso às suas plantas. Alternativamente, remova as pragas à mão e use um sabão inseticida orgânico, conforme necessário. Companheiras que podem ajudar a deter pragas e atrair insetos benéficos incluem malmequeres, zínias, salsinha e alyssum doce.

Folhas amareladas são frequentemente o primeiro sinal de um problema. Considere o seu cronograma de fertilização como folhas amarelas pode ser um sinal de que sua planta precisa de nitrogênio. Insetos também podem causar manchas amarelas perfurando as folhas. Se as folhas inferiores de sua planta de brócolis estão ficando amarelas e as cabeças de seus brócolis estão raquíticas e amargas, o problema pode ser uma infecção fúngica chamada fusarium murcha. Manchas negras com cheiro ruim nas folhas e caules também indicam uma infecção fúngica. Não há tratamento para essas doenças fúngicas, portanto destrua as plantas infectadas e evite o plantio no mesmo local pelos próximos dois anos.

Recapitulando para Memorizar

Então lembre-se dessas regras para cultivar seu próprio delicioso brócolis em casa:
Acertar seu tempo e plantar seu brócolis quando suas temperaturas estão acima de 0ºC e não superior a 23ºC e tente protegê-las de extremos de temperatura.
Dê ao seu brócolis um ambiente ideal para o crescimento com solo fértil e rega regular para estimular um crescimento lento e estável. Mulch fortemente para evitar a competição de ervas daninhas e monitorar suas plantas para pragas e doenças.

Brócolis Plantado no Quintal
Brócolis Plantado no Quintal

Calor e falta de água vai causar brócolis amargo, que não é bom para comer.
Colher seus brócolis e suas lindas flores amarelas antes que o tempo comece a aquecer. O calor vai deixá-lo amargo. Se já estiver florido e virar amarelo amarronzado, é tarde demais. Salve essa planta para sementes.

Veja também

Flores de Cravo em Ritual Fúnebre

Flor de Cravo de Defunto Significado

Os Seres Humanos e Seus Rituais Desde que passamos a nos organizar como sociedades nós, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *