Home / Plantas / Chá de Alface Abaixa a Pressão Alta?

Chá de Alface Abaixa a Pressão Alta?

De forma geral, as pessoas sempre tiveram uma tendência de gostar muito de chá. Antigamente o chá era mais usado como cura de certas doenças, hoje já se encontra uma maior utilização pelo seu gosto. Entretanto, ainda é bem comum que principalmente as pessoas mais velhas utilizem muito o chá como forma de remédio.

Afinal das contas, os chás de maioria são completamente naturais e o risco de causarem algum problema é difícil, sabendo de suas propriedades claro. Ervas, vegetais, frutas, tudo pode se tornar um chá delicioso e com potencial de melhorar seu corpo seja de forma física ou psicológica.

Um dos alimentos que estão sendo utilizados para chá é o alface. A popularidade do chá de alface só vem aumentando entre as pessoas. Isso se dá principalmente ao fato da internet nos proporcionar tamanha informação sobre alimentos e o poder que eles tem sobre o nosso corpo. Já sabemos que o alface é rico em nutrientes, e o usamos quase sempre nas saladas, mas você já conhece como esse alimento em forma de chá funciona no seu organismo?

Como Fazer o Chá de Alface

Para fazer esse chá não existe muitos segredos. É rápido, prático e não vai te custar nada além de umas folhinhas de alface. Então pega seu caderninho para anotar os ingredientes:

  • 5 folhas de alface (pode ser a romana, lisa ou americana, fica em sua preferência. É interessante também que você busque sempre um alface que esteja livre de agrotóxicos, pois eles são prejudiciais para a sua saúde)
  • 1 litro de água

E é isso. Simples, barato e muito fácil! Agora, vamos para a preparação, anota tudo aí:

  • Coloque a água para ferver.
  • Enquanto isso, corte em pedaços menores as folhas de alface, de um tamanho que elas caibam dentro de sua xícara.
  • Após a água começar a ferver, coloque as folhas dentro da xícara e deixe em infusão de 5 a 10 minutos.
  • Depois, coe o chá e está pronto para servir.
Preparando o Chá de Alface
Preparando o Chá de Alface

Muito simples, certo? Agora precisamos entender para que exatamente serve esse chá e quem pode ou não toma-lo.

Benefícios e Para que Serve o Chá

Quando alguém falar de se alimentar de alface, um dos primeiros pensamentos que vem na cabeça é que ele ajuda no emagrecimento. Bem, isso é verdade. O alface possui um baixo índice calórico, o que ajuda em uma dieta para quem está em busca de uma diminuição no peso. Mas existe coisas que vão bem além disso.

O alface é rico em minerais e vitaminas, sendo uma delas a vitamina C que ajuda na produção de colágeno e aumenta a defesa do corpo. Ele também trabalha muito no sistema digestivo de duas formas. A primeira é que ele reduz a acidez estomacal, logo ajuda a diminuir problemas estomacais, até em casos de gastrite. A segunda forma que o alface trabalho sobre o sistema digestivo é através da desintoxicação do organismo de forma geral.

Esses são alguns dos prós que comer o alface traz. Mas quando o transformamos em chá, podemos aumentar e potencializar esses benefícios. O chá ajuda pessoas com insônia, melhorando a noite de sono de qualquer um, pois trabalha sobre o sistema nervoso.

Chá de Alface Abaixa a Pressão Alta?

Mas afinal das contas, o chá de alface faz tudo isso, mas ele consegue abaixar a pressão alta? A resposta é sim. Vale ressaltar, que não existem muitas pesquisas relacionadas a esse chá, mas para muita gente deu e dá certo.

Por ser diurético, ou seja, trabalha sobre o rim, ele consegue fazer com que a água acumulada (urina) se libere. Esse é o oposto do que o que faz a pressão aumentar, que basicamente é quando consumimos muito sódio, e para equilibrar, a água entra dentro dos nossos vasos sanguíneos, aumento a pressão arterial.

O chá de alface é uma forma simples, barata e natural de ajudar no controle da pressão, claro que, nunca substituindo um remédio prescrito pelo médico.

Quem não Pode/Deve Tomar esse Chá?

Como já é dito há muitos e muitos anos, tudo em exagero é veneno. Por isso, não ache que tomando o chá 5 vezes ao dia irá somente trazer benefícios para você, pois é muito provável que faça o contrário. Saber a quantidade máxima que o seu corpo deve receber de tal chá é essencial para somente ter benefícios quanto a ele.

Um dos malefícios desse chá é a questão da sedação que ele pode gerar. Como falamos, ingerir algo em exagero é um perigo. Ele pode fazer o oposto do que deveria fazer, intoxicando seu organismo e causando náuseas. Especialmente quando utilizado o chá de alface selvagem, pois ele pode alterar de forma rápida e temporária o equilíbrio mental. Isso pode gerar reações até mesmo hipnóticas e sedação. Há histórias de que o alface selvagem era utilizado com essa finalidade por médicos há muito tempo.

Então se decidir fazer o chá, tente utilizar qualquer outra alface, sem ser o selvagem. Além desse risco, ainda há também uma questão de contaminação. Como bem sabemos, o uso de agrotóxicos é muito grande no nosso país, e algo que foge do controle do consumidor. Além disso, não existe muito controle sanitário, então você pode acabar se contagiando com alguma doença.

O chá de alface é muito bom em vários sentidos, mas devemos ficar atentos com sua precedência e garantir que não estamos exagerando. Em casos de gravidez, ou outras questões mais delicadas de saúde, é recomendável um acompanhamento médico. Para garantir que você tire o melhor do que esse chá pode te oferecer.

Veja também

Gênero Bellis

Mini Margaridas Coloridas

“Ele me ama, ele não me ama.” A margarida clássica é na verdade mais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *