Home / Plantas / Chá de Alface Para Ansiedade

Chá de Alface Para Ansiedade

O termo “alface” vem do latim lactuca, que é derivado de “lactus” que significa “leite” porque é uma substância láctea, um látex, flui de hastes entalhadas uma vez cortadas alface. Isso significa alguma coisa?

Benefícios da Alface

A colheita de alface remonta a mais de 4.500 anos. Foi usada para curar infertilidade, estresse e ansiedade. Parece que foi apreciado na época apenas pelo óleo contido em suas sementes. Mais tarde, no século 6, os persas consumiram pelas suas folhas. Após um período de esquecimento, não foi até o século 17 para redescobri-la especialmente cozida em molho. Seu consumo bruto se espalhou no século 18 com a invenção do vinagrete.

A alface contém lactucarium, uma molécula que lhe confere propriedades calmantes e o torna um remédio muito eficaz em casos de insônia, mas também espasmos viscerais ou genitais, incontinência de urina, dor nevrálgica, palpitações cardíacas. tosse nervosa e excitação.

Não pense necessariamente que a alface só tenha propriedades relaxantes. Acalmando o sistema nervoso, melhora a qualidade do sono. Uma das propriedades mais interessantes da alface (o que chamamos de salada verde) e provavelmente uma das menos conhecidas, é a de agir como um auxílio natural para dormir.

Preparação do Chá de Ervas

Despeje 200 ml de água em uma panela e leve para ferver. Mergulhe 2 lindas folhas de alface enxaguadas com água e limão ou água e vinagre, contra pesticidas. Quando a ebulição começar novamente, as folhas amolecem e escurecem um pouco: corte o fogo, cubra e deixe em infusão dez minutos.

Após este tempo, a salada estará “cozida”, o líquido tomou uma tonalidade verde-amarelo bastante normal. Resta remover as folhas para beber o chá de ervas tranquilamente. O sabor é quase inexistente, sem amargura, um leve sabor de grama verde.

Os Benefícios do Chá Verde

Ideal para perder peso: a alface contém poucos carboidratos e apenas vestígios de gordura. É, portanto, ideal para pessoas que monitoram seu peso. Beba depois das refeições.

Acalma as crises do fígado: a alface possui propriedades especiais, que reduzem a sensação de náusea e fornecem energia a órgãos como o fígado. Beba 1 xícara no final de cada refeição pelo número de dias que levar para se sentir melhor.

Chá de alface para ansiedade: a alface, além de ser um alimento muito saudável, ajuda a combater o nervosismo, pois é um tranqüilizante natural. É também um remédio muito eficaz contra a insônia, freqüentemente relacionado ao estresse. Você pode tomar duas xícaras de chá de ervas por dia.

Combate a anemia: a alface contém ferro e clorofila, substâncias úteis para a síntese da hemoglobina, a proteína encontrada nos glóbulos vermelhos. Você pode tomar 2 xícaras por dia.

Combate a psoríase: o chá de alface pode ser usado como uma compressa no rosto e em outras partes do corpo. Pode ajudar a curar a acne e a psoríase limpando a pele. Para ser eficaz, as compressas devem estar à temperatura ambiente e mantidas por 10 minutos.

Combate a rosácea: o chá de alface pode aliviar o desconforto associado à rosácea, como vermelhidão das bochechas e formigamento. Pode ser usado em loção ou nebulização. Aplique as folhas de alface como um cataplasma no rosto.

E Que Tal o Suco?

Embora o látex seja encontrado com mais riqueza em variedades silvestres de alface, as verduras comerciais também o contêm. Mas os benefícios para a saúde das folhas também são muito importantes, especialmente devido ao seu alto teor de antioxidantes. A alface é excelente no suco de vegetais, porque, como o pepino, pode obter muito suco por muito poucas calorias.

E o potencial benéfico de um suco não difere em nada do chá (talvez até potencialize um pouco mais). Creio que vale ressaltar mais uma vez o valor nutricional da alface pra reforçar esses benefícios em sua mente. Vamos lá:

– A alface contém ferro e clorofila, substâncias úteis para a síntese da hemoglobina, a proteína encontrada nos glóbulos vermelhos. O que é ótimo para o combate a anemia, lembra?
– A alface é rica em antioxidantes, especialmente beta-caroteno, vitaminas C e E. Essas substâncias ajudam a limpar o corpo de toxinas, protegem contra os danos causados ​​pelos radicais livres, previnem o envelhecimento prematuro, bem como para reduzir o risco de desenvolver câncer ou doenças crônicas.

– A vitamina K na alface está envolvida na síntese de osteocalcina, um hormônio protéico que ajuda a fortalecer o tecido ósseo. Esta ação protetora dos ossos é particularmente útil para prevenir fraturas relacionadas à osteoporose em mulheres na pós-menopausa e, geralmente, em idosos. A alface também é uma boa fonte de cálcio e fósforo, minerais que desempenham um papel fundamental na construção e ossos saudáveis.
– Graças ao seu alto teor de fibras, a alface e seu suco podem ajudar a estimular a digestão e a motilidade intestinal, aliviar a constipação e limpar o cólon.
– O suco de alface contém agentes antitússicos que podem ajudar a aliviar uma tosse irritante, assim como os sintomas de asma e bronquite.
– O suco de alface é uma excelente fonte de hidratação, atuando até o nível celular. A alface refresca, sacia, ajuda a reidratar as células e elimina toxinas e gordura ruim das células ingurgitadas.
– A alface tem um efeito purificador devido ao seu conteúdo antioxidante, elas ajudam a neutralizar as substâncias nocivas acumuladas no corpo, o potássio qual mineral que estimula a diurese, e assim promove a eliminação de toxinas, e fibras que ajudam a limpar o cólon.

E visto que a alface crua é mais refrescante e traz mais benefícios do que após o cozimento, aconselhamos a usar um extrator para obter suco de alface, a fim de aproveitar ao máximo a sua riqueza em vitaminas e minerais. Suco de alface vai bem adicionado aos sucos de cenoura, tomate, aipo, erva-doce e alcachofra.

Devido ao seu alto teor de água, a alface é um ingrediente ideal se você quiser preparar um suco delicioso, refrescante e saudável. Independente de qual variedade de folhas de alface você escolha, potencialize sua saúde preparando o chá simples ou incrementando sucos deliciosos que tornarão seu dia a dia melhor, aumentando ainda mais seu bem estar!

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *