Home / Plantas / Como Fazer Mudas de Banana In Vitro?

Como Fazer Mudas de Banana In Vitro?

O sonho de todo agricultor é fazer com que a sua produção tenha uma expansão massiva, sem deixar com que os cuidados diminuam e as pragas aumentem. Será que é possível encontrar um método tão eficaz assim? A resposta para esta pergunta é positiva, afinal, o procedimento de cultivação em vitro já é uma realidade.

No cenário atual, a utilização de agrotóxicos é bastante comum. Para um produtor rural que deseja aumentar os seus campos, este — talvez — seja o único meio encontrado para fazer com que sua produtividade aumente.

Porém, há uma opção bem mais viável, principalmente para aqueles que não desejam agredir a natureza e nem inserir venenos altamente tóxicos na mesa do brasileiro. A opção é fazer a produção in vitro.

Já ouviu falar sobre isso? Já sabe do que se trata? Pode ser que não, porém, não há nenhum motivo para ficar espantado. É um processo simples, prático e dinâmico. Qualquer agricultor consegue inserir em sua fazenda, bastam alguns instrumentos e um pouco de prática. Os resultados de curto prazo já valem a pena!

Quer conhecer mais sobre isso? Continue com a leitura do texto.

Como Fazer Mudas em Vitro?

O processo é iniciado no campo, com a coleta do rizoma. A partir de apenas um rizoma da bananeira, é capaz de serem formadas até 200 mudas!

Logo após do rizoma ser retirado, ele deve ser cortado e passar por um processo de desinfecção. Desta maneira, todos os microrganismos que poderiam afetá-lo de alguma maneira são destruídos.

Depois disso, os rizomas — já cortados e desinfeccionados — devem ser colocados em potes de vidro. Esse recipiente deve conter todos os nutrientes necessários para que o crescimento desta planta seja saudável.

Quando as mudas são criadas desta forma, sua produção é aumentada em aproximadamente 25%.

Dados que Exemplificam a Validade do Método

Com a micro propagação in vitro, uma muda de bananeira desenvolve, em média, 160 plantas em 8 meses! No processo natural, depois de um ano, o máximo que você conseguirá é ter duas plantas da mesma bananeira. Estes números são impressionantes!

E, caso ainda tenha dúvidas sobre este procedimento, veja só os números da cana de açúcar, quando é disseminada pelo processo in vitro:

  • Uma muda é capaz de desenvolver até 10.000 plantas!
  • Do modo natural, o processo é mais demorado. Além disso, o máximo de canas-de-açúcar que podem se desenvolver assim é 10.

Só com a utilização de mudas in vitro, livres de doenças ou qualquer outro tipo de anomalia, a produtividade é acrescida em, no mínimo, 25%. Só para reforçar esses dados, um produtor que recorre ao método descrito vê mais de ¼ de sua produção aumentar, somente por usar uma tática diferente…

O Que Acontece Depois que Elas Saem do Laboratório?

Quando elas saem, não podem ser plantadas diretamente no solo. É necessário que elas passem por um período chamado de aclimatização. Isso é feito para que todas as mudas se acostumem com o ambiente e se adaptem com as condições do campo.

Elas devem ser colocadas em tubos, e permanecerem neste recipiente em torno de 45 a 60 dias, até ficarem prontas para o plantio.

Vantagens de Utilizar este Recurso

A primeira questão que deve ser destacada é a uniformidade genética. Hoje em dia, muitos produtores estão com uma pergunta — muitas vezes, sem resposta: Como cultivar uma plantação sem que haja nenhum empecilho causado pela deformidade das plantas, por causa de sua hereditariedade?

A resposta é simples, plante todas as suas mudas em vitro. É algo seguro e que não terá risco nenhum para sua vegetação.

Outro benefício é que suas plantas não estarão expostas as agressões do tempo. Apesar de a bananeira ser uma erva resistente, ela pode ser prejudicada pelas chuvas excessivas, pelos ventos impetuosos e o excesso de calor. Desse jeito, tudo isso pode fazer com que a planta não cresça de forma tão saudável.

E por último, mas não menos importante, é o fato de que a plantação das mudas in vitro faz com que toda a vegetação não seja agredida pelas pragas que podem devastá-la. Sendo assim, o uso de defensivos agrícolas da parte do produtor não será mais necessário.

E a Qualidade das Mudas? Como Ficam?

Em algumas mentes, há um mito de que as mudas que são plantadas deste jeito são menos resistentes. Porém, tudo isso é um mero engano! Como você leu em todo o artigo, a situação é totalmente contrária. As plantas crescem mais fortes, mais firmes e mais resistentes.

Quando é feito de maneira excelente, não tem como dar errado. Caso esteja com algum receio desta técnica, o ideal é que você deixe com que um agricultor mais preparado te auxilie.

Os vídeos no YouTube e todos os textos encontrados são uma forma incrível de obter informações. Porém, uma coisa e ter os dados, outra coisa é botá-los em prática.

Muda de Banana Clonada em Vitro
Muda de Banana Clonada em Vitro

As bananeiras que serão produzidas por você através do procedimento in vitro é uma realidade que veio para beneficiar todos os produtores, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

A facilidade com que ele permite com que as plantas sejam enraizadas e cultivadas é significante, fazendo com que não só seus números cresçam, mas a qualidade seja notável e a expansão algo surpreendente.

Caso esteja pensando em utilizá-las, não perca o seu tempo, comece agora mesmo! Como deve ter visto, não há nenhum motivo para não iniciar o seu plantio através do método in vitro. Ele é seguro, rápido e eficiente. Afinal, por que não usá-lo?

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *