Home / Plantas / Como Diferenciar Tipos de Banana?

Como Diferenciar Tipos de Banana?

Por, pelo menos uma vez na vida, você já deve ter se perguntado qual era o tipo de banana que você está comendo, certo? Pode ser que você nem tenha encontrado a resposta, pois há um número absurdo de espécies dessa fruta!

Aqui, no Mundo Ecologia, você irá aprender a diferenciá-las. É possível!

Só para ter uma ideia, uma receita de algum doce ou bolo pode ser completamente transformada só pelo tipo de banana que você está utilizando. Existem aquelas que são mais doces e outras mais cítricas. E, só de conhecê-las, já irá notar a diferença que elas causam no paladar e nas receitas em geral.

O que acha de aumentar o seu conhecimento sobre essa fruta tão popular no Brasil? Vamos lá?

Quais são as Características da Banana?

Para começar, olhe só esse dado: Existem mais de 1000 tipos de bananas catalogados em todo o mundo. Mais de mil! Dentro desse número, podemos separá-las em categorias, que gira em torno de 50.

Pode ser que a maioria delas você não conheça — afinal, são muitas para provar, não é mesmo? — mas, certamente, elas existem.

Cacho de Banana
Cacho de Banana

Como foi dito, ela é a fruta mais conhecida no mundo e também é a mais consumida. É muito fácil encontrá-la ao redor do globo. Não importa se você está no sul da Europa ou desbravando o continente asiático: É muito provável que irá achar algum tipo de banana, independente do lugar onde está.

Além de ser consumida retirando a casca, é possível fazer chá de toda a sua parte comestível e também de suas folhas. Aqui no Brasil não temos o costume de fazer isso, mas, em outras partes do planeta é uma prática quase que ritualística.

Muitos acreditam no potencial da banana e suas folhas para tratar doenças e turbinar o corpo com vitaminas.

Como Diferenciar os Tipos de Banana?

Você deve ter lido que existem mais de 1000 tipos de banana espalhados pelo mundo. E, com toda certeza, é bem complicado saber de qual espécie é a que você está comendo. Sabendo disso, vamos te ajudar a distingui-las. As que serão citadas aqui são as mais comuns no Brasil.

Banana-Maçã

O seu nome já diz muita coisa. Ela foi batizada com esse nome porque o seu aroma é muito parecido com o de outra fruta muito popular no Brasil: a maçã. Outro nome que ela também recebe é de banana-branca, pois, comparado com todas as outras, sua poupa é bem mais clara. O seu tom é bem mais branqueado do que amarelado.

Uma característica que muitas mães conhecem é que é um dos primeiros alimentos que podem ser oferecidos ao bebê, quando ele começa o processo de desmamar. Sua deglutição é bem fácil, pois ela é bem macia. Seu tamanho também faz diferença: Mede entre 5 e 10 centímetros e possui uma casca bem amarelada quando está madura.

Banana-da-Terra

Dentre todos os tipos no nosso território, talvez ela a maior. Chega a medir 30 centímetros. Falando sobre o sabor, pode ser que não agrade muita gente: Não é tão doce e não possui uma maciez tão amigável. Por causa disso, essa espécie é mais consumida frita. Por este costume ela também recebe o nome de banana de fritar.

Banana-Nanica

Quem nunca ouviu falar dela? A banana-nanica é uma das mais consumidas no país. Ela é fácil de plantar, se desenvolve muito rápido e seu gosto atrai muitos consumidores.

Um fato bastante curioso e que você vai se espantar: De nanica ela não tem nada! Pode chegar a ter 20 centímetros, muito maior do que muitas outras espécies! Ela recebeu esse nome por causa da bananeira, que possui um tamanho mito pequeno.

Ela é consumida crua em muitas vezes, mas sua utilização principal é em receitas. Seu gosto é muito agradável, e, por este motivo, é uma das mais indicadas para cozinhar algum doce ou bolo. Ela também é ótima quando frita, e sua conservação é mais duradoura do que as demais.

Banana-Prata

Falamos sobre a banana-nanica e sua capacidade de dar gosto na cozinha. Porém, quando comparada à banana-prata, ela não ganha. Ela é a campeã nas cozinhas brasileiras.

Sua poupa é mais consistente e não é muito doce. Com isso, ela consegue dar sabor sem prejudicar nenhum outro ingrediente da receita. Por este motivo, a prata é a banana mais procurada para receitas, compotas e doces em geral. Sua receita mais conhecida é a banana Split.

Dentro do Brasil, ela é a que mais dura fora dos cachos: Ela não apodrece por até uma semana, caso esteja em condições ideais no ambiente.

Banana-Ouro

Com outros nomes dentro do território nacional, como banana-imperador e banana-dedo-de-moça, a banana-ouro é uma das menores existentes. Seu tamanho dificilmente ultrapassa os 7 centímetros.

Sua casca é bem mais fina do que qualquer outra, sua cor é bem forte — por isso recebeu o nome “ouro” — e seu aroma é bem diferente das outras. Uma das recomendações é que, quando quiser empanar bananas, que a utilize.

Agora que já conhece Alguns Tipos, que Tal Colocá-las em Sua Dieta Diária?

Se eu fosse você, não perderia tempo! Afinal, quem não gosta dessa fruta? É bem difícil encontrar alguém. Seu sabor é inconfundível, além de ser muito nutritiva.

Todas as espécies citadas aqui são ótimas para o consumo humano. Independente do modo que você irá comê-la — seja in natura ou adicionando-a em alguma receita — seus nutrientes irão ser absorvidos rapidamente pelo corpo.

Elas são uma das maiores fontes de potássio encontradas na natureza. Possuem uma baixa quantidade de gordura e seus açúcares transformam o corpo em uma grande máquina de energia.

E, como se já não bastasse, ela é rica em muitas vitaminas como B1, B2 e B6. Juntamente com elas, podemos citar vários minerais presentes como o magnésio, potássio, cobre, manganês, ferro, cálcio e ácido fólico.

E, para terminar, elas possuem uma quantidade muito alta de antioxidantes! Caso queira ver o seu corpo turbinado e sem nenhuma toxina, comece a inseri-las em sua dieta agora mesmo!

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *