Home / Plantas / Como Colher Brócolis Ramoso?

Como Colher Brócolis Ramoso?

Você quer deixar as cabeças crescerem o máximo possível, mas colher enquanto as cabeças ainda estiverem firmes, antes que as florzinhas inchem.

Quando é a Hora?

Para produzir grandes cabeças de brócolis, espere até que a cabeça central deixe de aumentar de diâmetro. As cabeças (na verdade, um conjunto de botões florais) devem ser apertadas, com um conjunto denso de pequenos botões verdes.

As flores não abrem de uma só vez, então o primeiro sinal de amarelo significa que a cabeça deve ser colhida imediatamente para evitar o amargor. Temperaturas quentes por mais de uma semana causarão um rápido florescimento, por isso observe as plantas cuidadosamente e prepare-se para a colheita imediatamente.

Ainda sobre colher na hora certa, colha de manhã antes que o solo se aqueça para o melhor sabor. Deixe cinco a oito centímetros da haste principal na planta. Corte com uma tesoura afiada ou uma faca para evitar danificar o caule. Os ramos laterais que crescem provavelmente formarão cabeças mais abertas ou se espalhando do que o tronco central, mas são tão saborosos.

Uma vez que as cabeças de brócolis são colhidas e qualquer tiro lateral que você queira é cortado, a planta é terminada para a estação. Puxá-lo e colocá-lo no composto para criar espaço e nutrientes para a colheita do próximo ano.

A Colheita Ideal

Brócolis Ramoso - Colheita
Brócolis Ramoso – Colheita

Para colher brócolis, use uma faca afiada para cortar a cabeça em um ângulo, acima de um redemoinho de folhas.

Brotos pequenos, como cabeças de brócolis em miniatura, brotam das junções das folhas e podem ser colhidos em cerca de 2 semanas.

As folhas superiores do brócolis também são tenras e deliciosas, mais macias e mais doces que a couve, se você cortar a nervura central.

As cabeças colhidas no momento certo, com flores mais apertadas, podem manter-se durante uma semana ou duas no verdureiro. Em clima quente, as florzinhas podem inchar e começar a abrir rapidamente.

Não é difícil cultivar o brócolis e compensa porque é muito nutritivo. A única pequena complicação está mesmo em saber o ponto certo de amadurecimento. A uma certa lentidão na formação de cabeças e isso pode mesmo levar algum tempo, sem falar daquelas cabeças que poderão brotar nas laterais do brócolis.

Na maioria das variedades de brócolis, várias brotações laterais também se formam. Essas cabeças menores continuam a amadurecer depois que a cabeça central é colhida, e são a melhor maneira de ter uma segunda, e às vezes uma terceira, safra de brócolis de uma única planta.

O importante é manter a mesma rotina de colheita sempre. Não espere o amarelamento para cortar a cabeça; corte enquanto ainda verde. Se chegar ao ponto do amarelamento, esta planta já estará indo para floramento e não formará mais cabeças laterais.

Para Produzir uma Boa Colheita

Quanto tempo você pode colher brócolis depende principalmente das condições climáticas. O brócolis é uma safra de estação fria que trava ou vai para a semente em climas quentes e secos. Nos climas mediterrâneos, cresce melhor desde o outono até o final da primavera. Durante o tempo frio, pode ser colhido repetidamente. Quando o tempo fica quente, os seus dias de colheita de brócolis provavelmente acabaram.

A época de colheita de brócolis também depende da variedade escolhida. Há variedades que crescem rápido, é tolerante ao calor e permitirá a colheita de brócolis por mais tempo, mesmo quando a temperatura sobe. Outras variedades herdam somente a tolerância ao frio, produzindo uma cabeça principal seguida por muitas brotações laterais. E há aquelas que parafusam em tempo quente, mas que podem ser uma escolha ideal para os meses de outono e inverno.

Para obter o máximo retorno do seu empreendimento de cultivo de brócolis, você deve oferecer o melhor cuidado possível. As sementes de brócolis podem ser plantadas diretamente no jardim e crescer melhor em solo fresco e levemente úmido. Problemas comuns, incluindo besouros da pulga, lagartas, pulgões e podridão radicular, devem ser controlados através da rotação de culturas e controle adequado de pragas, como o uso de capas de linha ou bacillus thuringiensis.

O brócolis precisa de umidade consistente do solo para produzir rendimentos de alta qualidade. Recortes de grama não tratados ou outras coberturas orgânicas podem conservar a umidade e manter o crescimento de ervas daninhas sob controle.

Lidando com o Brócolis Ramoso

A cabeça do brócolis é na verdade composta de muitos pequenos botões florais ou florzinhas. Se não for colhida, as cabeças de brócolis amadurecem em uma infinidade de pequenas flores amarelo-brilhantes que produzem sementes para outra geração. À medida que as cabeças amadurecem e os botões florais começam a inchar, as cabeças ficam cada vez mais amarelas até as flores irromperem. Cabeças amareladas de brócolis ficam amargas e perdem seu valor nutricional.

A cabeça amarelada no jardim é simplesmente o resultado de esperar muito antes da colheita. Pegue a cabeça principal ou a parte lateral quando ela cessa de se expandir, enquanto os botões florais estão cheios, mas ainda verdes. Trate o amarelamento por deficiência de nitrogênio com um fertilizante rico em nitrogênio, mas pobre em fósforo. Se você está cultivando brócolis orgânicos, fertilize as plantas com farinha de sangue.

Evite a deficiência de nitrogênio fertilizando no plantio, quando a cabeça principal surge e depois que as primeiras cabeças são colhidas, então as brotações laterais crescem. Não há cura para o amarelecimento de fusarium. Uma vez que este fungo se estabelece em um jardim, o único controle bem sucedido é plantar variedades de brócolis resistentes a esta doença.

Informações Adicionais

À primeira vista, o brócolis parece um vegetal ineficiente. Não produz continuamente novas frutas como muitas hortaliças. No entanto, o brócolis tem algumas qualidades redentoras. Embora você não possa colher brócolis por meses a fio, pode colhê-lo várias vezes durante a estação de crescimento. Não espere até que as cabeças de brócolis se tornem grandes, no entanto. Os rebentos jovens são os mais macios e doces.

Em geral, as plantas de brócolis podem ser colhidas duas ou três vezes ou por um período de até três meses. A planta produz primeiro uma grande cabeça central. Esta cabeça deve ser cortada em um pequeno ângulo com dez a treze centímetros do talo. Uma vez cortada, a planta produzirá cabeças laterais menores por várias semanas. O brócolis deve ser colhido quando as cabeças são pequenas, firmes e firmes. Se os botões de flores aparecerem, deve ser cortado imediatamente. Quando as flores amarelas se abrem, o brócolis fica amargo.

Veja também

Cravo do Maranhão

Plantas em Extinção na Caatinga

Este grande cerrado no nordeste do Brasil fornece habitat para uma variedade de espécies de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *