Home / Plantas / Comer Brócolis Cru Faz Mal?

Comer Brócolis Cru Faz Mal?

De cor verde e aparência que lembra a estrutura de uma árvore em miniatura, o brócolis é um tipo de vegetal muito rico em nutrientes que são extremamente importantes para a manutenção da nossa saúde. Por ser um alimento de baixa caloria, muitas pessoas vem incluindo o brócolis em sua rotina diária de alimentação.

Este vegetal teve sua origem na Europa e é considerado um dos alimentos com maior teor de cálcio, chegando a apresentar uma quantidade de cálcio que é maior até do que a presente no leite. Além disto, é um excelente alimento para ajudar na prevenção de doenças graves como o câncer e doenças cardiovasculares, e ainda podem ajudar na desintoxicação do organismo, saúde do olhos e atua na melhora da aparência da pele.

Além de apresentar inúmeros benefícios, o brócolis é um tipo de vegetal muito saboroso e que pode ser utilizado nas mais variadas receitas como em tortas, saladas, salgados e sucos. Caso se opte por consumi-lo de forma a não utiliza-lo como ingrediente ou recheio de alguma receita, o seu modo de preparo também pode ser variado, fazendo-o gratinado, a vapor, refogado ou até mesmo cru.

Embora em alguns casos como em saladas, por exemplo, possa se sugerir o consumo do brócolis cru, muitas pessoas possuem um certo receio quanto a isto. A partir disto, a pergunta que fica é: Comer brócolis cru faz mal?

Comer Brócolis Cru Faz Mal Para A Saúde?

Embora existam várias formas e maneira de preparar o brócolis para consumo, se o seu objetivo for poder desfrutar totalmente dos benefícios que ele pode te oferecer, não submetê-lo ao calor poderia ser uma ótima opção se não houvessem algumas observações importantes a serem feitas.

Quando você come o brócolis cru, automaticamente você está consumindo todas as vitaminas e minerais que este poderoso alimento possui, inclusive se aproveitando de todas as propriedades do mesmo que podem ser úteis para evitar algumas doenças que podem acometer o nosso organismo.

Porém, como nem tudo são flores, o brócolis quando não é cozido pode trazer algumas consequências. Sendo assim, em algumas situações podemos dizer que comer brócolis cru faz mal, pois pode causar irritações no trato gastro intestinal ocasionando gases e ainda agravar o caso de pessoas com problemas renais.

Por Que Comer Brócolis Cru Pode Afetar Os Rins?

Mesmo sendo um alimento que apresenta diversas vantagens em seu consumo, comer brócolis cru pode fazer mal para pessoas que possuem problemas de rim.

Isso acontece por que este é um alimento possui em uma substância chamada oxalato, que é um componente comum em algumas verduras e é responsável por atuar na formação de cálculos renais quando a pessoa já possui algum problema ou predisposição a desenvolver problemas renais ou então não bebe a quantidade de água necessária para o funcionamento correto dos rins.

Mulher com Dores nos Rins
Mulher com Dores nos Rins

Quando o oxalato não consegue se dissolver na urina, devido um baixo volume da mesma, ele pode se cristalizar e a partir daí ocorrer a formação das famosas pedras de rim. Com isto, o acúmulo de vários cálculos renais ou a formação de um cálculo relativamente grande podem trazer grande desconforto para o indivíduo em questão.

Por estes motivos, caso você tenha algum tipo de disfunção renal é melhor que evite o consumo de brócolis, ou qualquer outra verdura de folha escura em demasia, pois isto poderá lhe acarretar alguns problemas futuros.

Qual A Melhor Forma De Realizar O Preparo Do Brócolis?

Já que agora você já sabe que comer brócolis cru faz mal, principalmente para algumas pessoas, pode surgir uma outra dúvida: Qual a melhor forma de preparar o brócolis, sem que este perca a maior parte de seus nutrientes e benefícios?

Bom, a melhor forma de preparar o brócolis é cozinhando ele a vapor por aproximadamente 15 minutos. Quando é feito desta forma, o brócolis consegue manter em boas concentrações a maioria de seus componentes benéficos para a saúde, como as substâncias que ajudam a prevenir o aparecimento do câncer, por exemplo.

Quando o brócolis é fervido em água quente ou passa um tempo prolongado exposto ao vapor ele passa a perder progressivamente as substâncias que justificam os benefícios de sua ingestão, mesmo assim ele continua muito saboroso.

Quais As Partes Do Brócolis Que Devem Ser Ingeridos?

O brócolis cru faz mal em alguns casos, e isto se estende a todas as suas partes, mas se por um acaso você deseje realmente consumir o brócolis com o intuito de se beneficiar de suas propriedades e não apenas devido ao seu baixo teor de calorias, o ideal é que você consuma todas as suas partes, e não apenas as suas flores.

O talo e as folhas do brócolis são partes do mesmo, que normalmente costumam ser rejeitadas e acabam indo parar no lixo. Porém, o que muita gente não sabe é que estão descartando, na verdade, as partes onde todos os nutrientes deste saboroso vegetal estão presentes em uma maior concentração.

Entretanto, você pode não sabe muito bem como realizar o preparo para aproveitar essas partes tão importantes do brócolis. Sendo assim, daremos aqui algumas dicas sobre o preparo destes. O talo do brócolis por si só também é muito saboroso, e por ser a parte mais firme do brócolis deve ter um tempo a mais de cozimento em relação as flores.

Já as folhas do brócolis é a região onde se concentra o maior nível de substâncias que atuam na prevenção de câncer. Essa substância é chamada de betacaroteno. Mesmo sendo uma folha, a melhor forma de preparo para a mesmo é fazendo-a também cozida a vapor.

Dona de Casa Lavando Brócolis na Torneira da Pia
Dona de Casa Lavando Brócolis na Torneira da Pia

Com isto, além de aproveitar este maravilhoso vegetal de maneia geral em sua alimentação, sem desperdiçar nenhuma parte, você poderá ainda incrementar o seu prato, acarretando assim muita saúde e qualidade de vida para você e sua família. Vale reforçar mais uma vez que, mesmo no caso de pessoas que possuem certa restrição ao consumo de brócolis, como é o caso de portadores de disfunções renais, o brócolis não deve ser totalmente banido de sua alimentação, mas sim ser consumido em menores quantidades.

Veja também

Gênero Bellis

Mini Margaridas Coloridas

“Ele me ama, ele não me ama.” A margarida clássica é na verdade mais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *