Home / Plantas / Características da Musa Acuminata

Características da Musa Acuminata

Quando falamos de banana, pensamos em uma fruta que a maioria das pessoas gostam e que é muito nutritiva. Ela é cultivada em quase todos os países do mundo, tudo pela sua grande capacidade de adaptação nos mais diversos climas existentes por aí. Isso a faz ser uma das frutas mais consumidas de todas.

Existem diversos tipos de bananas por aí, algumas mais conhecidas como outras, por exemplo a nanica ou a banana prata. De qualquer forma, todas possuem características muito parecidas em seu exterior, mas quando tratamos de seus nutrientes, tudo pode mudar. Escolher a banana que mais nos adéqua e também do nosso gosto é primordial.

Uma das espécies de bananas é a musa acuminata. Poucas pessoas já ouviram falar dessa espécie, mesmo sendo uma das mais importantes e maiores da família. Por isso, hoje no post trouxemos algumas curiosidades e características sobre a bananeira da espécie musa acuminata para vocês.

A Bananeira

A planta de bananeira cresce a partir do subterrâneo e produz o pseudofruto que popularmente chamamos de fruto, que é a banana. Suas raízes são bem ricas em nutrientes dos mais variados tipos, por isso hoje, está se tornando comum o consumo do “coração de bananeira”. Dependendo do tipo de banana que ali irá crescer, ela pode gerar mais de 200 bananas por cacho, sendo um valor bem alto, fazendo com que o preço que chega para nós consumidores não seja um exagero, e ajude a termos ela com tanta frequência dentro de casa.

A banana é rica em potássio, ferro, e diversos outros componentes. Logo, são muitas as vantagens de se consumir essa fruta que a bananeira nos dá. Ela ajuda no emagrecimento, dá energia, melhora a saúde de sua visão e regula e vários outros. E o melhor de tudo, é que existem muitas formas de consumir esse alimento.

Você pode escolher come-la crua, eliminando a casca depois. Ou fazer um bolo utilizando a carne e a casca, fritar a casca, amassa-la e comer com aveia e mel, ou somente canela. Todas essas opções deixam ainda mais fácil a digestão desse alimento. A grande diferença entre uma banana e outra é a quantidade de glicose ou amido que uma possui em relação a outra.

Musa Acuminata e suas Características

A musa acuminata é uma das duas principais espécies de bananas existentes no mundo. Essas duas são consideradas as que deram origem a todos os outros tipos de bananeiras que temos atualmente. E apesar de não sermos tão familiarizados com a acuminata, é um fato que ela foi e é muito importante.

Essa espécie teve origem no sudeste Asiático, e ela não pode ser chamada de árvore. Mas como assim? A bananeira da musa acuminata é um arbusto perene, ou seja, que possui um ciclo de vida longo. Logo, suas folhas não caem dependendo da estação como muitas costumam fazer. Elas podem se reproduzir de forma sexualmente pelas sementes, ou assexualmente através de pedaços de sua planta. E ela é uma planta hermafrodita, ou seja, possui os órgãos tanto femininos quanto masculinos.

Ela pode chegar a ter até 3 metros de altura, sendo considerada bem alta. Como podemos ver pelas fotos, a musa acuminata possuem uma coloração avermelhada. Isso não é por acaso. Quer dizer que ela é rica em antocianina, que pode ser muito bem utilizada como benefício para nosso corpo humano. Os frutos (as bananas) também saem em uma coloração puxada pro verde-avermelhado e as “flores” que na verdade são brácteas saem em uma coloração rosa por dentro e roxo por fora.

Um fato interessante sobre a musa acuminata, é que ela é uma espécie pioneira. Uma espécie pioneira é aquela que começa a colonização de um biótopo sendo o primeiro na sucessão ecológico. Para uma espécie ser pioneira, ou oportunista como também é chamada, é preciso que ela seja um ser fotossintético. Ela facilmente consegue se espalhar em áreas que foram destruídas ou que ainda não possuem nenhuma vegetação.

Como Plantar Bananeira Musa Acuminata

Plantar a bananeira musa acuminata não é muito difícil e nem requer muito investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro. Mas antes de tudo, é preciso ter certeza que é possível planta-la, certificando-se em alguns pontos. O primeiro é a questão do espaço. Como já dissemos, ela pode passar dos três metros de altura, então precisa de um espaço aberto bem amplo. O segundo é quanto o clima da região em que você vive. Ela não suporta temperaturas abaixo de 10 graus Celsius.

Primeiro encontre um espaço que receba sol, porém não de forma direta durante o dia, prefira lugares com sombras. O solo deve ser bem fértil e possuir um solo de ph entre 6 e 7.5, tentando não ficar nem muito ácido, nem muito básico. Quando a banana estiver começando a nascer, é importante que a temperatura não seja abaixo de 18 graus Celsius.

De vez em quando regue a planta, mas não exagere na dosagem. Uma questão importante é que, é mais difícil a planta se adaptar logo de primeira nos quintais. A maioria precisa se desenvolver dentro de uma estufa, e ser mantida por pelo menos 3 anos lá. Mas algumas vezes ela direto no exterior deu certo, então se você tem tempo e paciência para cuidar dessa planta, vale a pena tentar.

Já deu para perceber a importância da musa acuminata, especialmente pelo fato de ter originado mais da metade das bananas que temos noção hoje e que consumimos em todas as partes do mundo. Esperamos que o post tenha explicado bastante sobre essa planta que está na mira dos biólogos.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *