Home / Plantas / Brócolis Brasileiro Existe?

Brócolis Brasileiro Existe?

O Consumo de Brócolis no Brasil

Os brasileiros estão muito familiarizados com o brócolis, alimento rico em nutrientes, que cada vez mais está entrando na dieta dos brasileiros, porém o numero ainda é baixo, apesar do crescente consumo e produção.

A origem do brócolis é europeia, mais especificadamente do mediterrâneo, onde foi trazido para o Brasil a partir dos imigrantes italiano. Estes que por sua vez possuem o costume de comer muito brócolis.

Os italianos são os que mais consomem o alimento no mundo, cada pessoa come em média 7 quilos de brócolis por ano, seguido dos ingleses com 5 quilos ao ano, os brasileiros consomem em media apenas 1 quilo por ano.

A produção de brócolis no Brasil vem crescendo a cada ano, o Brasil tornou-se um grande produtor do vegetal, exportando cerca de 290.000 toneladas por ano em média, os estados que mais produzem brócolis no país são os que possuem temperaturas mais amenas e sazonais, pois o vegetal prefere o clima frio e não ficar tão exposto ao sol, uma temperatura na media dos 23 graus. Os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas gerais e Rio Grande do Sul entram nesta lista.

O Brasil é o maior produtor do vegetal na América do Sul, produzindo cerca de 48% do total que é produzido no continente, seguido por Equador, que produz em média de 23%, Peru, com 9% e Argentina e Chile com 7%. Sendo que o continente produz cerca de 10% da produção mundial. O consumo do vegetal no continente vem em crescente, mas mesmo o Brasil sendo o maior produtor, o brasileiro ainda o consome muito pouco, comparado a outros países.

Os Brócolis Comercializados no Brasil

Brócolis Comercializados no Brasil
Brócolis Comercializados no Brasil

Os brócolis mais comercializados no Brasil são os de cabeça e o de ramas, os próprios produtores colhem suas próprias sementes com facilidade.

O brócolis pode ser reproduzido com muita facilidade, desde com outros tipos de brócolis, como também com couves, couve-flor, repolho, criando outras variedades e mutações.

Possui muitas variações em relação ao tempo, que pode variar o período de semear até o de colher. Existe variação na coloração, no tamanho e nas folhas da planta. É possível observar na primeira cabeça que brota os botões e os pedúnculos.

Os Tipos de Brócolis no Brasil

Tipos de Brócolis
Tipos de Brócolis

O brócolis ramoso, o brocollini é o mais comum aqui no Brasil, é o cruzamento do brócolis chinês com o europeu. Os cultivadores colhem e vendem as ramas do vegetal, na maior parte das vezes em maços. Sendo as variedades mais comercializadas do brócolis ramoso no Brasil o Ramoso Santana de Inverno e Ramoso Piracicaba de Verão.

O brócolis americano foi introduzido posteriormente em nosso território, vindo a partir dos imigrantes italianos. Conhecido também como brócolis cabeça, onde o cultivador colhe apenas a cabeça do vegetal, é semelhante a uma mini árvore. A produção deste tipo do vegetal é mais voltada para o processamento, pois a maneira que esta variedade mais é comercializada é a partir de congelamento ou em bandejas.

Brócolis: Alimento Rico em Nutrientes

Os brócolis da espécie brócolis cabeça geralmente são consumidos cozidos. Cerca de 7 a 15 minutos de cozimento. A partir do cozimento o sabor e o aroma elevam-se, deixando o alimento ainda mais gostoso. Também podem ser consumidos crus geralmente colocados em saladas ou suflês.

Já o brocollini, ou o brócolis ramoso é consumido junto com suas folhas e seus talos, sendo assim, seu sabor assemelha-se ao grupo de vegetais verde-escuros, com um sabor forte e intenso, lembrando a couve comum, chicória e também mostarda, apesar de não terem gosto amargo. Podem também ser consumidos em saladas e suflês de modo cru.

Ambas as variedades são ricas em nutrientes, minerais e vitaminas. A diferença entre elas está no sabor e na aparência.

Brócolis Romanesco
Brócolis Romanesco

Contem as vitaminas A,B,C, potássio, cálcio fonte riquíssima de ferro, é um alimento fundamental para nosso consumo.

O Maior Consumidor de Brócolis do Mundo

Um pesquisador italiano, Ferdinando Casabranca, afirma que o alto índice de consumo dos italianos do vegetal deve-se ao fato de lá na região da Itália existirem muitas espécies de brócolis, tanto de selvagens quanto os que são cultivados, não é a toa que aquela região é conhecida como “o berço do brócolis”. Segundo pesquisas, cada cidadão italiano come em média 7 quilos de brócolis por ano.

O pesquisador afirma também que mais especificamente o brócolis surgiu em uma região onde hoje se encontra a Turquia, mas diz que foi nos Estados Unidos onde alimento se difundiu e caiu no gosto de todos os povos.

Os primeiros registros do cultivo do produto nos Estados Unidos foi em San Jose, na Califórnia e depois da expansão ferroviária e a facilidade de escoar o produto por todo o território, chegou a Boston, do outro lado do país, sendo consumido em todo território, e fundamental para grande parte da população no combate ao câncer, que após o consumo do alimento os índices de câncer diminuíram significativamente

Pesquisadores italianos, da Universidade de Catania, revelaram um dado importantíssimo a respeito do vegetal. Depois de inserido na dieta da população, reduziu 49% os casos do câncer de cólon e 46% o câncer de próstata.

Brócolis Brasileiro Existe?

Não existe uma espécie de brócolis brasileira, uma que seja originária do nosso território, como dissemos acima, ele vem do mediterrâneo, e introduzida na américa pelos imigrantes italianos. Existem diversas variedades que são produzidas aqui, mas uma que tem origem, que é do nosso território, não existe.

As variações entre diversas espécies do vegetal culminaram em algumas espécies mais produzidas no Brasil, como por exemplo, o Brócolis Jundiaí, produzido no estado de São Paulo.

O incentivo ao consumo do vegetal é de extrema importância tanto para o mercado brasileiro, que vem em uma crescente de produção de 4% por ano, quanto para nossa saúde. Contando com todos os nutrientes presentes no vegetal, as vitaminas necessárias ao nosso organismo, e também à prevenção e aos mais diversos riscos de câncer que o brócolis tem o poder de reduzir.

O Brasil adaptou-se muito ao consumo do vegetal, os brasileiros estão cada vez mais familiarizados, porém o índice de consumo aqui ainda é muito baixo, a média que cada pessoa consome é de 1 quilo por ano apenas.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *