Home / Plantas / Como Higienizar Couve Flor e Brócolis

Como Higienizar Couve Flor e Brócolis

O brócolis e a couve flor são vegetais muito bons para a saúde, o que permite desenvolver um número infinito de deliciosas receitas que podem encantar consumidores, sem dúvida, de todas as idades. Embora seja muito fácil de preparar, algumas pessoas duvidam da melhor maneira de lavar estas plantas para que seja seguro comer.

É sempre necessário desinfetar frutas e verduras antes de consumi-las, portanto, neste artigo explicamos algumas dicas sobre como lavar o brócolis e a couve flor.

Os Seis Passos Básicos

1. Para lavar o brócolis e a couve flor, a primeira coisa a fazer é remover as folhas que os cobrem, se ainda estiverem presentes. Você também deve cortar todas as hastes, para manter apenas a parte macia do brócolis ou couve flor.

2. Em seguida, recomendamos que você verifique se o brócolis ou couve flor tem partes danificadas, se é devido a algum choque acidental ou porque começa a apodrecer mesmo. Se de fato for indício de que vai começar a apodrecer, remova essas partes com uma faca.

Higienizando Brócolis
Higienizando Brócolis

3. O próximo passo para lavar o brócolis ou couve flor será colocá-los sob a torneira de água fria. Assim, você conseguirá eliminar os restos maiores de impurezas e mais importantes como a terra.

4. Você também pode colocar o brócolis ou a couve flor em uma tigela ou recipiente com água e vinagre para eliminar quaisquer insetos encontrados lá. Deixe de molho por alguns minutos e enxágüe novamente antes de cozinhar.

5. O sal é um outro condimento natural que pode ser misturado à água para higienizar o brócolis ou a couve flor, no lugar do vinagre. Assim, torna dispensável o uso de produtos abrasivos, assim como os itens preparados quimicamente à venda nos supermercados.

6. Quando o seu brócolis ou sua couve flor estiverem limpo, você já pode cozinhá-lo do jeito que você gosta. Bom apetite!

Bem simples, não é? Se isso não lhe pareceu garantido o suficiente, a seguir falaremos de um outro método útil para desinfetar frutas e legumes em geral.

Como Desinfetar Frutas e Vegetais Antes de Consumi-los

Antes de comer uma fruta ou vegetal , você deve sempre lavá-lo e desinfetá-lo para eliminar a sujeira e as bactérias que se acumularam e que podem afetar sua saúde.

Antes de chegarem às bancas do mercado, eles acumularam solo, insetos, bactérias, parasitas ou até mesmo produtos químicos e pesticidas (que podem causar sérios danos ou intoxicação).

Então se você prefere fazer algo mais que não só lavar embaixo da torneira, eis uma boa dica pra utilizar. Você irá precisar de água, bicarbonato e vinagre.

1. Primeiro, lave-os bem, não importa se o item têm casca ou não. Deixe-os dois minutos debaixo da água da torneira. Se achar que o produto está muito sujo, talvez seja legal adquirir aquelas escovinhas de cogumelo pra ajudar a lavar frutas e verduras melhor.

2. Uma recomendação importante. Lavagem ou desinfecção elaborada assim pode acelerar o processo de degradação e promover a proliferação de germes se fizer com muita antecedência. Recomendamos que o faça sempre que já na intenção de consumir logo depois.

3. É aconselhável remover as raízes ou extremidades dos frutos ou legumes antes de lavá-los (por exemplo, a cauda da maçã ou os talos do brócolis). Além disso, lave as folhas da salada uma a uma.

4. Após a lavagem, você pode mergulhá-los por 10 minutos em uma solução de bicarbonato de sódio. Diluir uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água; é um desinfetante natural muito popular e capaz de eliminar todas as bactérias.

5. Vinagre, para frutas e legumes que não têm cascas comestíveis: dilua 1 copo de vinagre em um litro de água. Nenhuma bactéria ou parasita será capaz de resistir ao vinagre.

6. Finalmente lave as frutas e legumes uma última vez com água fria para remover o desinfetante que você escolheu.

7. Medidas adicionais de higiene: mantenha um ambiente de trabalho e utensílios de cozinha limpos. Limpe suas mãos regularmente.

É Possível Congelar Brócolis ou Couve Flor

Couve flor e brócolis, se estiverem frescos podem ser mantida por 3 dias na geladeira. Se você deixar as folhas ao redor de ambos, conte uma semana. Depois de cozidos, apodrecem rapidamente. O prazo de validade é de 1 ou 2 dias no frigorífico, no máximo.

Você também pode manter o brócolis e a couve flor no freezer quando frescos. As florzinhas permanecem boas por 12 meses. Couve flore e brócolis pré-embalados geralmente não duram mais de 6 meses. Sempre verifique o prazo de validade na embalagem.

Vamos preservar os itens frescos na geladeira? Coloque-os em um saco plástico ou embrulhe-os em filme plástico. Mantenha os caules para baixo para garantir que as florzinhas estejam secas. Uma temperatura de 2 a 5°C é ideal. Coloque-os no fundo do seu refrigerador ou na bandeja de legumes para uma vida útil máxima.

Não esqueça de guardar as folhas. Esta proteção natural protege a ambos de secarem, o que aumenta sua vida útil. Congelar o brócolis e a couve flor também é fácil, mas você precisa limpar e higienizar as florzinhas primeiro. 3 minutos são suficientes.

Vamos congelá-los no freezer ou congelador? Então antes de levá-los pra lá, é necessário higienizá-los. Primeiro, limpe bem os vegetais e depois corte as florzinhas. Ponha água pra ferver com um pouco de sal. Quando estiver fervendo, mergulhe as florzinhas de couve flor ou brócolis na água por alguns minutos.

Brócolis Congelado
Brócolis Congelado

Lave-os em água fria e deixe-os escorrer bem. Agora você pode manter as florzinhas facilmente em porções em sacos de armazenamento ou bandejas, mas a temperatura do congelador nesse caso é super importante. O ideal é em torno de -18°C. Não esqueça de escrever a data nas embalagens, assim você sempre saberá qual usar primeiro. Para ser claro: use sempre o mais antigo primeiro.

Uma dica Bônus

Talvez já tenha acontecido com você. Acontece também com a couve flor e o brócolis que, igual a outras cultivares, têm uma coisa em comum: quando cozinham, o odor que se exprime deles cheira mal na casa. Como escapar desses odores desagradáveis?

Dê uma olhada na sua cozinha: você ainda tem pão? Se não, vá até a padaria e compre um só, que já basta. Agora é só colocar um bom pedaço em sua panela na hora que for cozinhar um dos dois. E pronto! O cheiro ruim vai passar! Legal né? E não precisa ser só pão fresquinho não, pode ser um pão amanhecido do dia anterior também, sem problemas.

Não tem pão? A padaria já fechou? Use torta de cortiça! Também não tem? Encontre uma rolha daquele vinho da última festa e mergulhe-o junto pra cozinhar. Só não esqueça de pegar no final, pra não correr o risco de misturá-lo na salada, ou se você fizer sopa.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *