Home / Plantas / Brócolis: Benefícios e Malefícios

Brócolis: Benefícios e Malefícios

Origem

O brócolis é um vegetal oriundo do continente europeu, mais precisamente na região Mediterrâneo e chegou à Europa por volta do Século XVI. Foi introduzido em território brasileiro através da vinda de imigrantes italianos. Os imigrantes fugitivos de guerras deixaram sua terra natal, mas não deixaram de lado seus costumes e seus alimentos preferidos.

Características

Pertence a mesma família que o repolho, que a couve flor, a couve comum, está família se chama Brassicaceae, conhecido também como Brassicáceas. Que são plantas herbáceas, ou seja, plantas que possuem o caule macio e maleável, muitas vezes sendo também comestível, não possuindo um caule lenhoso.

É um alimento riquíssimo em minerais. Nele estão presentes cálcio, potássio, ferro, zinco, além de algumas outras vitaminas, tipo A, B1, B2, B6, K. Possui um índice muito baixo de calorias, pois em 100 gramas da planta estão presentes apenas 36 calorias.

Brócolis no Brasil

Em território nacional, o brócolis teve uma impressionante adaptabilidade, chegou por meio dos imigrantes italianos, que trouxeram para a América e a cultura do cultivo difundiu-se por todo o território.

Plantação de Brócolis no Brasil
Plantação de Brócolis no Brasil

A planta gosta muito de temperaturas amenas e mais frias, temperaturas que variam de 23 a 27 graus são ideais para o cultivo do alimento, por causa disso teve sua origem na Europa, e um ótimo desenvolvimento do cultivo em alguns estados brasileiros, como: São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Parana e Rio Grande do Sul.

Tipos de Brócolis

Existem dois tipos de brócolis que são mais conhecidos, o brócolis ramoso e o brócolis cabeça.

Brócolis Cabeça
Brócolis Cabeça

Brócolis Cabeça: Este tipo de brócolis é o que possui apenas uma única cabeça. Possuem coloração verde clara no caule e na cabeça um tom mais escuro. Também é conhecido por brócolis ninja, brócolis japonês e brócolis americano.  Apesar de possuir nomes diferentes é a mesma espécie, e mesmo chamando-os de “japonês” ou “americano”, eles não são oriundos de nenhum destes países. Lembrando, eles tiveram sua origem na Europa, conhecemos assim por mera expressão popular. Muitas vezes são vendidos congelados nos mercados.

 

Brócolis Ramoso
Brócolis Ramoso

Brócolis Ramoso: Esta variedade apresenta um caule mais espesso, comprido e várias cabeças pequenas. Apresenta coloração verde escura desde o caule até as pequenas cabeças. Este tipo de brócolis é mais comum de encontrarmos em feiras e mercados aqui no Brasil, é uma variedade que é muito usado em yakissobas, caldos e sopas.

A Mistura do Brócolis
A Mistura do Brócolis

A partir destas duas variedades, cientistas foram fazendo mutações genéticas entre as espécies, misturando brócolis com couve flor, brócolis com couve, e brócolis com brócois, o que resultou em diversas outras espécies de brócolis, muito mais resistentes e com formas e gostos variados. Dentre estas espécies estão: o brócolis Chinês, o Rapini ou Raab, o brócolis roxo, o brócolis calabresa, o romanesco, etc.

As espécies diferenciam-se pela textura, aparência, sabor, aroma e coloração, porém, quando falamos dos nutrientes, dos benefícios e até dos malefícios, eles são praticamente todos iguais.

Você Sabe Quais são os Benefícios e Malefícios do Brócolis?

Malefícios

Apesar de o brócolis ser um excelente alimento, ter uma fama muito boa perante todos os especialistas e ter inúmeros benefícios, nada é perfeito.

Consumo Excessivo de Brócolis
Consumo Excessivo de Brócolis

O consumo de brócolis em excesso pode levar nosso organismo a ter uma hipervitaminose, que significa o excesso de vitaminas presentes no corpo. Além de estar presente na composição do brócolis o enxofre, então pode causar desconfortos intestinais caso ingerido de maneira exagerada. O ideal é que se consuma de 1 a 3 porções diárias.

Por isso o recomendado é que coma o alimento com moderação, pode comê-lo todos os dias, porém não exagere e misture-o com outros alimentos, buscando uma dieta equilibrada.

Benefícios

É um vegetal que possui muito mais benefícios do que malefícios, os casos de fazerem mal ao nosso organismo são quando ingeridos em excesso, apenas. Quando nos alimentamos da maneira correta, o maior beneficiado é o nosso próprio corpo.

O brócolis é um alimento poderosíssimo, cultivado desde o Império Romano e considerado pelo povo romano como um alimento valioso, rico e nutritivo. Vamos conhecer alguns benefícios deste vegetal.

Prevenção e Combate ao Câncer

É um ótimo combatente contra alguns tipos de câncer. Sendo fonte de luteína e sulforafano, além de possuir uma quantidade muito grande de antioxidantes, estes que tem o potencial de encontrar e neutralizar radicais livres causadores de danos às nossas células.

Estes radicais livres são moléculas instáveis que se formam a partir de processos metabólicos, que são capazes de levar ao câncer. Os vegetais crucíferos, como o brócolis, são fontes de prevenção e redução de danos contra alguns tipos de câncer, principalmente de mama, de próstata, cólon, de estomago, do pâncreas e da cervical. O sulforafano e o ácido fólico são os principais componentes nos alimentos crucíferos que reduzem tais danos.

Auxilia no Emagrecimento

O brócolis é um alimento com índice de calorias baixíssimo. A cada 100 gramas do alimento, estão presentes somente 36 calorias, e apenas nestas mesmas 100 gramas estão presentes a quantidade necessária de vitaminas C e K que nosso organismo precisa diariamente.

Além disso, é rico em fibras, o que contribui para a sensação de saciedade, de nos sentirmos satisfeitos. E também está presente o cálcio e o crômio, que são minerais que auxiliam na percam de peso.

Capaz de Desintoxicar Nosso Organismo

É um ótimo desintoxicante, pois nele estão presentes a vitamina C, o enxofre e aminoácidos. Estes que auxiliam na “limpeza” do sangue, eliminando algumas toxinas como o ácido úrico. Reduzindo então a chance de problemas relacionados a toxinas, como por exemplo, coceiras, gota, artrite, furúnculos e erupções cutâneas.

Evita Doenças Cardíacas

O potássio presente no brócolis é um ótimo vasodilatador, capaz de aumentar o fluxo sanguíneo, e melhorar a oxigenação dos órgãos. Além estarem presentes o betacaroteno, o ômega 3, e vitaminas, estas substancias que são excelentes defensores contra o colesterol, capaz de reduzi-lo e manter o funcionamento correto, com a pressão sanguínea regulada.

Deixa o Sistema Imunológico Mais Forte

A vitamina C, o Betacaroteno, o zinco, cobre e fósforo presentes no brócolis são minerais que auxiliam de maneira muito positiva o nosso sistema imunológico, protegendo de inúmeras infecções. Além de estar presente o Kaempferol, um fito nutriente que combate alergias e interfere no sistema imunológico, diminuindo o risco de qualquer inflamação crônica.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *