Home / Plantas / Colheita da Couve Flor

Colheita da Couve Flor

Plantadas em vasos, além de bonitas, são tenras e deliciosas. Essas flores são muito apreciadas na culinária mundial. Mas, afinal, essa planta é uma verdura ou uma flor?

A Couve Flor Pelo Mundo

A Couve Flor é uma verdura que produz um conjunto de flores tão bonitos quantos apetitosas nas cores verde, laranja, roxa ou branca. São dezenas os países do mundo que tem voltado sua atenção para a lavoura de hortaliças como a couve flor, ainda mais  com a crescente ameaça a segurança alimentar em todo o mundo. Além disso, tem se notado um crescimento constante de pessoas em busca de novos hábitos alimentares em todo mundo, o que inclui o aumento no consumo de vegetais.

Couve Flor Plantada em Vaso
Couve Flor Plantada em Vaso

Destaca-se como produtores mais notáveis no cenário mundial de couve flor a China e a Índia. A China responde por mais da metade da produção mundial dessa hortaliça e investindo ainda mais ano a ano. Nos últimos anos, a lavoura de couve-flor na China tem crescido constantemente, com uma estimativa em cerca de 20% anuais. Isso significa algo em torno de dez milhões de toneladas/ano. A Índia segue a China em segundo lugar, embora em uma considerável distância. Cerca de 6 milhões de hectares de terras cultiváveis na Índia são reservados para a produção dessas hortaliças.

Se China e Índia se fundissem, juntas seriam responsáveis por mais de 75% do total mundial. É fácil, no entanto, explicar porque tanta lavoura; ambos os países têm a mais alta taxa populacional do planeta. Daí a necessidade de produzir tanto de uma verdura tão nutritiva, com uma regularidade e constância vitais.

Na Europa, os principais países agricultores da couve flor são, Itália, França, Espanha e Polônia. Muito dessa produção são mais resultado de agricultura familiar, até pelo fato de existirem poucas terras agrícolas disponíveis nesses países. Na América do Norte, a liderança de produção fica com Estados Unidos e México, produzindo anualmente em torno de 300.ooo e 500.000 toneladas respectivamente. O estranho dessa estatística é o fato do Canadá não figurar entre os principais, visto que é considerado um dos maiores consumidores de produtos vegetais do continente. Entre África e Ásia, o destaque nesse segmento de produção fica com,Turquia, Argélia, Paquistão e Egito, com cultivo superior a 100 mil toneladas ano. Outros países menos expressivos mas com produção entre 50.000 a até 200.000 toneladas/ano são Japão, Bangladesh, Reino Unido, Indonésia, Argélia, Alemanha, Vietnam, Taiwan, Bélgica, Grécia, Guatemala, Jordânia, Equador e Austrália.

O Cultivo da Couve Flor no Brasil

A cultura da couve flor no Brasil iniciou-se através de imigrantes italianos. A produção maior concentra-se nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais. Isto se dá até pelo fato de a couve flor ser uma verdura que se desenvolve melhor em condições climáticas amenas, com temperaturas inferiores a 30ºC. Porém, por existirem aperfeiçoamentos através de programas genéticos, híbridos dessa espécie tem sido possível colher em outras regiões do território nacional. Em São Paulo, a cultura de cultivo é maior em Sorocaba, Itatiba e Ibiúna. No Rio de janeiro fica em Teresópolis. No Paraná em São José dos Pinhais e Colombo. Em Minas Gerais nas cidades de Barbacena e Carandaí. No Rio Grande do Sul em Caxias do Sul. Mas tem sido possível também em Venda Nova dos Imigrantes, no Espírito Santo e em Jaguaquara, na Bahia.

A Culinária da Couve Flor

Opção é que não falta! A couve flor tem se revelado ao mundo muito mais do que um mero acompanhamento nas refeições. Se pesquisar, encontrará obviamente dezenas de ideias criativas e simplesmente deliciosas do que fazer com essa verdura. Na China há uma receita milenar conhecida como couve flor chinesa. Crocante e saborosa, é rápida e muito fácil de fazer. Na Índia, um dos pratos mais conhecidos com couve flor é o famoso aloo gob, receita também muito simples e prática com batatas e couve flor que ganhou o mundo. Na Itália, podemos destacar o penne com couve flor, outra receita simples e de poucos ingredientes. Na França, há o famoso crème de barry, saborosa sopa com couve flor inventada no século 18. Na Turquia existe um famoso prato geralmente servido como entrada para o prato principal chamado karnibahar tava; são fritos de couve flor muito especial.

O Egito tornou famoso o makluba, uma receita originada na Palestina na verdade; couve flor gratinada com molho branco que tornou-se muito desejável internacionalmente. A Grécia já usa a couve flor desde tempos antigos e seu uso na culinária é comum; dentre os vários pratos pode-se mencionar o Kounoupidi Kapama, um guisado de couve flor sensacional e o ragu de couve flor, um cozido simples de couve flor e cebola com um toque grego especial.

Os Cuidados Com a Colheita

Repetindo pra frisar: couve flor é mais difícil de cultivar do que seus parentes. Não suporta calor demais e nem frio demais. Qualquer descontrole em sua semeadura e manutenção e ela não se desenvolverá, produzindo cabeças acéfalas e de baixo ou nenhum valor nutritivo. Se você já leu nossos posts falando sobre como cultivar as sementes e brotos da couve flor, então já sabe que o solo onde será plantada tem de ser muito rico em material orgânico, que o ph do solo precisa ter sido testado e controlado, da seleção adequada de climatização para seu desenvolvimento, o cuidado rígido com as pragas, etc. Se tudo estiver certo, desde sua escolha sábia da espécie da planta e do momento certo de cultivá-la, até toda a etapa de cuidados cumpridos com eficiência, você deverá estar colhendo sua couve flor depois de 60 a 90 dias.

Quando começar a aparecer a cabeça da couve, a chamada coalhada, chegando a um tamanho entre 5 e 7 centímetros de diâmetro, lembre-se que é necessário protegê-las do Sol. Isso costuma ser feito usando as folhas da própria planta, puxando-as e envolvendo a cabeça com ela, amarrando as folhas com um nó frouxo. Algumas pessoas também fazem isso usando meia calça. Nesse estágio em que se desenvolve a inflorescência, ela já deverá ficar pronta pra colheita dentro de mais uma ou duas semanas. Já é bom estar atento com mais frequência pra evitar que amadureça demais e comece a granular. Entre 15 e 30 centímetros de diâmetro de cabeça já é bom colher, é quando está na hora de cortar.

Agricultor Colhendo Couve Flor
Agricultor Colhendo Couve Flor

A flor deve estar dura, compacta e branca. Corte bem no caule principal, deixando algumas folhas externas para preservar a qualidade até o momento de cozinhar. Procure ser cuidadoso pois suas flores são sensíveis e podem danificar facilmente. Faça uma mistura com 02 colheres de sopa de sal em 20 litros de água e mergulhe dentro a cabeça colhida. Isso ajuda a expelir possíveis larvas de borboleta que possam estar escondidos dentro da cabeça. Esse simples processo não só afugenta essas pragas como as mata também. Pronto, agora é só armazenar adequadamente até o momento de desfrutar dessa gostosura!

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *